JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Pano pra manga
Projeto da prefa peixeira que estabelece a data base do reajuste dos barnabés peixeiros, que deve ir à votação na noite de hoje, pode render dor de cabeça. O projeto teria dois problemas. Um de ordem técnico-jurídica. Purexemplo, qual o prazo de entrada e votação no legislativo? Datado de 25/05 o projeto entrou ontem na casa, pelo menos no site da câmara.
Antes ou ontem?
Se o governo lascar que entrou antes fica complicado, afinal, porque não deram transparência? Se entrou, ontem (e entrou!) porque já vai pra votação? Passou pelas comissões comandadas por nossos heróis legislativos? Outra situação cabulosa, segundo os perdigueiros da coluna, é que o texto estaria diferente do acordado em gabinete com a mesa de negociadores do sindicato dos barnabés. Tem a data base fixada no mês de maio pra revisão anual, mas tá faltando o IPCA (índice de revisão) no artigo 62-A. Ai, ai, ai qui dor!
Em casa
O prefeito meio-careca, Emilio Viera (PSDB), que se encontrava internado há quase um mês por conta de uma pancreatite, recebeu alta no dia de ontem. O burgomestre deve continuar o tratamento em casa. Saúde!
Isolamento
O prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (PMDB), pode se isolar ainda mais politicamente. Nos bastidores da piramidal casa do povo, o buxixo é de que com o afastamento por motivo de doença do líder do governo, o barbudinho júnior, Thiago Morastoni (PMDB), e Fabrício Marinho (PPS), tendo jogado a toalha, VM ficou sem sustentação no parlamento.
Ah, para né!
O buxixo que corre nos bastidores da piramidal, segundo os perdigueiros da coluna, aventava a possibilidade de o vereador Eduardo Ki-Massa (PRP) ser alçado a condição de líder. E vice-lider do governo seria a protetora dos animais, Renata Narcizo, do Solidariedade. Só pode ser piada. Nada contra, Ki-Massa ou Renata, mas eles acabaram de sentar na cadeira estofadinha. Ainda não tem estofo ou traquejo pra espinhuda função.
Não foram
Os três vereadores seguidores dos preceitos brizolistas, Paulinho Amândio, Nikolas Reis e Fernando do Ônibus não compareceram ao evento na sociedade da Vila Operária, no chuvoso sábado à tarde. Teve gente maldosa que disse que das duas uma, ou eles tinham compromissos mais importantes ou não tinham grana pra comprar presente pra vice-primeira dama, Kátia Saldré, ops, Sodré, que na verdade faz niver dia 3 de junho.
Convocadas
Brizolistas que deram as caras por lá se sentiram desconfortáveis com a história de que diretoras e secretárias de escolas, vinculadas ao PDT, teriam sido ‘convocadas’ pra marcar presença e teriam que levar um presente pra patroa do presidente e chefão do Semasa, Marcelo Saldré, ops, Sodré. Acreditam que se fossem convidadas a levar um agasalho, um alimento pra doar para uma entidade, aísim...
Pode não rolar
A Mesa Diretora da piramidal estaria querendo desfazer a parceria com a Combemi para o evento “Vereador por um dia”, que acontece durante as festividades de aniversário de Itajaí, quando estudantes da rede pública são alçados a condição de prefeito, vice-prefeito e vereadores. Tudo por conta da situação do vereador, o teacher Acácio da Rocha (PPS). Estão com medão de piadas e comentários maldosos.
Do PPS
O vereador Fabrício Marinho (PPS), em contato com a coluna, afirma que não está pdindo a cabeça do superintendente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL). Diz que essa decisão é da executiva do PPS, “pois a vaga é do partido e não temos nenhuma objeção que ele (Fabinho) seja a vaga do governo”, debulha Marinho.
Meia dúzia
Fabricio também comentou a manifestação pró-Fabinho, afirmando que foram cinco ou seis treinadores apareceram. Segundo ele, todos teriam interesse pessoal no caso.
Marinho na Habitação?
As bocas de tramela tão lascando que para compensar a derrota do vereador Fabrício Marinho (PPS) e do seu partido, o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (PMDB) teria oferecido a Marinho a secretaria de Habitação. Caso se confirme tal boataria, quem dançaria sem música é o boa praça Jucemar, o Juça (PDT).
Oposição depressiva
Ao contrário do que andam dizendo por aí sobre o vereador Thiago Morastoni (PMDB), a oposição é que deve andar meio depressiva, lasca a tchurma de bocudos. Os puxas alertam que mesmo de muleta por conta de problemas na coluna, o vereador marcou presença na cerimônia que faz de Itajaí referência no combate à corrupção. Apesar das dores, Thiago deu atenção a todos, sempre sorridente, como é costume.
