Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Treta


Treta

Segundo os perdigueiros da coluna, uma treta quente desencadeou a celeuma que levou a toda poderosa Raquel Gastaldi à estofada cadeira da chefia de gabinete do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (PMDB). Segundo os perdigueiros, uma conspiração chefiada pelo verdolengo Vilson Sandrini, sacudo pelo isolamento do barbudinho, pediu a cabeça da moça com apoio de alguns secretários.

Não curtiu

O barbudinho não gostou do cerco à protegida e acabou armando um rebuceteio interno, de dedo em riste, e acabou “desconvidando” o boa praça Gaspar Laus. Depois da confusão, Vilson Sandrini só tem um caminho: voltar à UNIVALI.

Escuridão

Ao velho estilo faroeste de ser, VM, mais uma vez, apostou no modelo patrão e empregado, enquadrando a equipe e impondo hierarquia corporativa em detrimento a um projeto coletivo de construção política. Funcionará?

Não dá uma dentro

O ex-vice-líder do governo na casa do povo, Fabricio Marinho (PPS), não consegue emplacar uma sequer. Desde a promessa de ser presidente da piramidal até hoje, o vereador não emplaca seus anseios quando a decisão passa pela Vila Operária. A última foi a de ter como resposta ao pedido da cabeça do Fabio Rezes na FMEL, uma homenagem em plena piramidal casa do povo diante dos seus olhos ao próprio Fabinho.

Protegido

Fabinho, se cercando de atletas e alguns vereadores de situação e oposição, fez frente à perseguição imposta por Fabricio e, mais uma vez, demonstrou que está protegido no cargo e na política. Depois de todas as promessas restou ser vereador da base. Talvez se o vereador mudar a agenda para mais propositiva quem sabe comece a ter sucesso em suas investidas...

Pegou mal

Por outro lado, linguarudos do paço municipal peixeiro cochicharam a este socadinho escriba que pegou muito mal, o que classificaram de teatro em forma de protesto, o que rolou na noite da última quinta-feira, na casa do povo, em defesa do superintendente da FMEL, o Fabinho.

Cavando a cova

Dizem os bocudos que, com a atitude de Fabinho, que indiretamente acaba pressionando o próprio prefeito Volnei Morastoni, o superintendente estaria cavando a própria cova. Além disso, os fofoqueiros palacianos garantem que Fabinho tá perdidinho no comando da FMEL. Arreda, cambada, desse jeito vocês não vão para o céu.

União

Uma intervenção no PPS, com apoio das bases, deve retirar do comando da sigla, Jorge Andrade. O vereador Fabrício Marinho, em contato com a coluna, esclarece que ele e o Eduardo Assis, em comum acordo, decidiram não participar da executiva da sigla. O nome escolhido pra ser guindado à presidência é do secretário-adjunto da Habitação, Cleiton Roberto, que deve trazer pacificação e união.

Gaspar lá?

Depois de ser preterido pelo gabinete do prefeito barbudinho, Gaspar teria sido convidado por algumas siglas para militar na construção de um novo projeto. Inclusive o PDT teria deixado as portas abertas para o ex-secretário regional. Quem conhece o advogado sabe que sua simpatia e carisma somados à sua experiência somariam em qualquer projeto.

Brasil que anda

O pior dessa crise toda que assola o país é que enquanto se vive em torno dela, o Brasil não vai pra frente. Tudo fica parado, em compasso de espera pelos próximos acontecimentos. Menos mal que tenha algumas exceções, como, por exemplo, por aqui, o programa InovAmfri, que na sexta-feira fez mais uma entrega, formando 50 gestores no curso de formação de líderes para a região.

Formando cabeças

Foram 40 servidores públicos dos municípios da Amfri e 10 estudantes nessa formação voltada a capacitar para gestão, liderança e inovação, tendo acesso aos melhores professores e aos mais modernos conceitos de gestão pública. Coisa de primeiro mundo. A ideia é formar cabeças que apresentem soluções criativas e inovadoras para os velhos problemas de sempre.

