JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Pega pra capar
No final das contas, todo mundo acabou se acertando após as convenções de sábado e domingo. Foram formadas duas chapas fortíssimas para a eleição ao governo do estado.
Gelson
De um lado como candidato a governador, Gelson Merisio (PSD) com João Paulo Kleinubing (DEM) de vice, tendo como candidatos ao Senado o turco-careca, Esperidião Amin (PP) e o cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD).
Mariani
Do outro lado, Mauro Mariani (MDB) será o candidato a governador, tendo como vice, Napoleão Bernardes (PSDB), com Paulo Bauer (PSDB) e Jorginho Mello (PR) para o Senado.
Habemus papam!
Aliás, foi surreal tudo que aconteceu na pré-eleição mais confusa da história política catarinense; depois de um vai e vem interminável (parecia até couro daquilo...), nos últimos minutos do segundo tempo os dois nomes com mais chances (e menos estrutura), acabaram cedendo.
Senado
Tanto Esperidião Amin (PP) como Paulo Bauer (PSDB) vão concorrer ao Senado, que este ano tem duas vagas. O PP se agarrando a Gelson Merisio (PSD), e o PSDB a Mauro Mariani (PMDB).
Jandir na parada?
Até o fechamento da coluna ainda não se tinha certeza, mas havia probabilidade (ou chance) de o ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini (PP), ser o primeiro suplente ao Senado do Colombo.
Sucupira
Com esse cenário estadual, aqui em Itajaí se confirma aquilo que a coluna previa, de que serão três candidaturas com boa viabilidade à estadual e duas a federal.
O futebolista
O futebolista Níkolas Reis (PSB), que teve mais sorte que juízo, vai agregar apoios no campo político que fez 30 mil votos na eleição do João Paulo Bastos Gama, com PP, PSD e SD fazendo força pela sua eleição que sai colada com o Gelson Merisio.
Barbudinho
O barbudinho Júnior, Thiago Morastoni (PMDB), também se deu bem, e sai com o apoio do governo e grudado na máquina forte do PMDB do estado. Até aqui tudo como previsto.
A BBB
O revés fica na conta da minha musa BBB, Anna Carolina (PSDB), que viu seu projeto estadual encostar-se ao Mauro Mariani, e vai ter que pedir voto para o candidato do seu algoz, o prefeito barbudinho, Volnei Morastoni. A conta não fechou pra galega que continua forte, mas vai ter muito que explicar.
Goetten e Mancha
Jorge Goetten (PR) e Osvaldo da Mancha Branca Mafra não vão precisar brigar pelos 100 mil votos da city peixeira, porque tem voto de sobra pros dois. A tendência é consolidar Níkolas Reis com Osvaldo Mafra, e Thiago Morastoni com Jorge Goetten.
Vamos torcer
A torcida é para que essas candidaturas bem posicionadas nos campos que disputaram as eleições de 2016 envolvam a cidade e a cidade retribua, votando nos seus, e que a região ganhe em representatividade em Florianópolis e Brasília.
Foice
O PSOL lançou ao governo o jornalista Leonel Camasão. A convenção conjunta com o PCB, rolou, também, no sábado, no auditório do IFSC em Floripa. O PCB oficializou para vice-governadora, Caroline Bellaguarda. Antônio Campos e Pedro Cabral, de Floripa, ambos professores, vão disputar uma cadeira ao Senado.
Vermelhinha
O Partido dos Trabalhadores realizou sua convenção na galega Blumenau e escolheu como candidato a governador, Décio Lima e Alcimar de Oliveira (Kiko). Já para o Senado, os escolhidos foram Ideli Salvatti e Lédio Rosa de Andrade.
Dupla PR/MDB
Ivete Silveira, ex-primeira dama estadual, foi lançada pelo MDB como candidata a primeira suplente de senadora de Jorginho Mello, candidato ao senado pelo PR, em aliança com os emedebistas de sete costados.
Melou
Como o MDB indicou o suplente, ficou melado o sonho do homem pássaro, ex-prefeito Edson Periquito, de tentar uma vaga ao Senado e sobra o pesadelo de uma disputa para leléia, com poucas chances de sucesso, devido ao grande número de aventureiros, digo, candidatos na Maravilha.
Q.I.
Os linguarudos de plantão lascam que a fisioterapeuta Sabrina Santos, ex-gestora do Fundo Municipal de Saúde da Maravilha e sobrinha do ex-prefeito Edson Periquito (PMDB), teria sido cedida à capital da pedra e ex-do tiro ao vereador, Camboriú.
Pois então...
A fisioterapeuta Sabrina teria sido cedida pela prefa da Dubai Brasileira, que tanto precisa de fisioterapeutas em seu quadro funcional, mas com um pouco de traquejo político e Q.I., estaria servindo ao município vizinho e paga pelo governo da city praiana.
Time de peso
Prefeitos, vereadores e pré-candidatos a deputado federal e estadual de todas as partes participaram da convenção do MDB. Do lado peixeiro quem deu o que falar foi o barbudinho júnior Thiago Morastoni, que estava sendo aguardado por mais de duas centenas de militantes na capital manezinha.
Família emedebista
A chegada ao som de batuque e gritos de guerra chamou a atenção de quem acompanhava os discursos iniciais da convenção. Logo depois Thiago, agora candidato a deputado estadual, se juntou ao prefeito Volnei, que também prestigiava o evento com toda a família.
Dormir candidatos...
Alguns postulantes a cadeira estadual e federal que estavam já na lida de sorrisos, apertos de mão, tapa nas costas, pegando crianças no colo e beijando velhinhas, podem dormir candidatos e acordar do lado de fora. Tudo por conta dos acertos que acasalaram os partidos em torno dos candidatos a governador.
