Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Novos rumos


Novos rumos

O prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (MDB), parece ter encontrado o caminho das pedras. Finalmente, o alcaide tá fazendo uma limpa e promete tocar o barco com gente da terra. O relatório da Reforma Administrativa, encomendado à Fundação Getúlio Vargas, deve ser entregue esta semana.

Choque de gestão

Os perdigueiros da coluna descobriram que VM vai dar um choque de gestão com responsabilidade. Várias ações devem ser tomadas, todas baseadas em estudos técnicos. Uma das medidas será a redução de secretarias, pra que a administração deixe de ser pesada, paquidérmica e ineficiente.

Enxugar a máquina

O prefeito Volnei pretende enxugar a máquina e focar em investimentos. Se a economia deslanchar em 2019 e a arrecadação for o que se espera, com um orçamento de um bilhão e meio, tem tudo pra fazer e acontecer.

De fato

Diante do estudo da FGV que a oposição sempre desdenhou, os perdigueiros assopram nos sensíveis zovidos do escriba que o prefeito, com a redução drástica de secretarias, vai contemplar técnicos da city peixeira.

Sabático

Volnei, após o pleito, sumiu do paço. Despachou de casa e não se deixou levar por pressões e berreiros. Sua reclusão foi providencial para o governo. Enquanto alguns imaginavam que estava cabreiro por conta do resultado da eleição, estava planejando novos rumos.

Estrangeiros deportados

Os secretários estrangeiros, duramente criticados por um erro estratégico de não se privilegiar a prata da casa, como Celso Dellagiustina (Saúde), Francisco José da Silva, o Chico (Segurança), e o Sandro Ricardo Fernandes (Planejamento, Orçamento e Gestão) já foram vazados.

Reviravolta

As exonerações já foram feitas. É um primeiro passo pra que se ajeite e se azeite o governo. Se tudo que os perdigueiros assopraram se confirmar, com certeza, o governo se encaixa nos trilhos. Daí o prefeito já pode sonhar e pensar seriamente em mais quatro anos.

Agora vai

O prefeito barbudinho surpreendeu a todos. Ainda segundo fontes palacianas, o barbudinho VM tem duas fases da reforma para cumprir até o natalino mês de dezembro. Uma de sua própria competência, onde usando critérios elencados nos estudos promoverá mudanças necessárias ao bom desempenho dos serviços e da economia.

Agora vai

A segunda etapa dessas mudanças será transformada em projetos de lei do executivo enviados à piramidal para discussão e aprovação das nossas amadas excelências excelentíssimas. Agora, parece que vai...

Última semana

Nesses sete dias que nos separam das eleições presidenciais e de governador, alguns fatos são pra lá de previsíveis dado o andamento da coisa. Analistas são unânimes em opinar que para presidente é irreversível, o que não parece novidade desde o resultado do primeiro turno em que o eleitor deu a Bolsonaro uma vantagem robusta.

Cachorro de batalhão

Uma vantagem que, segundo as pesquisas, só aumentou no segundo turno. O que comprova tese do saudoso escritor Nelson Rodrigues, que tinha fama de reacionário, mas que era um profundo conhecedor do brasileiro. Nelson dizia que o brasileiro tem espírito de cachorro de batalhão: passa o batalhão, ele vai atrás. E o batalhão desta vez é conduzido por Bolsonaro.

Previsões

Para o bem ou para o mal, só o tempo irá dizer, o resultado da eleição presidencial parece definido. Por isso, com certeza, Bolsonaro não irá a debate com Haddad. Só um burro iria, e entre os defeitos que apontam em Bolsonaro, não ouvi nunca dizer que ele é burro. Aliás, de burro não tem nada, porque botou no bolso todos os seus adversários.

Futuro ministério

Também acho pouco provável, nesta última semana, que haja qualquer definição sobre o novo possível governo de direita que a onda eleitoral anuncia. A ordem agora nas hostes bolsonaristas deve ser não fazer marola. O grande esforço da coordenação da campanha do homem deve ser segurar o “já ganhou”, que sempre leva a erros, às vezes fatais.

Virada improvável

Mesmo porque, em termos nacionais, possíveis fatos que determinam “viradas” eleitorais são sempre improváveis no cenário nacional, dado o curto espaço de tempo que nos separa das urnas. Porque fatos novos demoram mais a capilarizar nacionalmente. O que acontece menos em termos estaduais. E o que acontece muito em eleições municipais, o que não é o caso.

Porraqui

Deve ser esta a aposta da campanha de Merisio aqui em Santa Catarina. Mesmo com números complicados apontados pela pesquisa Ibope de sexta-feira, 19, ainda não dá pra afirmar que o Comandante Moisés já levou. Há uma dúvida razoável quanto à capacidade de gestão dos bolsonaristas no estado, haja vista a experiência política zero que têm a mostrar ao eleitor catarinense.

