JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Coisa vergonhosa
A vereadora bocuda e bonitona, Anna Carolina (PRB), esteve no Prefeitura nos Bairros, edição Cordeiros, na semana que passou. A loira deu um rasante de mesa em mesa e se encontrou com o alcaide JB.
O rodeio do CTG Independência da Querência, que aconteceu no fim de semana no Parque do Agricultor, na Baía, promete render dor de cabeça. O evento usa e abusa da estrutura do parque, gastando horrores de energia elétrica e água, e ainda cobra ingresso. A secretaria da Agricultura fica dois meses trabalhando pra realização do evento.
Os tubos
Mas o município não recebe nada. Cobram ingresso, está nas comissões da piramidal casa do povo um projeto repassando 30 mil reales de grana pública para o CTG. O socadinho escriba ouviu de alguns vereadores que não vão votar essa barbaridade. O CTG deveria pagar, afinal, cobra ingresso, usa luz, água, banheiro, tudo...
Puxando a sacaria
E, ainda, fizeram provas de laço, querendo puxar o saco do prefeito JB, da vice-prefeita Dalva e do secretário de Obras Zanelato. A diretoria de Defesa Animal de Itajaí interveio na palhaçada de porco ensebado e corrida da galinha, que foi cancelada. Menos mal.
Devolver
Aliás, se o projeto de repassar grana pública pra esse absurdo for aprovado, com certeza, lá na frente, terão que devolver os valores. O Ministério Público pode dar de laço na parada. Basta alembrar daquele almoço da maçonaria no Centro de Eventos de Itajaí. Receberam recursos e, depois, foram obrigados a devolver. Entonce...
Briga aumentando
A vereadora Dulce do Amaral, a rainha das merendeiras (PSD, por enquanto...), exonerou funcionária indicada pela vice-prefeita e presidente do PSD que trabalhava no seu gabinete. O assessor teria sido candidato a vereador e, avisado que teria que mudar de partido, ao não aceitar, ganhou o pé na buzanfa. Pai do céu!
Com frio?
Semana do município com uma gama de eventos comemorativos e ações. A maioria dos bagrões do primeiro escalão do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), não tem dado as caras. Apenas uma mixaria tem aparecido. O alcaide anda cabreiro com a situação, acreditando que falta comprometimento.
Buscar a cadeira
Vereadores cangurus de Itajaí, que tão só esperando pra ver o que vai acontecer, se o MD - Movimento Democrático nasce ou num nasce, e se com a brecha pra infidelidade partidária, digo, pulo, não perdem suas cadeiras. O presidente narigudo do PP peixeiro, Tarcizio Zanelato, já avisou que quem pular a cerca pode ficar enganchado no arame farpado...
Outros...
A situação pode fazer com que outras siglas também busquem na dona Justa a cadeira dos infiéis. Lógico que os vereadores só vão juntar seus paninhos de bunda e migrar para o MD se não correrem o risco de perder o cargo eletivo. Contudo, a situação vai gerar desgaste enorme. Aliás, já gerou...
Menos para a política e demais para os eleitores?
Os sabichões em política lascam que em Itajaí o MD, tal qual o PSD, será um partido sem base popular, sem convicção ideológica, com futuro incerto. Tão incerto que membros do PSD estariam migrando para o MD.
Se correr o bicho pega, se ficar...
Se for avaliar o comportamento que nossos amados vereadores apresentam, o potencial MD terá tempo de luta curtinho. Se o interesse é formado por edis que apresentam comportamento de independência ou de oposição ocasional por oportunidades políticas (leitura mais honesta na cultura político-partidária), terá o tempo do governo atual.
Meia dúzia
Se o interesse é tentar constituir um novo grupo de poder para fazer lastro eleitoral, a divisão do bolo diminui as forças de cada um, inclusive do MD. Além disso, a luta interna não seria pacífica porque os políticos de estatura média tenderiam a se converter em membros de alto clero.
Farinha pouca...
Na escassez o pouco é meu e não há sobras para ajudar a outros. É a lei da sobrevivência da espécie política ou a lei do só os políticos mais aptos sobrevivem. E qual a aptidão do MD?