Nova política

O InovAmfri, que é um programa que contempla planejamento e formação em vários setores para a nossa região, traz visão de futuro e uma saída para o impasse que vive a política atual, de poucas soluções e muito desgaste. É a semente da política nova que cria condições de alinhar os municípios da Amfri às melhores práticas do mercado e da gestão pública mundial.

Errata

O nome correto da mana da Beth Bittencourt do Instituto de Previdência de Itajaí, que trabalha na Feapi, é Márcia Bittencourt. Ela está em rota de colisão com a superintendente Daniela Barbetta. O clima é tão feio que só falta dedo no zoio, puxão de cabelo, beliscões e mordidas entre a mulherada. O rolo medonho aportou no gabinete do prefeito. PMDB X PDT. Hummmm...

Superpoderosas

A mulherada tá mandando no governo do prefeito barbudinho. As meninas superpoderosas seriam a Raquel Gastaldi (Chefe de Gabinete), Silvia Vanderlinde (Procuradora Geral) e Beth Bittencourt (IPI). Mandam e mandam muito, dizem as línguas de tramela.

Combate à corrupção

Itajaí ganhou destaque em todo o Estado e o prefeito Volnei Morastoni merece os parabéns pela iniciativa de ser o primeiro município de Santa Catarina a regulamentar a Lei Anticorrupção. A lei foi sancionada em 2013 e tá em vigor desde 2014, mas nenhuma cidade aqui na Santa & Bela tinha se coçado.

Sanções pesadas

Prometer, oferecer ou dar, direta ou indiretamente, vantagem indevida a agente público; fraudar licitações; prorrogar contratos indevidamente; dificultar investigações... A lista é grande de crimes que podem ser cometidos por empresas contra a administração pública. A fiscalização realizada diretamente pelo município prevê multas altas, que podem até quebrar as trambiqueiras.

Dever de casa

As medidas anticorrupção não são apenas pra punir empresas. A prefa também vai ter que fazer o dever de casa e exigir dos servidores uma conduta ilibada. O lançamento do Código de Ética e Conduta é outra novidade anunciadaa. Alguns municípios já estão interessados em copiar a ideia pra implantar em suas citys. Com uma gestão inteligente, Itajaí pode, sim, voltar a ser referência pro estado.

Cadê os edis?

Engraçado que, dos 21 vereadores, a maioria parece não estar muito interessada na Lei Anticorrupção. Ou eles tinham compromissos muito mais importantes e inadiáveis, já que meia dúzia de gatos pingados deu as caras no evento histórico pra Santa & Bela. Na cerimônia, os vereadores poderiam esclarecer dúvidas sobre a legislação diretamente com o criador da Lei Anticorrupção, o ex-ministro Jorge Hade Sobrinho. Um desinteresse total.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Doutrina “Donroe”

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

TENSÃO NA AMÉRICA LATINA

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

Petróleo e poder

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões



Colunistas

Festa do deputado CH bombou

JotaCê

Festa do deputado CH bombou

Hospital de Camboriú

Charge do Dia

Hospital de Camboriú

Silêncio azul

Clique diário

Silêncio azul

Nova mancha na política catarinense

Coluna Acontece SC

Nova mancha na política catarinense

Efemérides para Itajaí em 2026

Coluna Fato&Comentário

Efemérides para Itajaí em 2026




Blogs

O sedentarismo oculto: por que ficar muito tempo sentado adoece mesmo quem “se exercita”

Espaço Saúde

O sedentarismo oculto: por que ficar muito tempo sentado adoece mesmo quem “se exercita”

Operação prende prefeito, servidor e empresário por corrupção

Blog do JC

Operação prende prefeito, servidor e empresário por corrupção

 Topografia da Ausência

VersoLuz

 Topografia da Ausência






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.