JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Univali para todos
Enfim, parece que a nossa universidade maior, orgulho da city peixeira, realmente vive outros tempos. E que voltou a ser comunitária de verdade, não apenas na letra, mas na prática.
Sem muros
Nesse novo momento, em que os muros da nossa Univali estão sendo derrubados (em sentido figurado) para que a comunidade dela participe, até indígenas de todas as tribos estão tendo acesso aos bancos escolares. No último sábado, ocorreu a aula inaugural do curso de Pedagogia Intercultural Indígena-Guarani, inédito no Brasil.
Visão de águia
Em apenas quatro meses de gestão, o novo reitor da Univali, Valdir Cechinel Filho, o Sabiá, está mostrando que não é apenas um passarinho cantador preso numa gaiola tijucana, mas que sabe voar alto, e que tem uma visão bem clara, ousada e definida do que quer para o futuro da nossa universidade.
Ranking
Quando o assunto é qualidade na educação, os concorrentes ficam chupando o dedo. Nossa Univali foi a única Instituição de Ensino Superior não pública catarinense a aparecer entre as 121 melhores universidades da América Latina, segundo avaliação de um dos mais tops rankings universitários do mundo, o Times Higher Education (THE).
Resultados...
Desde que assumiu a estofada e pomposa cadeira da reitoria da Univali, Cechinel tem mostrado que veio para fazer a diferença. Diversas novas modalidades de bolsas de estudos pra quem quer estudar, arregos e flexibilização no pagamento de mensalidades de alunos inadimplentes.
...aparecendo
Com isso ex-alunos estão voltando. Cechinel também cortou despesas e mamatas, e implantou novos projetos de captação de dindim que têm gerado resultados positivos para nossa universidade. Que Deus ajude o reitor Sabiá!
A velha guerra
A notícia do fim de semana ficou por conta do anúncio oficial da candidatura a governador do turco-careca Esperidião Amin (PP) ao governo do estado. O careca cozinhou o candidato a governador do PSD, Gelson Merisio, até os 45 do segundo e deu no pé.
Armando
Com a candidatura posta, Amin agora tem que construir base por todo o estado para ter palanque nas regiões, pois esse foi o trabalho que Merisio fez e não vai deixar barato.
Velha guerra
Neste novo cenário, a polarização deve ficar entre o MDB de Mauro Mariani e PP de Esperidião Amin, somando aos demais capitalizar o máximo possível para serem as noivas do segundo turno.
Camadas
Quem pode se dar muito bem se as candidaturas se confirmarem nas convenções desta semana é o PT de Décio Lima, que mantém uma camada de votos fiéis ao Partido dos Trabalhadores. Pela quantidade de frações que se apresenta, Décio volta ao páreo.
Ficam no barco?
A situação dos seguidores dos preceitos brizolistas pode mudar de maneira brusca. Sem Amin na chapa, o PDT vai poder escolher uma exposição maior na chapa de Merisio, ou pular fora. Em terras peixeiras podemos ter um candidato ao Senado agora.
Cavalo encilhado
Manoel Dias pode ficar como candidato preferencial na coligação, ou recomeçar todo o processo de negociação na disputa de forças que tomará conta dos bastidores. Amin já escolheu o vice, João Paulo Kleinubing do DEM, restando as vagas ao senado e preferência federal, além da estrutura para estaduais.
Pendurado
Outro que ficou pendurado na broxa foi o Solidariedade da turma da Força Sindical, que deve sofrer orientação da nacional para abandonar Gelson Merisio e seguir o PSDB, velho parceiro dos sindicalistas para onde forem, sendo mais uma vez coadjuvantes no processo eleitoral.
Não conta
O careca Amin não esperou de venda aberta. Saiu de cidade em cidade angariando bases. Em Itajaí já articulou um palanque com o apoio do ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini (PP), com a pré-candidatura a estadual de Fernando Pegorini.
Tucanos isolados
Com toda essa guerra, o PSDB catarinense se viu em maus lençóis e poderá, para tentar salvar-se, buscar de alguma forma uma repactuação de seu projeto aliando-se a um dos campos. Mais provável com o turco careca Esperidião Amin.
Complica
Com a polarização histórica entre MDB e PP, na briga pela suíte do palácio da Agronômica, caminhamos para uma reprodução na city peixeira. Representando a oposição, Fernando Pegorini (PP), deverá polarizar com o MDB do prefeito barbudinho que apoiará o barbudinho júnior, vereador Thiago Morastoni na busca de uma cadeira na leleia.
Agitado
O último fim de semana foi agitado no campo político. A pré-convenção do Manda-Brasa peixeiro lotou o clube Tiradentes. Na prática, uma prévia do que vai rolar na convenção na Ilha da Magia no próximo sábado, confirmando Mauro Mariani candidato ao governo e Thiago Morastoni candidato a deputado estadual pela AMFRI.
Só alegria
A festa do Colono foi muito prestigiada no fim de semana. O pré-candidato a federal Jorge Goetten (PR) circulou acompanhado do prefeito barbudinho Volnei Morastoni e do pré-candidato a leleia, barbudinho júnior Thiago Morastoni. VM, por sua aprovação crescente, tem sido o par ideal para a dança das cadeiras estaduais e federais do pleito que se avizinha.
Colecionador
O novo presidente do PSL da Dubai Brasileira, ex-lutador e atual treinador de MMA, Marcelo Brigadeiro tem colecionado desafetos na city, tanto nas redes como ao vivo.
Língua...
Sobre as feministas, dias atrás, disse que elas têm pêlos debaixo dos braços e que deveriam descarregar um caminhão de brita no braço para ficarem igual aos homens. Não é nem preciso dizer que vai morrer pela língua na política local.
Anúncio
O vereador tucano, presidente da sigla na Maravilha, Bola Pereira, anunciou a candidatura do mais novo pretendente a uma estofada cadeira no Congresso Nacional, em Brasólia: Júnior Pavan.
Depender
O filho de Leonel Pavan saiu aos 45 do segundo tempo. Aliás, como é quase de costume nas eleições anteriores para vereador, onde Junior é sempre candidato, mas nunca emplacou. Agora para deputado federal, vai... Digo, vai depender do aval dos tucanos mor da Santa & Bela.
News
O vereador Bola contou a novidade da candidatura, com baita sorriso no rosto, mas em momento algum citou como fica a situação de Leonel Pavan na disputa da assembleia legislativa.
Quebra-cabeça
O quebra-cabeça eleitoral ainda não está definido e muito fake político ainda pode rolar até o prazo de homologação das candidaturas, que está findando e estreita cada vez mais a fila de pretendentes na medida em que as negociações e tratativas avançam.
Lotado
Por falar em gabinete, a reunião da cúpula G8 chegou a conclusão de que o maior problema da administração das Novas Ideias, na Maravilha, está na grande quantidade de partidos que habitam a base do governo.
Descobriu
A constatação teria sido feita recentemente por um bagrão mor do primeiro estrelato, digo, escalão, e é semelhante ao que este colunista já havia previsto há mais de um ano, quando publiquei aqui que mais de uma dezena de partidos faziam parte da coligação que elegeu o pop star. (PSB, PR, REDE, PTB, PT do B, PMB, PDT, PEN, PHS, PTC, SD, PROS). Estes são os paridos “Tamo Junto”, de acordo com resultado homologado pelo TRE/SC.
