Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Umbigos


O vereador Thiago Morastoni (PT) voltou recentemente da Zoropa, onde visitou alguns países. Entre os dias 20 e 22 de junho, fez um curso sobre energias renováveis, em Londres, na Inglaterra. Lá, também participou de uma reunião do Parlamento Europeu, sobre energias renováveis e eficiência energética. Além disso, o vermelhinho visitou a Escola de Medicina da Universidade de Sourbonne, na França, onde acompanhou alguns projetos na área da alimentação saudável implantados com sucesso em Paris, que estão diminuindo gastos com saúde. O objetivo é tentar implantar algumas das novidades em Itajaí. Para constar, passagens, hospedagem, curso, bem como todas outras despesas, foram pagas com o dinheiro do próprio vereador.

O líder do governo JB na piramidal casa do povo, o sereno vereador Afonso Arruda - na imagem com o vice-governador e presidente reeleito do PMDB barriga-verde, Pinho Moreira -, foi idolatrado pelos vereadores de oposição, na semana passada, no debate feito nas páginas do jornal que todo mundo lê, até quem diz que não...

O povo foi pra rua pra pedir o quê? Qualidade na representação política. Muitos afirmam que os políticos só pensam em seus excelentíssimos umbigos, são coorporativos, usando o orçamento público pra vantagens pessoais. Quando a busca da sociedade é pra que o retorno do seu voto, de seus impostos, se dê através da qualidade do serviço público que deveria ter maior resolutividade.

Quem ganhou

Sou um defensor do trabalhador. Agora, o que não posso é me deixar levar pela emoção ou por raivinhas que não têm crédito. Acredito que os barnabés mereçam ser bem remunerados, como qualquer categoria. Contudo, necessitamos pensar no conjunto da cidade, na sua população, porque este ou aquele governo passa e nós ficamos aqui, trabalhando, lutando em prol da coletividade. E nesse contexto tá a importância do servidor.

Num pode!

Os servidores não podem ser corporativistas, como a sociedade acusa os políticos. Tem que pensar no hoje, no amanhã. Tem pautas legítimas de problemas de décadas, mas que não se resolvem num piscar de olhos. Além disso, em uma economia estável, quem este ano ganhou 9% de aumento? É preciso que os servidores e o poder público busquem uma alternativa, pra que o povão não venha a ser penalizado por seus corporativismos.

Casa da moeda

Além disso, não vi ninguém fabricar dinheiro. Só a Casa da Moeda, e isso tendo lastro pra lançar nossos sagrados reais. Quando se aporta recursos em uma situação, tem que cortar em outra. Vai pra um lado e falta do outro. Não tem como!

Pressão

Achei um absurdo o que um abobado fez, de colocar o nome de professoras em greve num cartaz na porta de uma escola de Itajaí. Ilegalidade e pressão psicológica inaceitável. Agora, há uns sem-noção que tentam ficar policiando o trabalho da imprensa. Querendo que se tenha a mesma opinião que repassam. Ficam berrando por controle da mídia e ao mesmo tempo – contraditoriamente - defendendo a liberdade de expressão.

Verdade???

Será mesmo que, numa época em que o país cobra guerra à corrupção, tem vereador de situação na Maravilha do Atlântico atravessando o sinal???? Corre buxixo de que a figura está visitando construtoras a fim de oferecer seus “préstimos” para a aprovação de projetos. Arreda, raça de linguarudos! Oh, coisa!

Deodato Plim-Plim

O ex-candidato a prefeito de Itajaí, sem-fraturas Deodato Casas (PSDB), apareceu na Vênus Platinada na manhã de ontem, concedendo entrevista ao baixinho Tande, onde, além de falar da paixão pelo Brasil, ainda deu uns toque sobre a sagrada terrinha peixeira.

Desunião

O prefeito Bob Carlos (PSDB) do outro lado da vala reuniu-se na sexta-feira passada com presidentes de partidos, vereadores, entre outros estrelados. A pauta do encontro foi marcada por dois pontos: a leitura das manifestações no país, com o cenário político, e pra iniciar a organização em que o grupo apoiaria alguns candidatos em 2014, sem mencionar um único nome.

Num sabe

Em um determinado momento da reunião, o alcaide Bob Carlos lascou que não sabe quem será o próximo candidato a prefeito. E avisou que não se impõe candidato goela abaixo, lembrando que o povo não escolheu ainda um nome. E avisou que se o grupo rachar não vai apoiar ninguém. Já que nas internas existem disputas acirradas.

Eu, eu, eu!!!

O grande problema é que todo mundo acha que pode ser o próximo candidato a prefeito. Não foi falado, mas a brigaçada por espaço entre os emplumados, presidente da casa do povo, Juliano de Maria, e o também vereador que tá no cargo de secretaria de Saúde, Samuel Paganelli, rende até hoje nas ruas e redes sociais. Um quer destruir o outro. Ou seja, com essa atitude, nenhum deles vai chegar...

Parceiro

Por fim, o burgomestre emplumado Bob Carlos debulhou que será parceiro na próxima eleição, se o grupo ficar unido. E se continuarem na brigaçada, tchau, tia Chica, vai cuidar unicamente de cumprir a missão que lhe foi delegada pelo povo e nem adianta que não vai apoiar nenhum dos pretensos postulantes. Ou seja, tem que ter paz e união.

