JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Tamo junto!
Conforme previsto pela coluna, a debandada tucana começou. Na noite do último sábado, em regabofe do Tudo Bem, Tudo Bom, Wagner Lúcio, no salão da Vila Operária, o sem fraturas Deodato Casas, fraturou o tucanato e empenhou apoio à candidatura do barbudinho Júnior Thiago Morastoni (MDB).
Doido eu?
Por ocasião da previsão confirmada, os puxas tucanos que ainda circundam a minha musa BBB, Anna Carolina, diziam que este socadinho escriba e temente ao Altíssimo tinha embirutado, estava doido. Agora é ver quantos emplumados seguirão o voo rasante de Deodato.
P da vida
Dizem as bocas de sandália que o zapzap ferveu com a notícia e fotos começaram a pipocar com frases de efeito dos Martins e seus puxas. Será que vão fazer de conta que não sabiam?
Faz tempo
Não é segredo para ninguém que uma ala substancial do PSDB peixeiro anda de bico virado com a gestão apática e ditatorial da galega a frente da sigla. Sem falar que o pai manda mais do que a filha e a bagunça afastou líderes importantes, vereadores de peso e cabos eficientes. Oh dor! Oh vida!
Comitê
Perdigueiros da coluna assopram nestes ouvidos atentos que na última sexta-feira, o braço direito de Marcelo Saldré, ops, Sodré, Camilo Santiago, esteve com o prefeito barbudinho Volnei Morastoni, acertando detalhes para a instalação de comité pró Manoel Dias Federal em parceria com Thiago Morastoni.
Paz
O episódio promete selar as divergências entre os seguidores dos preceitos brizolistas e o staff do prefeito VM. Um gesto como este entre PDT e MDB servirá de exemplo às ovelhinhas mais afoitas que adoram pular a cerca.
Amigos do governo
Empresários da região têm demonstrado insatisfação com a demora na liberação de licenças e documentos da Fatma (Fundação do Meio Ambiente de SC).
Cansaço
Os polidos e bem intencionados geradores de emprego e renda não querem acreditar em favores a chegados nem em má fé. Preferem apostar no natural cansaço do governo que se finda em dezembro.
Gestão & Transparência
Se proceder o tal cansaço de alguns barnabés, é de se lamentar. Os tempos atuais de intensa atuação da sociedade civil organizada e da justiça não toleram irregularidades nem má gestão.
Funcionando
A nossa gente trabalhadora exige a coisa pública bem tratada, funcionando a plenos pulmões, com isonomia, seriedade e transparência. Foi-se o tempo da demora, do compadrio, da troca de favores e de tapinhas nas costas.
Ambiente perigoso
Felizmente, os casos de má conduta no serviço público são exceções. Em 2009 a Fatma esteve no olho do furacão quando cinco servidores foram presos e acusados de fraudar processos de licença ambiental ligados ao setor de combustíveis.
Pulso firme
Em 2011, um supervisor do órgão foi preso em Itajaí acusado de vender licenças ambientais. Atuar na esfera pública exige pulso firme frente às ofertas de benesses.
Tô triste
Rendeu tanto que virou chacota a não homologação da candidatura do vereador peixeiro, Otto farmacêutico Quintino Jr (PRB), à leléia, tanto que tem uma pá de memes rolando nos grupos de zapzap.
Dois dígitos
Perdigueiros da coluna afirmam que o ego supostamente inflado do estreante teria feito com que ele enxergasse errado os números; um, virou dez. Arreda, bocudos.
Mimimi
A verdade é que política é um jogo que tem que saber jogar. As declarações do Otto na piramidal teriam sido amadoras, e podem prejudicá-lo e muito lá na frente, já que o edil mostra que não está maduro ao fazer declarações no calor da emoção.
Amador
Os ataques desferidos podem até fazer sentido, e as pré-candidaturas do Marcelo Werner (PCdoB), Eduardo Ki-Massa (PRB) e do próprio Otto (PRB) não interessariam em nada aos demais postulantes, mas quem define é o partido.
Nanico
Acontece que o PRB é um partido nanico, e como todo pequeno, bota pilha nas candidaturas locais pra parecer mais forte do que é, mas na hora do vamos ver, se coloca e joga pra eleger um.
Se perdeu
Por isso que Otto se perdeu. Mesmo que tenha tido pressão, quem tirou o nome do postulante da ata e não levou para homologação foi o partido dele, e não o partido dos outros. Se não cuidar com a língua, fica sem partido, e sem amigos. Ui!
Foice
Depois que a dona justa andou passando a foice no Sul da Ilha da Santa & Bela, determinando que a prefa manezinha cumprisse a demolição de imóveis, alguns até tradicionais, como na paradisíaca praia de Naufragados, e mais alguns imóveis em Área de Preservação Permanente devem ir para “chon” esta semana.
Invasão
Aqui na região, a justiça tem lutado para conter a invasão e as construções em áreas irregulares na Dubai Brasileira, sem o mesmo entusiasmo. O tratamento é um na Interpraias e outro na Vila Fortaleza, purexemplo. Seriam dois pesos e duas medidas? Pau que bate em Chico, bate em Francisco!
Alteração
Este mesmo obséquio ou equívoco, ocorre na Ilha da Magia. O Sul parece ser mais castigado judicialmente do que o Norte, onde imperam os grandes empreendimentos e habitam os mais nobres e endinheirados.
Será que será
Por falar em Ilha, confidencia um dos meus leitores, que com aquela confusão sobre as demolições dos beach clubs em Jurerê, parte dos empresários da night ilhoa, estariam aventando a possibilidade de trazer os clubs para a praia de Laranjeiras, mas também dependiam de uma mudança na legislação local.
Disputa APA
Esta possibilidade de trazer parte da noite da capital para a Dubai, estaria gerando disputas pessoais e políticas e até ações judiciais no Conselho Gestor da APA Costa Brava.
Limite
Pra encerrar o capítulo APA, ainda reinam obscuros os interesses da construção civil que, sufocada pelo limitado espaço territorial, só tem áreas para o desenvolvimento imobiliário por mais alguns anos, talvez uma ou no máximo duas décadas.
Ouro verde
Assim como a Praia de Taquarinhas resiste ao tempo e a justiça, até quando não se sabe, os terrenos da Interpraias são alternativas vistas como “ouro verde”, pela indústria da construção civil.
Engorda
Linguarudos de plantão afiançam para este socadinho escriba de que foi só a imprensa relembrar o fato de que a jazida de onde seria extraída areia para o engordamento, digo, alargamento da faixa de areia, estaria em nome de um famoso empreendedor, que a bola do alargamento murchou.
Muro
Outra linha mais coerente, a meu ver, diz que seria difícil o prefeito “derrubar o muro” que separa o centro dos bairros, colocando essa obra como prioritária, enquanto nenhuma escola está prevista e às velhas, estão há décadas sem a devida manutenção. Oiá!
