JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Deu de tudo
A semana que passou foi pra lá de confusa, deixando até este socadinho escriba que tem a missão de disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, frustrado, pois a classe política da city peixeira se superou.
Denúncias
O trio da oposição Nikolas Reis (PDT), Robison Coelho (PSDB) e Fernando Pegorini (PP) tá na crista da onda com a sequência de temas que expôs de maneira pontual e certeira contra o governo e sua estrutura política.
Perdas e danos
Os prejus políticos, em alguns casos, podem ser irreversíveis. Principalmente para o líder do governo e para a situação conquistada na piramidal desde o início deste mandato.
Baixas
A primeira baixa pode ser o vereador e pastor Edson (PR) Lapa, que finalmente parece ter se encontrado na linha de atuação e deve seguir de uma forma independente, mais alinhado à oposição, tratando de temas relacionados a sua liderança histórica. Provavelmente decepcionado com tudo que aconteceu.
A agenda
Com o governo pautando situações que afetam bases específicas de vereadores de “corrente contínua”, como a Dulce Amaral, que discordou de projeto que prejudica as agentes de atividade de educação, o governo pode ampliar a gritaria do contra e a crise se aprofundar. Com isso, dois do PR se afastam.
Talvez...
...a ansiedade de se trazer o PP de porteira fechada tenha antecipado uma situação de traição antes do tempo por parte do governo perante a base na piramidal. Isso pode ter afetado de maneira definitiva as relações.
Engôdo
Algumas figuras que presenciaram o movimento do vice Marcelo Saldré, ops, Sodré, e Gaspar Laus, aspirante a secretário de Planejamento, afirmam nos ouvidos deste temente ao Altíssimo que o prefeito barbudinho VM tentou levar barato o PP, que por sua vez se sentiu desprestigiado pela proposta.
Se atravessaram
Segundo os bizolhentos, Volnei sabia sim o que estava fazendo quando mandou enviados para diminuir o valor da vinda do PP. Agora vir com papo de traído, passando uma desculpa esfarrapada, fica evidente que, mais uma vez, o governo está perdido e mal intensionado na condução política.
Restou
Se Volnei foi traído pelo vice e pelo seu, hora amigo, hora inimigo, Gaspar Laus, terá que demonstrar com pulso firme que é um líder e dar aos dois o destino que se dá a traidores do rei.
PP reagiu
Na sessão da última quinta-feira, os progressistas peixeiros reagiram com força e deixaram claro que tão unidos e fechados em caso de ataque institucional a honra do partido por qualquer grupo enviado pelo prefeito. A semana que passou, com certeza, o barbudinho vai querer riscar de sua vida. Que comece a próxima sem perda de memória.
Cadê a prática?
Alguns perdigueiros da coluna ficaram de plantão durante o bombardeio da semana alimentando uma forte expectativa quanto à reação do vereador Rubens Angioletti diante das denúncias que pipocaram. Mas nada aconteceu. O homi indignado com a corrupção e a velha política calou-se diante dos fatos e congelou o discurso. Ué!
Batalha
Uma guerra fria vem sendo travada entre empresários e investidores do setor náutico. De um lado da disputa, o BC Port e do outro o Atracadouro Marina, que já está praticamente concluído e recebeu uma escala de navio cruzeiro, tem outras já previstas, recebeu inclusive a visita do Ministro do Turismo Marx Beltrão.
Disputado
O bagrão do Turismo nacional esteve conhecendo o projeto de alargamento da faixa de areia na semana que passou. A disputa estaria por conta do espaço limitado na Barra Sul.
Privilégio?
O espaço na Barra Sul vem sendo disputado por ofertas milionárias de investimentos no local. Depois não reclamem pela falta de investidores, pois quando aparece, dois, um tem que ser privilegiado, digo, contemplado.
