JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Santa Catarina é show
A Santa & Bela Catarina tem dado o maior exemplo de civilidade que o país poderia ter. Modéstia à parte, porque sou catarinense de coração, mas me preocupa porque comparados ao Brasil, somos apenas uma vila, ou um bairro da federação, onde grande parte vive uma guerra civil, totalmente fora dos controles do Estado. Isso enfraquece as instituições representativas do povo e sua própria representatividade. Atentem!
Bom protesto a todos!
Se a ordem não for estabelecida, daí sim o progresso está condenado. E mesmo que os filhos teus não fujam a luta, é preciso ter consciência para saber o que se está cobrando e aonde se quer chegar. O estado de sítio, a repressão militar e o autoritarismo não podem surgir como uma nova bandeira salvadora da pátria, porque seria um retrocesso. Avancemos com paz e sabedoria pra que ninguém saia machucado.
Num se acerta
A presidente do sindicato dos barnabés, Elianinha, louvou as negociações iniciadas com a prefa de Itajaí e uma servidora lascou que não era bem ansim. Tem greve à vista na próxima quinta-feira. Prova de que nem tudo é consenso entre os servidores. Acredito que se rolar a greve, que busquem direitos, mas prestem atenção nos deveres para com o cidadão que é quem paga a conta e leva na espinha, sempre...
Louvável e lamentável
Bonita a manifestação que tomou conta das ruas da city peixeira na noite de quinta-feira, com pessoas indignadas com tudo que acontece neste país, onde farta tudo: saúde, educação, segurança e nos tiram o couro em impostos e sobra corrupção. Protestaram pacificamente em frente ao paço, tudo bem. Agora ir gritar na frente do prédio onde mora o prefeito é uma atitude digna de néscios.
Lá no São Roque
Os línguas de trapo mais afoitos dizem que a primeira sessão itinerante da casa do povo piramidal, lá no São Roque, deixou os amados representantes públicos tremendo, não de medo das manifestações, mas do frio medonho que fazia, horas antes da entrada do inverno.
Projetos importantes
O ambiente do salão paroquial testemunhou projetos importantes ao desenvolvimento da cidade, como a histórica redução das tarifas dos busões coletivos na amada Itajaí. A oposição deitou e rolou com o fato do alcaide JB só ter se coçado para conceder o benefício após o berreiro dos peixeiros.
MP da tia Dilma
Acontece que a Medida Provisória da presidente Dilma, que possibilitou a desoneração fiscal, foi assinada no dia 31 de maio em Brasólia, passando a ter validade no dia 1º de junho de 2013 para os municípios que quisessem aderir. Nessa semana o vereador Tiago Morastoni (PT) ingressou com uma indicação para rever as tarifas.
Hoje baixou
A reunião ocorreu esta semana no paço da Vila Operária, definindo a planilha de custos e alterando a legislação municipal no dia seguinte, com aprovação unânime do legislativo para que a medida passe a vigorar a partir da zero hora deste sábado.
Itajaí na frente
O vereador e líder do Governo, o sereno Afonso Arruda (PMDB), destacou que Itajaí foi o primeiro município da Santa & Frienta Catarina a abrir mão do ISS, estimulando ainda mais a redução das tarifas do que prevê a proposta do Governo Federal e que o subsídio ao óleo diesel, através do Governo do Estado, também poderia contribuir para baixar ainda mais o valor do transporte coletivo aos usuários. Acorda,Raimundão!!!
Nelson Ned
Um morador da região do São Roque, empolgado com a visita dos vereadores na sessão itinerante, tinha uma piada pronta. Ele perguntava a quem encontrava se sabiam que aquele túnel pequenininho, que passa por debaixo da BR 101, pra quem vai pro São Roque e que a Auto Pista Litoral quer fechar, foi denominado de Nelson Ned. Nenhum vereador sabia ainda.
Não estava como Thá!
Na decisão liminar que brecou qualquer tipo de construção nas margens da estrada da Rainha, a juíza Adriana Lisboa sentenciou o que já era visível ao público. Sem adentrar na validade dos alvarás expedidos e na presunção de legalidade e legitimidade dos atos administrativos, constata-se que quando da emissão das autorizações, o problema na área ainda não existia, ou seja, quando aprovados os projetos pelo município ou eventual corte de árvores/mata, a estrada da Rainha não estava na situação que hoje se encontra, motivo suficiente para que se suspendam as ordens administrativas de construção até sua reanálise, em virtude de fatos novos surgidos.
Fatos novos surgidos
Os fatos novos podem vir a ser ainda o vencimento, desde 2009, do alvará da Fatma que autorizava o corte de árvores somente na barra do vestido da Rainha e não até a cintura. A magistrada deve avaliar ainda uma solicitação do MP, de dano moral coletivo, pois o promotor André de Mello pede o valor de uma multa mínima de 50 milhões de reais pela exposição negativa que o município teve com o fato.
Dublê na SDR
O dublê de vereador da Maravilha do Atlântico, Claudir Maciel, deve assumir a secretaria de Desenvolvimento Regional de Itajaí no início do mês gelado de julho. Se assumir, espero que não entre numa geladeira, porque deixa sua vaga na casa legislativa como o principal e único articulador da oposição na casa de leis.
Melado ou sem melado?
Tem até quem diga que o próprio PMDB apoia a ideia de tirá-lo do parlamento, colocando a Eliane Rebelo de escanteio em um posto na administração municipal de Itajaí. Claudir deve assumir só após a eleição do diretório estadual do PMDB, no final deste mês, prova de que o acordo ainda não está selado e pode melar, como já melou por vezes...
Não espante os justos
E linguarudos de plantão afirmam que tem empresário bagrão que já estaria negociando uma área nas proximidades da Rainha com um banco estrangeiro, vendo a dificuldade de edificar seus planos, ou melhor, seus espigões no local. Que sirva de exemplo aos imorais, mas que não espante os justos.
