JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Fake news
É lorota o boato que surgiu de que a minha musa, a BBB Anna Carolina (PSDB), iria assumir a secretaria da Educação de Navega City. A galega já desmentiu o bochicho nas redes onde foi postada a possível nomeação.
Na espinha
O vereador Cirino Adolfo Cabral, o Cirininho, tá dando na espinha do secretário Regional, Fredolino Alfredo Bento, o Lino. Os dois são do MDB do outro lado da vala, Navegantes. Acontece que Cirino fez pedincho pra dar uma garibada nas escolas estaduais, cobrando e dizendo que o governo do estado tá deixando ao Deus dará os educandários. Ai, ai, ai que dor, 2020 é logo ali...
Cabeças
Rolam comentários nos altos da Dinamarca que o vice-prefeito Carlos Humberto (PR) anda pedindo a cabeça de abobrões do primeiro escalão do prefeito pop star, Fabrício Oliveira (PSB). Será que Carlos vai pedir a queda do todo poderoso secretário de Planejamento, o ex-prefeito Rubens Spernau (PSDB), por ter apoiado e trabalhado pra deputada eleita, Paulinha da Silva (PDT)?
No risco
E como vai ficar, purexemplo, o Omar Tomalih (PSB), que sonha e trabalha pra ocupar a cadeira de presidente casa do povo da Dubai Brasileira? Omar fez campanha para o deputado reeleito, Ismael dos Santos (PSD). E o PR de Carlos Humberto tem duas excelências no legislativo. É a conta da eleição, chegando... Ou não?
No jogo
O atual presidente Roberto Bem Claro de Souza (MDB) tem jogado pesado pra se manter no cargo. Pretende ser reeleito pra o próximo mandato de dois anos. E pretende ter o apoio da maioria dos seus pares pra isso. Será que consegue?
Licitações no Youtube
O prefeito pop star Fabrício Oliveira (PSB) apresentou a membros do Observatório Social da Dubai brasileira o novo sistema de transmissão ao vivo para o Youtube de licitações na prefa. Quem quiser acompanhar, em tempo real, em BC, basta acessar o site da prefeitura e clicar no banner “transmissão ao vivo de licitações”.
Transparência
O sistema visa dar transparência total aos processos de compra e contratações do município e foi elogiado pelo vice-presidente do Observatório, Antônio Cotrin, que considerou um importante avanço no acesso à informação do cidadão. Modernização administrativa e melhoria dos sistemas é pauta constante na administração do pop star.
Observatório ativo
Desde o começo de seu governo, Fabrício providenciou uma mesa na secretaria de Compras para que o acompanhamento do Observatório Social pudesse ser desenvolvido in loco e sem restrições, medida elogiada por Observatórios Sociais de outras citys e até pela diretoria nacional da entidade.
Exemplo
Este bom exemplo da Dubai brasileira deveria ser seguido por todas as prefas, porque dá resposta aos cidadãos a respeito do sentimento geral de que tudo que é público é mal feito ou suspeito. Lançar luz sobre os processos e usar tecnologia de informação para isto é o caminho que Balneário tá seguindo com sucesso.
Debate
Foi aprovado nesta semana, na piramidal casa do povo, um requerimento da comissão de portos para realização de uma audiência pública sobre a possível privatização do porto de Itajaí, proposta pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). A iniciativa foi do presidente da comissão, que também é portuário, vereador Robison Coelho (PSDB).
Bom ou ruim
Durante a discussão do tema vários vereadores se manifestaram com preocupação a respeito da mudança. Isso porque o tempo mostrou que a municipalização do porto só trouxe benefícios pra city peixeira. Atualmente mais de 50% da arrecadação da cidade vem do porto.
Serviço privado
Vale ressaltar que mesmo o porto sendo público e peixeiro, a concessão garante que os serviços já sejam tocados pela iniciativa privada. O formato feito em Itajaí é igual em vários portos da Europa e dos Estados Unidos.
Temor não é à toa
Hoje a concessão garante que a empresa arrendatária tenha que cumprir um número mínimo de movimentação na cidade, o que garante a arrecadação. Sem essas garantias, a cada empecilho as cargas deverão atracar em outros terminais, fazendo com que Itajaí deixe de arrecadar e o trade local deixe de lucrar.
É preciso ouvir
O vereador tucano deixou claro que, antes de emitir qualquer opinião a respeito, é necessário ouvir especialistas e debater junto à comunidade. Verdade! Tem que se saber o que dizem os sabichões sobre o tema.
Coerência
O parlamentar mostrou coerência, já que um assunto tão complexo e que envolve a principal fonte de renda da cidade não pode ser decidido a toque-de-caixa, sem que o novo governo ao menos ouça a comunidade que será mais impactada pela mudança.
