JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Grito das ruas
Os nossos amados heróis legislativos de Itajaí deram as mãos pra rezar um Pai Nosso na sessão que rolou no São Roque, zona rural de Itajaí, na semana passada. Tem que rezar e muito pra pararem com essas picuinhas políticas e pessoais, e trabalharem mais e mais pelo bem da coletividade
É importante a classe política acordar para o grito das ruas, para as manifestações que pedem mudanças e resultados daqueles que foram eleitos pra proporcionar saúde, educação, segurança e habitação dignas. O povo anda cansado. Contudo, também é importante respeitar e resguardar nossos avanços democráticos que nos permitem, inclusive, ir pras ruas protestar.
Reunião dos abobrões
Na sexta-feira teve reunião dos secretários estrelados do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP). Entre diversos temas tratados, o alcaide comentou a manifestação pacífica que ocorreu em Itajaí e parabenizou os participantes pela maneira civilizada com que foi realizada. Não tiraram uma flor do canteiro, o município não teve prejuízo, como aconteceu em outras cidades, teria enaltecido o alcaide.
Lamentou
O único episódio lamentável que deixou o burgomestre chateado foi que cerca de 50 pessoas foram pra frente do edifício onde reside, na Beira-rio, e gritaram palavrões numa ofensiva pessoal ao prefeito. JB tá calejado com os percalços da política e do cargo, mas lamentou que seus vizinhos, que nada tinham a ver com o berreiro, foram incomodados pelo que o articulista já nominou de néscios. Ah, um balde de água gelada!
Greve
O secretário desassossegado de Coordenação e Gestão da prefa peixeira, Luiz Carlos Pissetti, é o comandante da comissão composta também por outros bagrões do governo JB pra negociar com os barnabés que marcaram o início de uma paralização pra próxima quinta-feira. O governo tem que analisar 30 pedinchos dos servidores, pra ver o que dá pra fazer.
Não muda!
Já o JB tem batido na tecla de que é o prefeito de todos e não apenas de alguns, e que tem compromisso e responsabilidade para com o município e, também, com o futuro dos servidores. A folha, purexemplo em abril de 2009, era de 11 milhões e, em abril deste ano, sem aumento, tava em 22 milhões. Tudo por conta do Plano de Cargos e Salários que faz com que a folha suba todo mês quase 1%.
Na França
O prefeito JB viaja amanhã, terça-feira, para França, onde se encontra com a organização da regata francesa Jacques Vabre a convite da organização do evento. O secretário de Educação, Zé das Medalhas, ops!, Edison d´Ávila, e o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Paulinho Bornhausen, o acompanham.
La Havre
O prefeito e presidente da Amfri, Leonel Martins (PSDB), o secretário executivo da entidade e coordenador da regata Jacques Vabre em Itajaí, João Luiz Demantova, também fazem parte da comitiva que estará em terras francesas. Na oportunidade, será assinado o contrato com o governo do estado que permitirá a realização da parada em Itajaí, que zarpa dia 16 de novembro e chega a Itajaí dia 1ª de dezembro.
Conhecerem-se melhor...
Na reunião de secretariado na última sexta-feira no paço da Vila Operária, ficou definido que o próximo encontro do primeiro time será num sábado, em local retirado, onde, além da reunião, os abobrões do primeiro escalão irão se conhecer melhor. Hummmm...
Escolinha Periquito e Pavan
O homem-pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), da Maravilha do Atlântico, se fez de cego ao afirmar que ninguém tinha lhe pedido pra baixar a tarifa dos busões da city. Com isso o alcaide psitacídeo confirma que não tá nem aí pro povão.
Pavão
O alcaide Piririca mostra que estudou na mesma escolinha política do seu concorrente, o ex-prefeito Leonel Pavan (PSDB). Piririca concedeu 15 centavos, abaixo do valor que o busão cobrava, numa clara alusão ao seu partido que ocupa a numeração de número 15 nas urnas.
Do mesmo saco...
O modelo Pavan que lotou os ramais da prefa com final 45, mesmo número usado pelos tucanos nas urnas. Pavan, também numa atitude de reizinho, nomeou a rodovia de acesso às praias com o nome de seu pai, Rodesindo Pavan, com as iniciais LAP, Linha de Acesso às Praias, ou simplesmente Leonel Arcangelo Pavan. É impressionante como o poder faz com que as farinhas se misturem e se pareçam...
