JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Tragédia nacional
Acho que todo mundo já entendeu o que acontece no Brasil e vem sendo desnudado há pelo menos dois anos. O que derrubou uma presidente eleita e está prestes a defenestrar um oportunista sucessor. Mas vamos lá...
Modus operandi
A grande desculpa pra essa bandalheira que assistimos é o financiamento de campanha. Que é uma desculpa pra roubar. Ao invés de chegar para o financiador e dizer “dá um dindim aí pro meu bolso”, dizem “precisamos de dinheiro pra campanha do nosso partido e tal”. A putada não gosta de ser chamada de ladrão. É título só pra pobre.
O pagador
O financiador, que dá o dinheiro, não o dá de graça. Ou alguém já viu empresário dar alguma coisa de graça? Então, ele superfatura tudo o que vende ao governo, impõe leis que o beneficiam, consegue empréstimos em bancos públicos e acaba com a concorrência não disposta a participar desse jogo de cartas marcadas.
O fato novo
Então surge uma turma de policiais, promotores e juízes disposta e preparada para investigar e passar o Brasil a limpo. E deu no que deu. E no que vai dar ninguém sabe. Porque no final de semana surgiu a notícia de que os recursos pra investigação foram cortados em parte pelo governo. A conferir.
Malandragem
Pegos com a boca na botija, inicialmente apavorados, alguns na cadeia, outros enrolados para o resto da vida, políticos e empresários safardanas optaram por estratégias diversas. os primeiros negando tudo, os outros entregando tudo.
Considerações
A política de negar é ótima. Porque cria uma espécie de indefinição, fica o dito pelo não dito, e os políticos acusados ganham tempo precioso para tentar salvar seus ricos pescoços.
O novo mata o veio
Tempo precioso porque eles sabem que um novo escândalo vai surgir rapidinho e o que está nas manchetes agora vai indo para a página 4 dos jornais e depois vira nota de rodapé. Ou seja, a desgraça mais nova enterra a antecessora. E os caras vão levando com a barriga.
Conclusão
Então, só o tempo vai dizer o que vai sobrar. Entre mortos e feridos, periga escapar todo mundo. Cheios de arranhões, mas vivos. E o Brasil, graças a essa desgraça, seguirá sua trágica história de gigante adormecido. E olha que nem chegaram a investigar a relação dos políticos com os bancos privados, pois se mexer...
Retorno do teacher
O vereador teacher Acácio da Rocha (PSDB) deve retornar hoje à sua estofada cadeira na piramidal casa do povo. Acácio foi condenado em primeira instância (e está recorrendo) por ter filmado relação sexual com uma menor e divulgado o vídeo. Ele tinha pedido o afastamento por 31 dias.
Clima ruim...
Os tucanos, nos bastidores, teriam recomendado que o edil esperasse a decisão do Conselho de Ética da sigla, mas Acácio deve voltar a sentar a buzanfa na cadeira estofadinha da piramidal. O problema é que o clima anda ruim na câmara. Os outros vereadores se cutucando pelo retorno do edil garanhão.
Encagaçados
Grande parte das nossas amadas excelências excelentíssimas estão encagaçadas com o retorno, até porque o receio é que os holofotes retornem pra piramidal. O engraçado é que um monte de vereadores fala nos corredores que a situação de Acácio deveria ser encaminhada à Comissão de Ética do legislativo. Contudo, até o momento, nenhum vereador botou o dedo na ferida.
De cabo a rabo...
A dinheirama da JBS irrigou uma porrada de campanhas país afora, algo em torno de 500 milhões de reais. Aqui na Santa & Bela Catarina teve até vereador (a) da região que recebeu oficialmente uns caraminguás da tchurma de bonzinhos da JBS.
Se pegando
As delações premiadas de bagrões da JBS que atingiram até o governador Raimundo Colombo (PSD) têm provocado faíscas entre mandatários de siglas peixeiras que estão agarradinhas na penca do governo estadual. A dama de ferro, presidente do PSD, Eliane Rebello, e o emplumado presidente do PSDB, Cícero Zucco, trocaram sopapos verbais nas redes sociais.
Não apagou
A ex-vereadora e ex-candidata a prefeita de Itajaí, a minha musa BBB, Anna Carolina, em contato com a coluna, declarou que não apagou postagens em que o ex-presidenciável e senador afastado, Aécio Neves, pedia votos pra ela. Afirmou que a mensagem de apoio circulou por zapzap e que nem tinha prestado atenção, já que prefere manifestações de pessoas nas ruas. Aham...
Última a saber...
A galega se diz “enganada” como milhares de itajaienses e milhões de brasileiros. Defende que Aécio seja afastado e que o PSDB deixe o governo do presidente com cara de vampiro de mordomo, Michel Temer (PMDB). Com relação ao senador tucano Dalírio Beber, Anna garante que tem mantido contato regular e que ele deve se defender das acusações. Lembra que o senador fez muito e continua fazendo pela city peixeira.
O filho tem dono
A BBB assegura que o que anda acontecendo com relação ao porto de Itajaí, tem o dedo do senador emplumado Dalírio. “Esses recursos e a atenção que vem sendo dispensada ao porto, com a liberação de recursos... Tudo bem que o prefeito Volnei Morastoni aparece na foto, mas é resultado de ações do senador em prol do terminal de Itajaí”, sustenta a galega BBB.
Todos iguais?
Por fim, diz que, infelizmente, em todas as siglas há atos de corrupção. “No PT tem a Dilma, no PMDB o Michel, no PSDB o Aécio. Infelizmente, vai acontecer sempre, porque as pessoas são falíveis”, lamenta.
