JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Presidência do legislativo
Passado o período eleitoral, nos bastidores seguem as articulações visando as eleições das presidências dos legislativos desse Brasilzão de meu Deus. Na nossa bela e endividada Itajaí não é diferente. Os vereadores peixeiros já começam a se coçar.
Mesa da piramidal
Há buchichos pra todos os lados, gostos e sabores. Ouve-se que o vereador licenciado e atual secretário de Assistência Social, o meio-careca Fabrício Marinho (PPS), teria se assanhado voltar à piramidal pra ser o candidato do governo.
Será
Os bocudos dizem que Fabrício Marinho teria assegurado o apoio do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) e do barbudinho Júnior, vereador Thiago Morastoni (MDB). Será que será?
Confiança
O problema é que esse filme já passou em dezembro de 2016, quando Fabrício jurava que seria o presidente, mas na hora H faltaram os preciosos votos. Na época falou-se em retaliação ao próprio Marinho, por ter roído a corda tempos atrás. E também pesou a confiança que o prefeito Volnei deposita em Paulinho Amândio (PDT).
Velha novidade
Para os entendidos de plantão, a chance de o governo lançar novamente Paulinho à presidência é enorme, dada a condução dos trabalhos em consonância com o que quer o prefeito. Mas é preciso combinar com os russos. Bocudos alardeiam que a base tá rachada e pode aparecer um nome de consenso, inclusive da oposição. Hummmm.
Tá liberado
O Tribunalão de Justiça negou recurso do Ministério Público que queria que fossem suspensas construções que afetassem o uso do subsolo na city peixeira. O MP desejava que o município aprofundasse estudos que sustentassem que as edificações não iriam poluir ainda mais o lençol freático.
Salgado
Com isso, continuam liberadas as construções, mesmo sem qualquer estudo. O problema é que a própria Fundação de Meio Ambiente (Famai), tinha alertado que tava ficando tudo poluído e o sal do mar estava se infiltrando em edificações próximas ao litoral. Acredito que, independente da decisão, seria interessante analisar e realizar esse estudo.
Mais que o Luciano...
Quase fui às lágrimas, ontem, ao saber que o ex-prefeito do outro lado da vala, Bob Carlos (sem partido, por enquanto...), poderia não ser candidato a prefeito de Itajaí, como disse no passado, mas pode ser laureado por acabar com o desemprego (de alguns...). O homem tá gerando mais emprego que o Luciano da Havan.
Parentes e amigos
E quem pensa que o Bob Carlos tá gerando emprego em Navega-City, se engana. É em Itajaí. O todo poderoso empregou a patroa, o filho, o correligionário que era vereador e, agora, a cunhada, também ganhou cargo na secretaria de Saúde peixeira. Oh, cidade abençoada! Como diria o Cabo Daciolo, pela honra e glória do senhor!
Guines Book
Já tem excelência excelentíssima que anda incomodada com esse poder todo do Bob de encher a bagaça, digo, ferrolho, e trazer a parentada e apadrinhados políticos pra mamar, ops, trabalhar nas tetas, ops, em cargos públicos da prefa de Itajaí. Daqui a pouco Bob supera nossas amadas excelências excelentíssimas peixeiras e seus cargos e entra para o livro dos recordes.
Bronca
Um dos indicados pelo Bob pra trampar na prefa de Itajaí, o ex-vereador Alcides Reis Pera, o Cidinho, foi condenado pela dona justa a três anos e seis meses de prisão em regime aberto e multa por ter contratado sem licitação uma operadora de telefonia celular (duas vezes!), quando era presidente do legislativo. Complicado.
Nem tanto a terra...
O vereador Omar Tomalih (PSB) aproveitando-se da polêmica levantada pela proposta do vereador Lucas Gotardo (PSB), de não ser mais obrigatória a leitura de um trecho da bíblia nas sessões ordinárias, fez uma ‘Nota Oficial’. Disse que vai propor projeto ‘obrigando’ a leitura de um trecho da bíblia nas escolas. Omar não deve ter mais nada importante pra fazer. Ou tem e a gente não percebe?
Diminuir
As excelências excelentíssimas da Dubai Brasileira estão propondo a diminuição de cadeiras do legislativo. O presidente do legislativo, Roberto Bem Claro de Souza (MDB), sinalizou que poderia colocar em pauta o projeto de emenda à Lei Orgânica.
Quero
O vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero (PP), saiu na frente. Tá na ponta da agulha pra protocolar projeto neste sentido. Atualmente a câmara de vereadores é composta por 19 membros. A proposta pretende cortar seis cadeiras, deixando em 13 edis. Acredito que todos os vereadores vão querer assinar embaixo. Ou não?
Parece...
...até um movimento que rolou ano passado, envolvendo o Partido da República, para que o salário de nossas amadas excelências excelentíssimas da praia mais desejada do sul do mundo fosse diminuído. Não vingou, mas foi válido.