Tiro no pé
Minha avó sempre dizia que os menores devem se preservar entre os grandes, e não sair com poucos para caminhar no deserto das possibilidades políticas. Na hora que bater uma sede medonha não fica ninguém para contar os sobreviventes. É bom pensar para além da gestão atual. O oportunismo político pode ser um tiro no pé.
Mais que resulta em menos
Os sabichões lascam ainda que os partidos políticos deixaram de ser referência para os eleitores. Mas estes mesmos garantem que partido político é motivo de rejeição ou de baita desconfiança a candidatos na hora de votar.
E num é?
Deixar de perder pode ser uma vantagem competitiva. Contra esta análise os migrantes políticos dizem que é necessária uma nova força política, uma novidade no cenário. Nova com os mesmos? Qual a novidade? Parece mesmo mais uma luta interna, um olhar para si, uma busca de espaço sem mudar o texto, somente a dramatização.
Menos, muito menos...
E como alguns diziam antes: com mais vereadores garantiremos uma puta de uma representação e a população terá um resultado melhor. Quem defende este argumento hoje? Onde estão os defensores dessa ideia? Mais, neste caso, tem resultado com menos, muito menos.
Voltando
O secretário de Administração da prefa de Itapema, Fábio Hachmann, deve deixar o cargo no final deste mês e retornar ao batente na Leleia, no gabinete do deputado Dado Cherem (PSDB). Fábio, que foi secretário regional de Itajaí, cumpriu com a missão de ajudar a arrumar a casa com o prefeito Rodrigo Bolinha (PSDB).
Juventude
O novo vice-presidente regional do PSD Jovem, vereador de Brusque, Roberto Prudêncio Pedro Neto, esteve com o governador Raimundo Colombo junto com o secretário regional de Brusque, Jones Bósio. Os três almoçaram juntos e confirmaram que o PSD terá como foco a juventude em nossa região. Foto no Blog do JC.
Governador lá e não cá!
O governador com cara de padreco, Raimundão Colombo (PSD), tem agenda lotada segunda-feira, na terra da pedrada e do tiro ao vereador, Camboriú. O homi vem que nem papai Noel, com a sacola cheia de dinheiro para distribuir em obras de infraestrutura na city.
Na terra da pedrada
O chefão-mor da Santa & Bela Catarina deve passar pelo morro do Encano (acesso de Itapema para Camboriú) pra nem passar por perto de Balneário Camboriú, onde o prefeito rejeita verbas públicas e ataca companheiros.
Num quer!
Poderia estar prestigiando os repasses em que a Maravilha do Atlântico recebeu o maior volume de verbas da história político-administrativa, mas Periquito num quer de jeito nenhum fazer palanque ao Raimundão na cidade que administra.
É o amor...
Contudo, pra pegar carona no avião do governador e aparecer na foto oficial, o alcaide bate asas e sai voando rumo à capital federal, Brasólia, só pra ver Colombo. É o amor, que faz eu pensar em você e esquecer de mim...
Careca de hoje
Na sexta-feira passada rolou reunião do outro lado da vala, do prefeito Bob Carlos (PSDB) e seu estrelado secretariado. O encontro foi pra discutir sobre planejamento de trabalho, níver do município, PPA Plano Plurianual, etc e tal. Dizem que os brigões Juliano de Maria e Samuel Paganelli (ambos tucanos) não constaram da pauta.
Contudo...
...a dupla emplumada, formada pelo presidente da câmara (Juliano) e secretário de Saúde (Samuca), que estão rachando não seus bicos, mas a sigla, pode ter feito com o que o alcaide Bob Carlos dissesse que o seu candidato a sucessão HOJE é o vice-prefeito Emilio Vieira (PP). Hummmm...
Marcha lenta...
Confesso que tinha curiosidade em ver a polêmica Marcha da Maconha neste domingão de sol, mas acabei acordando mais tarde, porque só trabalhador de verdade pode se dar o luxo de drumir um pouquicho além do que o despertador deixa.
CQC Itajaí
Hoje rola o Proteste Já, do CQC, sobre a praia Brava. Na verdade, o que se discute é a praia Brava e não o canto do Morcego, que é intocável. O triste é que na hora de discutir o Plano Diretor, nas audiências públicas, a maioria que aparece na TV não foi...
