JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Saia justa
Perdigueiros da coluna detectaram uma forte treta no gabinete do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (PMDB), que teve uma reunião com a base do governo na manhã de ontem.
A lista...
Dizem os perdigueiros que ao iniciar a reunião VM leu a lista de cargos que cada excelência excelentíssima da base foi contemplado para estabelecer aquela relação prevista pela coluna de patrão e empregado.
Azedou
Está virando costume. Alguns vereadores da base saíram da reunião cuspindo marimbondos vivos, fulos da vida com a cobrança do prefeito para que entreguem o que venderam. Ai, ai, ai que dor!
Desespero
Analistas sabichões de plantão, próximos ao reino, dizem que o prefeito barbudinho está entrando no modo desespero. Primeiro, porque quer manter suas decisões por pura teimosia, quando nomeou para chefe de gabinete alguém que assume com todas as letras que tem dificuldades de relacionamento.
Enquadrar
Assim sendo, o prefeito resolveu enquadrar a base política exigindo, com promissórias nas mãos, que os vereadores que vieram para a base em troca de benefícios, sejam-lhe cegamente leais. Ui!
Serenidade
Latem ainda os perdigueiros nos ouvidos deste socadinho que na falta de alguém que entenda de política para suprir a teimosia, o barbudinho teria assumido desastrosamente a tarefa enquanto aguarda a resposta ao convite feito ao ex-vereador sereno, Afonso Arruda (PMDB, para assumir a articulação da base junto a piramidal. Será?
É o custo
Tudo isso por um erro estratégico. Não fez autocrítica e continua rodeado de estrangeiros, que não tem nenhuma relação política com a base do governo.
À deriva
Sem falar na ausência de respeitabilidade da liderança do governo na piramidal que parece viver em outro planeta. O barbudinho está a deriva, sentenciam os analistas.
Pressão perigosa
Quando se coloca mandatários na parede, exigindo-lhes cega subserviência, a coisa pega. Muitos vereadores acabam se abraçando na viúva para manterem suas bases eleitorais, porém, aceitar tudo sem diálogo faz com que a pressão suba e as panelas não suportem.
Num phode!
Enquanto no governo passado proibiam os assessores de imprensa da prefa de atuarem nos veículos de comunicação privados, na administração do barbudinho Volnei acontece o inverso.
Programa e tudo
Estava ouvindo a 106 FM, ontem, e o assessor de comunicação da secretaria de Educação de Itajaí e presidente da juventude do Manda-Brasa, Osmar Teixeira (que é um guri gente boa, esforçado), anunciava sua estreia na segunda-feira no comando de um jornal.
Puxa
Nas redes sociais o que mais tem é foto do jovem agarrado com o prefeito Volnei Morastoni. Como fazer jornalismo desta forma? Ou o objetivo é mesmo defender o governo nos microfones?
Horário
Também me chamou atenção o horário. O expediente da prefa peixeira vai até às 18h. Como o jovem vai iniciar na rádio no mesmo horário? Quem vai preparar seu programa? Provavelmente, vão liberá-lo mais cedo pra chegar a tempo. Inicia sem credibilidade...
Complicado
O passarinho assobiador do outro lado da vala, pousado no telhado do paço do rio Itajaí-Açu, assobiou que a situação anda complicadíssima no atual governo. Infelizmente, o prefeito meio-careca Emílio Vieira (PSDB), encontra-se adoentado.
Pode voltar
A situação anda tão difícil, politicamente escrevinhando, que, nas bordas do ferry-boat dengo-dengo, em Navega-City, o comentário do povão é todo insatisfação. Diz que o PMDB pode voltar e com tudo em 2020.
Cirininho
E que uma pesquisa teria colocado o vereador de primeiro mandato, o advogado Cirino Adolfo Cabral Neto, o Cirininho (PMDB), sobrinho do ex-prefeito Aderbal Ramos Cabral, o Debinha Malvadeza (PMDB), disparado como provável candidato a prefeito. É o grande nome, embora ele seja pequeno...
Cenário difícil
Seis meses se passaram e, pouco aconteceu. Perderam a verba da merenda escolar de R$ 400 mil. E o conselho da merenda teria ido bispar do porque só ter frango. Tudo porque deu problema na licitação da carne vermelha. Licitações atrasadas. Enfim, a máquina pública tá se arrastando, quase parada. Oh, dor!
Futuro
Há quem se meta a analisar o futuro, com nomes como o de Cirino e do ex-vereador e ex-candidato a prefeito, Fredolino Alfredo Bento, o Lino (PMDB), que arrumou uma boquinha na saúde de Itajaí.
Aposta
O passarinho assobia, também, o nome do vereador Murilo Cordeiro (PT) como uma aposta como vice, em alguma chapa futura. Contudo, o tempo sempre será o senhor da razão...
Murchou
Já o ex-prefeito dengo-dengoso, Bob Carlos (PSDB), aparentemente murchou em suas pretensões de uma candidatura à leleia. Há quem confidencie que anda numa tristeza de dar dó. E que pode encerrar a carreira política. Que coisa, meu povo!
