JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Neymar no banco
Estamos caminhando para seis meses de gestão do prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (PMDB), frente à prefeitura de Itajaí. Volnei ainda não se encontrou politicamente. O que falta é um goleador...
Disputas
A agenda do paço, nos últimos tempos, tem sido tomada por investigações internas, perseguições a vazadores, orientação autoritária, cobranças, fofocas e divergências. Não precisa de calculadora para entender que a culpa é do comandante.
Terceirizado
Muitos críticos apontam como “o pior defeito do barbudinho” um costume antigo de terceirizar relações. Abobrões do governo não conseguem entender que até no celular do alcaide não haja privacidade, já que, dizem os bocudos, tem gente que responde como se fosse o prefeito as mensagens durante o expediente.
Parceiro oficial
É voz corrente nos corredores do paço da Vila Operária a ausência do vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), na articulação equilibrada das forças políticas e sociais do governo. Ninguém entende a razão de se deixar Sodré sentado no banco, se todos sabem que nesse campo o “homi” joga um bolão.
Energia
Sodré tem o dom de conviver com a crítica, ser pacificador, paciente e ter visão panorâmica do cenário. A ausência de uma pessoa com esse perfil já custou ao prefeito várias trocas de abobrões e derrotas no legislativo.
Hora de testar
Talvez tenha chegado a hora de testar a habilidade de Sodré na crise mais profunda vivida até aqui. Há problemas sociais, políticos e administrativos.
Quebrar a tensão
O governo do barbudinho vive um momento tenso. É preciso que alguém busque a mediação entre os pontos de tensão e a city peixeira, finalmente, goze de um governo organizado.
Fabrício e Colombo
O prefeito pop star, Fabricio Oliveira (PSB), esteve com o governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), ontem. Ele foi mostrar o estudo em relação à diminuição da orla de Balneário Camboriú ao longo dos anos.
Engordamento
Mostrou que o projeto de engordamento da praia deixou de ser uma questão estética e passou a ser uma questão de sobrevivência econômica.
Referencia turística
Colombo prometeu ajudar e disse que a questão não é só do interesse de Balneário Camboriú, mas de todo o estado. É isso aí... A Maravilha do Atlântico leva o nome de Santa Catarina pelo Mercosul afora e é a grande referência turística da Santa & Bela Catarina.
Furou o zoio
Daí que, coço o cocuruto, pensando: pra que secretário regional? Fabrício foi direto à capital manezinha falar com o Raimundão. Furou o zoio do homem pássaro, Edson Periquito (PMDB, que é o mandachuva regional.
Crime eleitoral?
Outdoor na city peixeira (Bizolhe no Blog do JC, no DIARINHO), dizendo que Periquito está se dedicando ao máximo para Itajaí ser melhor, assinado pelo secretário regional, Edson Periquito, para alguns pode se configurar como ‘crime eleitoral’ se Pirica for candidato ano que vem. Ou não?
Quero-Quero voltou
Enquanto o prefeito Fabrício estava em Floripa conversando com o governador Colombo, o seu líder do governo na casa do povo, vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero (PP), voltou a lascar o lombo de Raimundo, cobrando recursos para o hospital Ruth Cardoso.
Feinha
Leitor da coluna, peixeiro da gema mas que reside fora, diz lamentar que os outrora floridos canteiros de Itajaí, estão feios e abandonados. Ele não acredita que seja falta de dindim pra adquirir as plantas, afinal, o município tem um viveiro de mudas.
Quase lá
Os perdigueiros da coluna revelam que o presidente do PP peixeiro, vereador Fernando Pegorini, teria sido convidado pra uma segunda conversa com o prefeito Volnei. Na primeira, o ex-prefeito e ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini, participou.
Viu os dentes...
O segundo encontro foi apenas com Pegorini, quando Volnei convidou oficialmente o PP pra se agarrar na penca governista. Dizem que foi a primeira vez que Pegorini viu os dentes de Volnei que lhe abriu um largo sorriso. Volnei ficou de consultar seu conselho político e Pegorini o seu, do PP.
Lei da física
Até porque, com a chegada do PP, todos que estão alojados no governo têm que ceder um pouco. É a lei da física: dois corpos não ocupam o mesmo espaço e tempo. No caso, falta pouco pra oficializar o casório. Já que os vereadores do PP tão que tão louquinhos pra ser situação.
