Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Inova Itajaí


O socadinho escriba, juntamente com o professor Sérgio Saturnino, almoçou na semana que passou com o secretário de Gestão e Coordenação da prefa de Itajaí, Luiz Carlos Pissetti, considerado por muitos “gente que faz”

O prefeito Jandir Bellini afirma que não vai pedir para os vereadores dizerem sim ou não para o projeto que repassa recursos do seu gabinete para a Itajaí Participações. “São recursos que saem de uma porta e entram em outra do poder público”, lembra o alcaide, em alusão ao repasse de um milhão e duzentos mil reais à Itajaí Participações.

Quatro mil empregos!

Jandir garante que o projeto está muito além e que sua implantação vai transformar a cidade, “sem ir muito longe, nos próximos cinco anos, numa nova Itajaí”. JB garante que existem quatro multinacionais interessadas, que devem gerar mais de quatro mil empregos de “qualidade”. No caso, ressalta que é necessário pensar na cidade.

Consciência

O alcaide JB enfatiza que não vai pedir aos vereadores que votem sim ou não. Acredita que os edis têm consciência e responsabilidade e que devem votar conforme suas convicções. “Quem votar contra, com certeza, será cobrado no futuro”.

O que o Provesi tem a dizer sobre os Centros de Inovação?

Esse intisicado conversou com o ex-reitor da Univali e atual Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina - José Roberto Provesi, que está diretamente vinculado ao secretário Paulo Bornhausen, pra bispar sobre o andamento dos centros de inovação a serem implantados na Santa & Bela Catarina.

Inova Itajaí

Provesi fez uma baita falação dizendo que Itajaí está patinando para colocar de pé o que ele considera “a melhor alternativa econômica sustentável para Santa Catarina e nossa região”.

Correndo atrás

Os outros municípios contemplados com os centros de inovação estão literalmente envolvidos e entusiasmados com os projetos. Segundo Provesi, a city peixeira será vista pelo “espelho retrovisor” se não agilizar o processo da Itajaí Parcerias.

Em toda parte

Provesi cita o exemplo do município de Tubarão onde o prefeito João Olávio e o presidente da Câmara de Vereadores, Evandro Almeida, levaram todos os membros da Câmara Municipal, deputados da Região Sul do Estado, imprensa e a Unisul para uma audiência com o secretário Paulo Bornhausen.

No Oeste

Todos reivindicando a instalação de um Centro de Inovação no município. Já Jaraguá do Sul, que desenvolveu um projeto intitulado Jaraguá Ativa, clama por dois centros de inovação. Lá no Oeste do estado, Joaçaba e Chapecó festejaram a notícia por terem sido contemplados com o projeto.

Na galega

Bem próximo daqui, a galega Blumenau aprovou com discursos “apaixonados” ao projeto Inova SC - assim como a Furb apresentou um modelo de Negócios e Governança para os centros de inovação, que deverá ser utilizado como referencial para os demais centros, diz Provesi.

Na capital da dança

Em Joinville, prefeito, câmara de vereadores, universidade e entidades empresariais aglutinaram forças para receber o centro de inovação. Na Capital do Carvão, Criciúma, e na Capital Moveleira da Bela & Santa Catarina, São Bento do Sul, o movimento não foi diferente.

Tá apelando

Provesi conta, também, que recebeu a visita do presidente da Câmara de Vereadores de Concórdia, Rogério Pacheco, onde o mesmo levou o apelo do legislativo daquele município solicitando um centro de inovação.

Todo mundo quer

O presidente da Câmara de Vereadores de São José, Sanderson de Jesus, enviou correspondência ao abobrão Paulo Bornhausen solicitando uma unidade ao município josefense. Enquanto isso, em Itajaí...

Viajou

Governador Raimundo Colombo (PSD) tem agenda marcada no início da semana com a presidente Dilma Russeff (PT) para selar o repasse no valor de 55 milhões de reais de uma verba específica ao turismo e que só quatro cidades receberam, entre elas São Paulo e Curitiba.

Prestigiadíssimo

Tal fato demonstra que o balneário mais procurado do sul do mundo também está pra lá de prestigiado com a chefona federal. Em contrapartida, o governador anunciou mais 15 milhões da Santa & Bela pra construção do tão esperado Centro de Eventos da Maravilha do Atlântico.

70 milhões!

Somando o valor dos repasses entre estadual e federal, 70 milhões de reais para obra. Enquanto o prefeito Piririca (PMDB) se utiliza de meios de comunicação locais pra meter a boca no governador, o Raimundão que de padreco só tem a cara, está levando o deputado estadual Dado Cherem (PSDB) como representante da região.

Fora da foto

Dado vai acompanhar a assinatura da verba, uma imagem histórica, e o prefeito psitacídeo não vai aparecer na foto oficial. Aliás, o terreno sendo do governo do estado, o alcaide terá até que pagar ingresso pra entrar no novo empreendimento em uma alusão clara de que não tá tão prestigiado politicamente quanto imagina.

Saiu correndo

Na semana passada, quando Piririca viu a água batendo no pescoço, tratou de nadar contra a correnteza e foi logo convocando o empresariado pra construir o Centro de Eventos sem a ajuda de ninguém.

Cadê? Cadê?

Até o momento que este pançudinho escriba dedilhava esta coluna, ainda não havia nenhum ricaço que tivesse manifestado interesse em meter 70 milhões em um terreno público, sem a garantia de retorno do empreendimento que há mais de 20 anos é prometido pra comunidade Maravilhosa.

Todo mundo prometeu...

