JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Mauro
O candidato a governador, Mauro Mariani (MDB), ligou na manhã de ontem ao socadinho escriba parabenizando pelo sucesso da 12ª Gororoba do JC e lamentando sua ausência. Garantiu que quando estiver na city peixeira, deseja fazer uma visita nesta choupana.
Não teve acordo
O presidente do Podemos peixeiro e candidato a deputado estadual rechaçou as falas do ex-presidente da sigla e secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Itajaí, Giovani Testoni, de que existiria um pré-acordo para que o partido não lançasse candidato a estadual e apoiasse a candidatura do barbudinho júnior.
Quer ser prefeito
O meio-careca Adir lascou que escutou de Testoni que ele deseja ser candidato a prefeito em 2020 e, que o prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (MDB), não será candidato à reeleição para apoiá-lo. Sério?
Não é bem assim
Fofoqueiros de plantão assobiaram nos zovidos desse entisicado escriba que a história do zapzap da pesca na terra do marisco, publicada ontem, não é bem assim. O vereador Luizinho Américo (PSDB) estaria utilizando o grupo pra angariar votos pra sua deputada. Hummmm…
Sem politicagem
O zunzunzum é de que o edil estaria utilizando os pescadores para promover sua candidata. Quem conhece afirma que a pesca da Mariscolândia nunca esteve tão bem representada, pois o burgomestre, Aquiles da Costa (MDB), nomeou a pessoa certa no lugar certo, pois Tito, como é conhecido o secretário, é pescador e muito respeitado na área.
Bagrão fulo
Um passarinho assoviou que o bagrão anda fulo da vida com Luizinho, porque a secretaria da Pesca nunca esteve tão presente. Tito visita diariamente os portos pesqueiros da city, também tá correndo atrás da execução da dragagem do rio Iriri e vários outros projetos, aí vem o edil querendo surfar na onda.
Mudança do Defeso
Recapitulando aqui, lembramos que essa briga pra mudança do período do defeso é antiga, desde quando o alcaide da Mariscolândia era vereador ele já batalhava nesse sentido ao lado de Tito, que na época era pescador e liderava a tchurma no Gravatá.
Caminhada
Só deu os candidatos a deputado federal, Jorge Goetten (PR), e a estadual, Thiago Morastoni (MDB), sábado na city peixeira. Muita gente enfrentou a chuva para caminhar lado a lado com a dobradinha na Hercílio Luz.
Itajaí em Brasília
Entre um papo e outro, os palpiteiros de plantão não têm poupado elogios ao carisma do candidato Jorge Goetten. Alguns ainda perguntam se Jorge é de Itajaí, mas aos poucos ele vai se apresentando e mostrando que tem sangue peixeiro e ama a terrinha.
Gente que faz
Jorge mora há nove anos aqui em Itajaí com sua família, sem alardes e pedido de pompas, empreendeu trazendo a sede de suas empresas e gerando mais de dois mil empregos na city, contribuindo e muito para o desenvolvimento da cidade.
Pedigree
Homem sério, sensato, equilibrado, acessível, coerente, ficha limpa, representa a renovação que o povão tanto pede. Especialistas afirmam categoricamente que Jorge Goetten é o que mais se aproxima da realização de uma meta dos itajaienses com viabilidade de se eleger.
Corridão
Na última sexta-feira, caravana majoritária com Mauro Mariani a governador e Jorginho Mello, a senador, aportou na Dubai. Candidatos locais foram designados a dar boas- vindas. Carlos Humberto do PR, Junior Pavan do PSDB e o ex-prefeito ave, Edson Periquito, do PMDB.
Ui!
Pirica não contava com a presença do ex-lutador de MMA e candidato a suplente ao senado, Marcelo Brigadeiro (PSL). Com um megafone, ele procurava Periquito para que esclarecesse sobre a Operação Trato Feito, que prendeu vereadores e secretários municipais no seu governo. Periquito sumiu, evaporou, desapareceu.
Luto
Depois da perda do irmão, Mauricio Oliveira, na última semana, o prefeito Fabrício, segundo amigos próximos, decidiu dedicar esses dias à família. Ele não apareceu em eventos públicos ou políticos. A dor é imensa, garante um mais chegado, mas logo ele vai estar de volta.