Justifica
Essa briga entre dois grandes empresários na city praiana vem se arrastando desde o governo Periquito. A bronca sobrou para o prefeito pop star Fabrício Oliveira, que está com a batata quente nas mãos e acho que já é necessária a intervenção do Ministério Público.
Apurar
Até para apurar melhor a situação, porque um terminal portuário com capacidade para 16 mil passageiros e com investimentos previstos em mais de R$ 250 milhões de reais, não pode ser desprezado sem uma boa justificativa. A empresa já fez até vídeo que circula no what’s sobre o mega empreendimento.
briga
Em Porto Belo deu briga. Os vereadores vermelhinhos, Jonatha Cabral e Rosaura Rodrigues, que não querem que a tubulação de água de Bombinhas passe por Porto Belo.
Sede
Bombinhas está investindo em coleta de água do rio Tijucas, mas a tubulação teria que passar pela praia central de Porto Belo. Com isso, Porto Belo terá em troca a revitalização do calçadão da praia com infraestrutura turística e não precisa dividir a água com a capital do mergulho.
Infraestrutura
Porto Belo está bem na foto. Terá calçadão com deque, Ponte do Rio da Vina no centro e Praça do Centro (entregas em outubro), e Av. Celso Ramos, em sua primeira parte de pavimentação até a rótula (a ser entregue em novembro).
Brigaçada
Os governistas lascam que o PT briga que briga, e que no governo anterior dos vermelhinhos, do ex-prefeito Evaldo Guerreiro, também era assim e agora os vereadores mantém a mesma postura.
Pra frente
O que é preciso é que o prefeito Emerson Stein (PMDB) garanta que tudo está seguro e com as liberações de todos os órgãos para não dar merda ali na frente. Se garantir e assinar embaixo... Se tudo está dentro dos conformes legais e a população só tem a ganhar. Como diz o dito popular: é pra frente que se anda.
PR em Piçarras
O Partido da República tá se mexendo pra conquistar espaço na região da Amfri. Depois de Ilhota foi a vez de Piçarras fundar seu Diretório Municipal. Em solenidade no legislativo, no sábado, os republicanos comemoraram o ato e ovacionaram o deputado federal Jorginho como candidato a governador.
Renovação
O vice- prefeito da Maravilha do Atlântico, Carlos Humberto, representou o presidente estadual Jorginho Mello e fez questão de salientar sobre a necessidade de uma renovação séria na política brasileira.
Uma pá de abobrões
Um grande número de lideranças políticas prestigiou o evento, manifestando a importância da união em torno do desenvolvimento de Piçarras. O prefeito em exercício Flávio Tironi, vice-prefeito de Araquari, Gordo Jaspers, vice-prefeito de Ilhota, Joel Soares, vereadores Ademar Galo, Dalva Cristiane, Germino Medeiros, Antônio Pêra, Joao Bento Moraes, Maurino da Cunha e Álvaro Cezar Vieira, além do vereador de Penha Isac Hamilton da Costa. Além do presidente do PR da ex-capital do Jet Sky, Ângelo Margute.
Galego vazou
O ex-prefeito de Balneário Camboriú, galego Rubens Spernau (PSDB), deixou o cargo de secretário de Planejamento da prefa de Bombinhas. Será que vai ocupar um cargo no governo do prefeito pop star, Fabrício de Oliveira (PSB), apesar de jurar de pezinhos juntos que não? Hummmm...
Visita
O deputado estadual Ismael dos Santos (PSD), acompanhado do vereador da Maravilha do Atlântico, Omar Tomalih (PSB), visitou a choupana do socadinho escriba na semana que passou.
Votos
Na ultima eleição para deputado, Ismael fez na city peixeira mais de dois mil votos. E em BC fez 1,5 mil votos. Ismael mostrou ao colunista que a sua principal bandeira é o enfrentamento das drogas e o projeto Reviver (Rede Estadual de Atenção a Dependentes Químicos é voltado aos dependentes de substâncias psicoativas). Foi criado em 2013.
