JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
14 anos hoje
A coluna completa hoje 14 anos de um trabalho diário de trazer a público o universo político da nossa região, um trabalho nem sempre compreendido, mas que considero válido porque conta muito dos bastidores dessa coisa tão importante chamada política, que hoje está satanizada, mas que é o único caminho possível para se chegar à solução dos nossos problemas seculares, não tenho dúvida quanto a isso.
Mais acertos que erros
Nesse tempo, busquei dar a múltiplas vozes a oportunidade de se expressar, e aqui reitero essa premissa de espaço livre e democrático, desde que baseado em fatos ou em alguma lógica palpável. Claro que não acertei sempre, mas quem acerta sempre?
Os obrigados
Os agradecimentos vão ao jornal, o DIARIosso de cada dia, e a sua editora, Samara Toth Vieira, pelo espaço e confiança, e também aos leitores que prestigiam esta coluna. E, claro, às fontes, que são as vozes que sussurram nos sensíveis ouvidos desse escriba suas informações e angústias.
A matéria-prima
O espaço é de informação, crítica, e até mesmo elogio, quando merecido. Lógico que todo mundo quer aparecer bem na foto, mas nem sempre isso é possível. Mas o político não pode reclamar. Tem partido e partidários que o defendem, tem palanque e horário gratuito em rádio e televisão para expor as suas ideias, e tem a notoriedade da função pública para sisplicar sempre que preciso.
O jogo jogado
O que quero dizer é que esta coluna não é feita para os políticos, é feita para os leitores que querem se informar sobre política. Isso pode não parecer diferente aos olhos de assessores, puxas e tal, mas faz toda diferença. E talvez seja aí que more a frustração das muitas personagens que não compreendem que hoje se fale bem e amanhã se fale mal. É do jogo.
Pra terminar
Num cenário nacional em que se sataniza política e políticos, esse é um espaço que se fala dela e deles. Pode não parecer muito, mas também não é pouco. É difícil e muitas vezes frustrante, porque assim é a política, mas é o trabalho desse espaço. Agradeço, mais uma vez, o prestígio e a crítica. Dito isso, vamos em frente que atrás vem gente.
Quem vai?
Partidos começaram nesse fim de semana a fechar suas chapas e homologar suas candidaturas. A correria é grande e a região da AMFRI tenta se moldar à voz do povo para apresentar candidaturas viáveis.
Manda brasa
O manda brasa peixeiro já tem candidato faz tempo. O barbudinho júnior, vereador Thiago Morastoni, é candidatíssimo com a benção da chama manda brasa para representar a chapa estadual na disputa.
Sinuca de bico
O MDB vai se virar nos 30 para atender os compromissos com candidaturas a deputado federal de fora, porém, com a importância da chapa de Mariani, terão que andar sobre ovos, restando a Thiago e ao prefeito barbudinho liderar a questão da dobrada oficial com Jorge Goetten da região.
Isolamento?
O que não se vê é qualquer movimento local ou regional do PSDB peixeiro. Depois que minha musa BBB Anna Carolina assumiu a sigla, muitas lideranças têm reclamado de sua falta de tato e gestão política para agregar forças internamente. Eitcha!
Revoada
Descontentes com essa questão prometem uma revoada nos próximos dias, seguindo lideranças regionais de peso, no sentido de apoiar o barbudinho júnior na disputa da cadeira da leleia. Será?
Difícil
Um tucano de bico frouxo lasca que não é fácil aguentar o pai da galega esculachando todo mundo e só pensando nos projetos pessoais dele. Diz o linguarudo que João Martins não é só pai de candidata, ele quer ser o dono do partido. Credo!
Protagonismo
A mulherada do MDB da Santa & Bela anda tão bem articulada que é capaz de, em breve, triplicar o número de candidatas mulheres a cargos públicos no Estado. E as líderes da sigla na city peixeira tão entre as mais engajadas na busca tanto por representantes mulheres, quanto por homens que façam políticas públicas pensando no mulheril.
Em Itajaí
Na última semana, a presidente do MDB Mulher Itajaí, Ivana Reis Teixeira, reuniu representantes regionais num evento pra discutir o papel da mulher na política e, ainda, falar sobre legislação eleitoral. O pequeno encontro contou com cerca de 40 lideranças femininas de cidades como Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Navegantes, Tijucas, Joinville e Porto União.
De berço
A vice-presidente do MDB Mulher catarinense, Cynthia Camargo Mariani, esteve na reunião e falou sobre sua trajetória na política ainda antes de conhecer o marido, o pré-candidato emedebista ao governo da Santa & Bela, Mauro Mariani. Filha de político, Cynthia é dessas que carrega nas veias o senso coletivo.
Igualdade
Por ter reunido tantas mulheres vereadoras, chefes de gabinete, primeiras-damas, deu pra ter uma ideia de quanto a sigla tá apostando em mulheres que fazem acontecer. É como dizem, ao lado de grandes homens caminham grandes mulheres e vice-versa. Sempre debatendo de igual pra igual. É assim que tem que ser!
Quatro da oposição
O vereador de oposição Otto Luiz Quintino (PRB) anunciou no fim de semana sua pré-candidatura a deputado estadual. Na teoria, é o quarto nome da oposição peixeira que deverá concorrer a uma cadeira na leleia nas eleições de outubro. Os outros, até agora, devem ser Anna Carolina Martins (PSDB), Nikolas Reis (PSB) e Maurílio Moraes (Solidariedade).
Unidos, mas nem tanto
Nos bastidores da política peixeira tem se estranhado muito esse movimento oposicionista. A turma, que é bem unida em querer apontar erros do governo municipal, não demonstra a mesma união quando o assunto é escolher um representante do grupo pra ter mais chances de ser eleito e representar Itajaí.
Qual o objetivo?
Os fofoqueiros de plantão dizem que, mais uma vez, o propósito é fazer sobressair o ditado “quanto pior, melhor”, ou seja, trabalhar primeiro pra que ninguém apoiado pelo governo se eleja, mesmo que isso custe representatividade e desenvolvimento à city peixeira.
Pensam no próprio umbigo
Quanto mais candidatos do município, mais votos serão divididos e menos chances teremos de eleger representantes daqui. Uma triste realidade que vai contra o desenvolvimento de uma das mais importantes cidades da Santa & Bela, que poderá ficar mais uma vez mendigando apoio de políticos de fora por pura picuinha político-partidária. Tá na hora disso acabar, pro bem dos itajaienses.
Empreitada
Um áudio pra lá de comprometedor de um militante político, o Belini, mas não é de Itajaí, em um grupo de Whats, afirmando que o filho do secretário de Obras da Maravilha, João Miguel, o Tatá (ex-PSDB), estaria com seu filho em um cabidão, digo, em um baita empregão numa empreiteira que presta serviços para a prefa.
Em cima
O MP deve estar em cima do lance, pois o fato já teria espalhado como fogo em pólvora. Quando este pançudo escriba diz que o “fogo amigo” atinge em cheio a administração das novas ideias, tem gente que acha que estou exagerando.
Pê da vida!
A primeira-dama Soneiva Cruz, a Sol da Barra Velha, que teve de ser exonerada de um cargão da prefeitura na terra do pirão, anda pê da vida. Pressionada pela questão do nepotismo, Sol ganhou o bonéu do maridão, o alemão Valter Zimmermann (PSD).
12ª Gororoba do JC
Gororoba do JC, há 12 anos, reunindo pessoas. Divulgue sua marca ou serviço na Gororoba - Contato: JC - (47) 98842.9084 (zapzap) e Maria do Carmo (47) 99770-9090 (zapzap).