Vamos lá

Moisés chegou ao segundo turno catarinense surfando a onda Bolsonaro. Se levar, vai levar só por isso, porque, vamos combinar, não tem mais muito a dizer. Que é honesto, trabalhador e ama Santa Catarina é muito pouco. A questão aqui é gestão, time, proposta e capacidade política de fazer Santa Catarina continuar a ser um dos estados mais invejados do país. Essa é a questão. E isso demanda experiência, tarimba e trabalho comprovado.

Aventureiros

Se Bolsonaro levar, como está escrito nas estrelas, pelo menos alguma artimanha ele tem, baseada em seus muitos mandatos como deputado. A propaganda diz que Bolsonaro é um militar. Pô, Bolsonaro é um político. Está há 30 anos nisso. Moisés é um militar. Puro e simples. Se eleito, vai ter que lidar com política. Que é uma coisa muito mais complicada que as regras da caserna. A pergunta é se o leitor catarinense vai fazer esta aposta.

As respostas

De qualquer modo, haja o resultado que houver, lá e cá, há que se ter um momento pós eleitoral de conciliação nacional. Há que se aceitar o resultado das eleições. Dessas eleições malucas em que a procura do novo e de passar a limpo a República foi à tônica. O problema é que, às vezes, o novo é velho. O novo, quase sempre, é inexperiente. E o problema maior é que quem vai pagar o pato somos nós. Portanto, olho vivo e fé na estrada.

Rescaldo

A se confirmarem os resultados das pesquisas, teremos um país mais chato, mais reacionário, contra as minorias, mais instável, e mais propenso a ideias rasas de idiotas de plantão. Mudar esta impressão caberá aos eleitos. E que Deus nos proteja.

Pela honra e glória

Pela primeira vez na histórica política, poderia haver uma disputa de forças religiosas na busca pelo poder, onde figurariam as Igrejas Embaixada do Reino de Deus e Luz da Vida, cada qual com o seu representante para a escalada da prefa. Eitcha que a eleição ainda nem acabou e já está acalorado o clima para próxima estação, digo, eleição, na praia mais desejada do sul do mundo.

Arranca rabo

Enquanto o prefeito pop star Fabrício Oliveira (PSB) viaja em missão oficial aos Emirados Árabes, um arranca rabo se deu bem no seu gabinete, na última quarta-feira, numa reunião sobre a venda de alimentos na praia.

Bateu boca

Os perdigueiros da coluna contam que o prefeito em exercício, Carlos Humberto (PR), teria batido boca com uma vendedora de milho, que saiu roxa de brava da reunião e aos prantos dizia que nunca havia passado por tamanho constrangimento e que se sentia humilhada e agredida verbalmente.

B.O.

Os perdigueiros escutaram o pessoal da rádio corredor ventilando que a moça faria um Boletim de Ocorrência sobre o fato, mas a informação não foi confirmada.

Apoios

O prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), tem conversado de perto com lideranças de vários partidos que queiram compor a base de governo, não pensando em ocupar cargos, mas num projeto de crescimento da cidade. Pessoas que queriam somar e não apenas criticar, como é o caso de um grupo de vereadores.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

A Câmara de Itajaí deve ter mais vereadores?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

PLANO CLIMA

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Controle parental

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola

NA PORTA DA ESCOLA

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola



Colunistas

Como condomínios podem evitar problemas tributários

De Olho no Fisco

Como condomínios podem evitar problemas tributários

Pesquisa Neokemp: A disputa à presidência em SC e o risco da divisão

Coluna Acontece SC

Pesquisa Neokemp: A disputa à presidência em SC e o risco da divisão

Quando a coluna trava, a aposentadoria pode destravar caminhos que você ainda não viu

Direito na mão

Quando a coluna trava, a aposentadoria pode destravar caminhos que você ainda não viu

Mega da Virada, Bets e o Bilhão em Jogo

Direito em movimento: esporte, jogos e entretenimento

Mega da Virada, Bets e o Bilhão em Jogo

Shows da virada

Charge do Dia

Shows da virada




Blogs

✨ Bem-vindo a 2026: um novo começo para sua saúde ✨

Espaço Saúde

✨ Bem-vindo a 2026: um novo começo para sua saúde ✨

 Falha Poética — quando a escrita aceita tropeçar

VersoLuz

 Falha Poética — quando a escrita aceita tropeçar

Regenera em 2026

Blog da Ale Françoise

Regenera em 2026

Enquanto prefa recolhe patinetes, empresa afirma que tá tudo certo

Blog do JC

Enquanto prefa recolhe patinetes, empresa afirma que tá tudo certo



Podcasts

Afogamento termina em morte na praia do Perequê

Afogamento termina em morte na praia do Perequê

Publicado 30/12/2025 19:36





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.