Ninho tucano
Expectativa de novidades entre o tucanato catarinense na próxima semana com relação à data de realização (ou não) da convenção estadual, suspensa desde abril último diante das disputas internas entre o deputado Marcos Vieira e o senador Paulo Bauer.
Namorador Aécio
O fato é que a definição ficou para uma conversa entre o senador, o atual presidente Leonel Pavan, e a executiva nacional, agora sob a presidência do mineiro e namorador Aécio Neves. Pavan, nos últimos dias, andou reclamando da falta de colaboração de alguns bicudos como os integrantes da bancada estadual, leia-se deputados, que empurraram a responsabilidade para o tucano-mor.
Pacificar os emplumados
A data inicial prevista para a nova convenção seria, em princípio, dia 6 de julho próximo, com a possibilidade da presença do presidente nacional Aécio Neves para tentar pacificar a turma. O fato é que ainda está o dito pelo não dito e o temor de alguns tucanos antigos e de pura cepa é que o imbróglio acabe acarretando novas evasões do partido como muitas que já aconteceram aqui pela região e pelo estado afora.
Absurdo!
O escritório da advogada e vereadora BBB: bocuda, bonitona e brabona Anna Carolina (PRB) foi arrombado na madrugada de sexta-feira pra sábado. A sala fica no prédio onde trampa uma penca de advogados da Martins Advogados Associados. Segundo a parlamentar, surrupiaram papéis importantes e o seu computador pessoal, numa clara alusão de que o crime é político.
Enfrentamento
O perrengue que a vereadora diz ter não é apenas com relação ao governo. Dentro da casa do povo parece haver um enfrentamento com outro vereador, daí esse rolo de que tem dossiê pra lá e pra cá. Acredito na nossa democracia consolidada e só posso repudiar qualquer tipo de violência que seja perpetuada contra a vereadora, seja fruto da criminalidade crescente ou terrorismo político. Imagens nas mãos da polícia podem identificar o ou os bandidos.
Perdeu o foco
O berreiro das manifestações não é contra os atuais políticos e sim contra o modelo que aí está. Assim como em outras cidades Brasilzão afora, teve berreiro na Capital do Mergulho, Bombinhas. Cerca de 50 pessoas bateram pé, berrando contra a prefeita bonitona Paulinha da Silva (PDT), com gritos de ordem: sai da toca, Paulinha!
Perdeu-se
Infelizmente, a prefeita, que parecia ser uma esperança pra bela cidade litorânea, não tem feito um governo de transformações, é o mais do mesmo em curso. O griteiro de meia dúzia de gatos pingados, embalados pelo feito dominó que ocorre país afora, partidariza e demonstra a perda de foco.
Amanhã
O professor Nahor Lopes, que foi candidato a vereador do PT, na eleição de outubro do ano passado, afirmou na mídia que vão fazer uma nova manifestação amanhã, saindo da frente da Univali com destino à piramidal casa do povo, onde deve rolar sessão. Bacana, legal. É o povo na rua, pedindo melhorias, inclusive e, principalmente, do que aí está na seara federal.
Será que será?
Tenho em alto apreço o professor Nahor, contudo coço o já devastado cocuruto mi priguntando que se o mestre tivesse sido eleito vereador tava organizando movimento? Estaria amanhã lá na sessão do legislativo peixeiro, cumprindo com a obrigação que lhe foi delegada, ou estaria na rua com megafone em punho?
Fórmula Um
Kombi da rede pública municipal de ensino peixeira, que leva e traz os pequerruchos residentes no antigo terreno do Patussi, tem costume de transitar voando em frente ao canil municipal, numa via de barro. O que coloca em risco a vida de moradores, das crianças e dos animais que circulam por ali. O Zé das Medalhas, ops, Edson dÁvila, secretário de Educação, tem que puxar as duas zorelhas do folgado.
Miragem?
Tem político de Itajaí garantindo que o MD não é Mobilização Democrática e sim Miragem Distante. Tem quem acredite que existe, mas é uma miragem. Ou não? Qui coisa, meu povo!
