JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
O futuro começa hoje
Itajaí teve um dia histórico ontem. O prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) mostrou que seu compromisso é com o crescimento da city peixeira e peitou um investimento de quase R$ 300 milhões pra realização de 25 obras que prometem transformar a city peixeira nos próximos anos.
Prestígio
Autoridades lotaram o átrio da prefa pra acompanhar a assinatura do contrato. Quem torce pelo sucesso de Itajaí reconhece a importância do projeto. O prefeito Volnei entrega um presente aos itajaienses, pensando não só na city de agora, mas também daqui a algumas décadas, mostrando que sua preocupação é apartidária. A expectativa é de que toda uma nova geração se beneficie com as obras que estão começando.
Parabéns
Criticado pela oposição do “quanto pior melhor”, Volnei foi muito elogiado pelo governo Federal e pela própria presidência do Fonplata, responsável pelo financiamento internacional. Os bagrões elogiaram o desempenho de Itajaí na condução dos trâmites burocráticos e a preocupação do prefeito com o futuro da cidade.
Recorde
Itajaí conseguiu o empréstimo internacional em apenas nove meses, processo que geralmente demora mais de um ano e meio pra se concretizar. Foi um recorde entre os municípios brasileiros, provando que todos os trâmites foram bem conduzidos pelo governo municipal.
Bom negócio
Especialistas avaliam o financiamento internacional como um baita negócio: além de juros muito abaixo do normal, a prefa tem nas mãos os recursos pra fazer uma série de melhorias que o crescimento da cidade exige e que estão parados há muitos anos.
Valorização já paga
Rebatendo o discurso oposicionista do quanto pior melhor, de que outros governos também pagarão a conta, o prefeito Volnei explica que apenas a valorização de uma das muitas obras previstas quitará o financiamento internacional.
Arrecadação
“O binário Osvaldo Reis e Praia Brava” aumentará e muito a arrecadação do município, fazendo com que apenas essa melhoria represente o pagamento de todo o empréstimo”, afirma Volnei. Cá entre nós, é um ótimo negócio, já que aliado a isso a cidade também vai se modernizar.
Crescimento
Ao todo, estão previstas 25 grandes obras que vão desde mobilidade urbana, drenagem e equipamentos públicos. A proposta é que Itajaí cresça em harmonia, garantindo qualidade de vida e atraindo ainda mais investimentos.
De ponta a ponta
Serão impactadas 17 localidades da city peixeira com o pacotão de investimentos. A reurbanização das ruas Expedicionário Aleixo Maba e Alfredo Eicke, na Nova Brasília, e a construção da praça de esportes do Santa Regina, já iniciam agora em novembro.
Piando
Tucanos da região andam piando fino depois da lavada que o PSDB levou no país inteiro. No ninho da city as coisas devem mudar em breve. Segundo burburinhos, a militância tucana raiz diz que é a vez do vereador Robison Coelho.
Construir
Os tucanos lascam ainda que com a queda de votação de 15 mil votos em Itajaí, a minha ex-musa BBB, Anna Carolina, terá que buscar uma cadeira no legislativo peixeiro e puxar voto para reconstruir o partido.
O novo
Segundo correligionários de Robison, ele representa a renovação política de fato e Anna Carolina depois de tantos amores com Paulo Bauer, Aécio, Alckmin e outras figuras, ficou com a imagem desgastada. Afirmam ainda que a galega teria perdido o foco e se embebedado com o poder partidário. Oh dor, Oh vida!
Novo modelo
Nas próximas eleições as coligações proporcionais não serão mais permitidas, sendo que cada partido vai disputar as eleições legislativas com chapa completa. Vai ter que correr atrás dos votos para se alcançar o quociente eleitoral. Partido de aluguel acabou.
Barrados no baile
Alguns partidos hoje com vereador na casa terão que se virar nos 30 e se acasalarem com outras siglas sob um só brasão. É o caso do PPS, purexemplo, comandado pelo político que os linguarudos dizem que mais fez crescer moradores de rua em Itajaí, o vereador quase careca Fabrício Marinho. Arreda, raça de bocudos!