Promessa que já serviu de palanque pra eleger muitos prefeitos, inclusive o Piririca, que agora vai ter que engolir seco, porque o dinheiro vai ser depositado pela Dilma essa semana e até lá ainda pode dar tempo de aparecer algum intere$$ado em bancar e manter a geringonça.

Vendendo ruas

O fato mais que me chama a atenção é que, quando colocam uma rua à venda, pode até ser 100% a mais do valor, como querem os vereadores Piruka e Flor em emenda ao projeto do vereador Nilson, que já previa o acréscimo da metade do valor avaliado pela comissão municipal e tramita na casa legislativa.

Vendido!

Sempre há disputa pelas áreas que só o governo declara como “inservíveis”, mas para doar uma área verde à cidade, construir uma escola ou até mesmo auxiliar o hospital, aí não aparece um e, quando encontra, ainda tem que ser feito através de Termo de Ajuste de Conduta com MP.

Inservíveis

Outras áreas devem ser declaradas inservíveis ou de utilidade pública e é importante o Ministério Público estar sempre atento. E tem um promotor que até me manda e-mail, dizendo que, pra vender uma área pública, tem que ter o mesmo benefício para população do que pra quem compra.

Passar nos cobres

Ainda assim, esse negócio de vender ruas e servidões não creio ser lucrativo ao povo que perde espaço na cidade a cada dia e já é carente de áreas naturais e de lazer. Quer ver só o tamanho do absurdo? A área para edificar a sede do chiquetoso prédio do Sindicato da Construção Civil de Balneário Camboriú foi doada.

Leram direitinho?

Doada, isso mesmo, doada no bairro dos Municípios, quase ao lado do hospital Ruth Cardoso. O sindicato mais forte financeiramente e em uma das cidades que mais arrecada no Brasil com o “potencial construtivo”, também conhecido como TPC.

Quando avança

Onde o construtor paga aos cofres públicos os metros a mais que ocupou, não pode doar uma área pública, enquanto uma série de entidades sociais e que prestam serviços de saúde e apoio das famílias ainda não têm um cantinho, quanto menos uma sede própria, e pagam aluguéis exorbitantes com a contribuição de seus associados ou simpatizantes. Maravilha maquiada!

Publicidade

Linguarudos de plantão alardeiam que determinada figura foi responsável por avalizar uma agência de publicidade e propaganda e ainda colocar a agência para prestar serviços na casa do povo da Maravilha do Atlântico.

Licitação e seleção

E isso tudo através de licitação e processo seletivo no qual algumas pessoas escolhidas, outras sorteadas, fazem o julgamento da agência vencedora, numa escolha particular que pode colocar qualquer agência lá no topo; se a pontuação dos avaliadores atingirem o maior índice, a agência é contratada.

Recomendar

Só que, com a nova lei que regulamenta publicidade nos órgão públicos em vigor há cerca de dois anos, as agências podem ‘recomendar’ profissionais para o sorteio e aí fica mais fácil achar aquele velho jeitinho brasileiro de resolver as coisas.

Metade

Com a metade dos profissionais indicados por determinada agência, sua pontuação pode atingir fácil os números esperados. Indo lá para os cornos da lua. Na linguagem popular, a estratégia também é conhecida como “cartas marcadas ou coringa”.

Da terra da garoa

Acho estranho o fato de uma agência de Sum Paulo prestar serviços na Maravilha do Atlântico, uma vez que a casa do povo é quem presta o maior exemplo e, ao invés de estimular a economia local com profissionais que atuam aqui, buscam uma agência lá da terra da garoa.

De zoio!

E até sei que vão se defender dizendo que foi através de edital e que não podem escolher quem participa. Espero que essa agência não esteja ligada aos esquemas publicitários de determinada sigla, a quem determinada figura que “indicaram” tem estreita ligação, e deixa o fato no mínimo estranho, pra não dizer suspeito. Estamos de zoio!

Abrir as contas

Aliás, com este assunto acredito ser prudente que o presidente da casa do povo, Nilson Probst (PMDB), abra a conta publicitária, mostrando quais os profissionais e veículos estão inseridos no cronograma para distribuição de verbas públicas. Seria uma atitude mais que sensata e transparente.

Caderneta

O ex-presidente Orlando Anjoletti (DEM) tinha essas contas mais fechadas que caderneta de agenda telefônica, ninguém podia abrir, só o Anjo. No início do ano, quando assumiu a presidência da casa, o xerifão Probst chegou a ameaçar o coronel Narbal Souza.

Sisqueceram?

Nilson lascou que não ia colocar a TV Câmara no ar porque havia empresas no governo municipal suspeitas de serem laranjas, algumas até com processos na dona Justa. Passaram uns dias e ninguém falou mais sobre este episódio. Alguém lembra?


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Parabéns à Caixa e os novos contornos da responsabilidade no jogo

Direito em movimento: esporte, jogos e entretenimento

Parabéns à Caixa e os novos contornos da responsabilidade no jogo

A(fundação) de Esportes de Itajaí

JotaCê

A(fundação) de Esportes de Itajaí

Itajaí quer implantar castramóvel

Charge do Dia

Itajaí quer implantar castramóvel

Itajaí em tons de ouro

Clique diário

Itajaí em tons de ouro

Federação União Progressista se aproxima de João Rodrigues

Coluna Acontece SC

Federação União Progressista se aproxima de João Rodrigues




Blogs

Com voto aberto, Câmara de Camboriú decide novo presidente nesta sexta

Blog do JC

Com voto aberto, Câmara de Camboriú decide novo presidente nesta sexta

 Quando o tempo desacelera

VersoLuz

 Quando o tempo desacelera

Microbiota intestinal: o centro oculto da sua saúde

Espaço Saúde

Microbiota intestinal: o centro oculto da sua saúde

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Blog do Ton

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.