Perigoso
Ficou extremamente perigoso o aterro que colocaram em um terreno ao lado da secretaria de Educação, na avenida Contorno Sul. Com a chuvarada medonha que desaba, a lama se misturou com a água e invadiu a Abraão João Francisco. Um perigo para os motoristas. Foto no Blog do JC – www.diarinho.com.br/blogdojc.
Repercutiu
Na ex-capital do Jet Sky não se fala noutra coisa a não ser da polêmica foto que viralizou no fim de semana. A imagem mostra o ex-prefeito Umberto Teixeira (PP), o Pinguim, e o atual alcaide Leonel Martins (PSDB). O clique dos dois juntinhos aconteceu em evento beneficente e movimentou a política piçarrana. Veja a imagem no Blog do JC – www.diarinho.com.br/blogdojc.
Pegou mal
A foto foi um tremendo tapaço na cara da população que, em quase duas décadas, vê os dois se alternando no executivo. Adversários quase mortais, Pinguim e Leonel mostram ao povo que tudo não passou de um teatro para enganar os eleitores e alternar o poder entre ambos.
Forjado?
Línguas de cobra alfinetam que tudo foi orquestrado por Leonel. Que estaria de todas as formas tentando se aproximar de Pinguim. Os bocudinhos afirmam que a prefeitura de Piçarras está cheia de rolo. Que o futuro manda chuva poderia complicar a vida de Leonel, caso Pinguim seja prefeito novamente. Eitcha coisarada!
Abraço
Aliás, como comentei acima, incrédulos na Dubai Brasileira não falam outra coisa, se não da passagem da coligação “Santa Catarina quer mais”, que milagrosa e politicamente uniu duas forças com rivalidade histórica na city praiana.
Sorridentes
Pousaram sorridentes, no mesmo palanque, acredite se quiser, abraçados e tudo, os ex-prefeitos Leonel Pavan (PSDB) e Edson Periquito (MDB), com o vice-prefeito Carlos Humberto (PR) e o vereador Nilson Probst (MDB) como testemunhas, digo, como protagonistas do abraço incrédulo.
Tranformer
Aliás, com esta salada de fruta nas coligações eleitorais, como este articulista já havia estampado aqui neste espaço, um caso em que a aliança fica politicamente frágil, pode ser constatado na praia mais desejada do sul do mundo, onde o vice-prefeito Carlos Humberto (PR) apoia o grupo de Mariani e Napoleão.
Poítica dinâmica...
Enquanto o “popsprefeitostar” Fabricio Oliveira está com Merísio e Kleinubing. Pobre eleitor que fica confuso, enquanto nem mesmo os políticos conseguem explicar uniões que até dias atrás eram completamente impensáveis, digo, inviáveis.
Aposta
Nesta salada de sentimentos e sensações políticas, o abraço dos candidatos Junior Pavan (PSDB), para deputado federal e Carlos Humberto (PR), para deputado estadual, também feriu egos e acendeu a luz de alarme nos altos da Dinamarca.
Ensaio
Há quem aponte um ensaio para as composições das eleições municipais em 2020. Um cientista da política urbana diz que o prefeito Fabrício Oliveira estaria sendo isolado, cozinhado em banho Maria, pelo próprio grupo, que em partes, ocupa o seu governo. Política também é aposta!
Refazendo
Dizem os linguarudos de plantão que foi só o ex-governador Raimundo Colombo (PSD) passear com Merísio e os candidatos da Majoritária, “Aqui é Trabalho”, no final de semana passada, no calçadão da Dubai e na avenida Atlântica, que o grupo adversário da coligação “SC quer Mais”, liderado por Mariani, refez o mesmo percurso neste final de semana, disputando a peso de ouro, o ínfimo e elitizado eleitor da Maravilha.
Segue
A estratégia do “siga”, deve ser feita também aqui na city peixeira, onde nesta segunda-feira, o ex-prefeito Jandir Bellini (PP) e o prefeito da Maravilha, Fabrício Oliveira (PSB), vão reunir eleitores para apresentação dos candidatos de suas chapas.
Sorria
Dizem os linguarudos de plantão que o MDB peixeiro, já prepara um encontro similar e ainda maior nos próximos dias. Como o eleitor tem memória curta, o último a passar que sorria melhor.