À Leleia

O PSC da Capital da Calcinha e do Biquíni pretende lançar o nome do secretário de Turismo, Miro Santos, pra ser candidato da sigla a uma cadeira estofadinha na leleia. Esta semana Miro deve se encontrar com o ex-deputado federal Adelor Vieira pra conversar sobre o assunto.

Thiago no Campeche

O vereador Thiago Morastoni (PT) organizou neste final de semana um encontro com a comunidade do bairro Campeche, na zona rural de Itajaí. O bate-papo ocorreu na tarde de sábado (30), no salão da capela São José, e também contou com a presença do deputado estadual Volnei Morastoni (PT).

Comunidade esquecida

Cerca de 60 pessoas participaram da reunião e contaram aos parlamentares as principais dificuldades que enfrentam hoje vivendo naquela região afastada da city peixeira. A comunidade do Campeche anda meio esquecida pela administração municipal e fez uma série de reivindicações ao vereador vermelhinho.

Cartinhas em casa

Entre outras coisas, o povão da zona rural pediu a ampliação da única escola que existe no Campeche, com a implantação de uma creche no local; mais segurança aos moradores; melhorias nas estradas de chão batido - hoje esburacadas, e nos pontos dos busos, que tão sem cobertura; e ainda que as correspondências sejam entregue nas casas, pois hoje os Correios deixam as cartas em uma empresa próxima, para que as pessoas busquem.

Vai procurar o prefeito

Thiago Morastoni pretende marcar uma reunião com o prefeito Jandir Bellini, junto com alguns moradores, para mostrar as dificuldades enfrentadas hoje no Campeche. “Sabemos que o município não vai resolver tudo do dia para a noite, mas muitas das reivindicações da comunidade são simples e podem ser resolvidas rapidamente. Meu papel, como vereador, é levar ao prefeito os anseios e dificuldades enfrentadas pelas cerca de mil pessoas que moram atualmente no Campeche e cobrar que algo seja feito para melhorar a vida desta comunidade da zona rural, hoje esquecida pelo Executivo Municipal”, destaca o vermelhinho.

Pressão no iglu

A notícia da possível saída de vereadores do PP de Piçarras chegou aos ouvidos do pinguim chefe do iglu, Umberto Teixeira. O ex-prefeito não gostou muito da ideia e convocou uma reunião interna que contou com a presença do deputado Silvio Dreveck, para pressionar os parlamentares e tentar arrancar a verdade dos desertores.

Pressão gelada

Apesar da pressão gelada, os vereadores não abriram o bico. Assim como o ex-prefeito sempre fez, os parlamentares utilizaram o discurso de boa vizinhança e aguardam a criação do novo partido, a Mobilização Democrática, pra correr pra fora desse iglu, que parece ter se desprendido do iceberg e vem rumando sem direção pelos mares gelados do sul.

Pinguins nervosos

Enquanto alguns pensam em sair, outros pinguins ainda não assimilaram a derrota nas urnas e promovem ataques desvirtuados nas redes sociais. Tem um pinguinzinho, que agora se agarrou nas costas do Jandir, que vive chorando via feicibuque. O seguidor, que teve o ego elevado pelo ex-prefeito, questiona até quando o peido do leão não fede...

Novo iglu na Penha

Depois de ser chutado de Piçarras, o ex-prefeito agora quer dar um pé no Jhonny Bombeiro, hoje presidente do PP da Capital do Marisco. Instigando o Aldo do Bailão, o ex-prefeito começa a construir seu iglu na terra do Vando, auxiliando o empresário a fortalecer o PP penhense e tomar o partido do apagador de chamas. Vem incêndio por aí...

Vereador bate em servidora

O vereador Dalete Vieira (PMDB) anda puto dos cornos e formalmente e usou a tribuna da casa do povo de Barra Velha pra acusar uma assessora parlamentar de fraude ocorrida anos atrás na Capital das Bailarinas, Joinville. O vereador do Manda-Brasa debulhou o porrete verbal no lombo da servidora. Chegou, inclusive, a mostrar um processo que teria sido perdido em Joinville, condenada a pagar 15 mil reales.

Abriu cartinha

Além desse perrengue, Dalete ainda teria levantado a suspeita de que ocorreu um desvio de correspondência no legislativo e que a barnabé poderia também estar envolvida. A muié, quando escutou as chapuletadas verbais, ficou doida e inquiriu o parlamentar na sessão. Ela foi contida pelo presidente da câmara, Nivaldo Ramos (DEM), já que o regimento interno proíbe a manifestação da plateia.

Bate e rebate

O vereador peemedebista ironizou o berreiro da servidora, dizendo que se ela quisesse falar que se candidatasse a vereadora e se eleja pra poder usar a tribuna, e que acreditava que uma pessoa que foi processada e recebeu na espinha uma condenação seria também capaz de fraudar correspondências, caso que aconteceu há uns dois meses.

Calado

Coço o cocuruto, tentando entender o que causou essa bronca toda do vereador contra a muié que é secretaria legislativa. O que versava a cartinha que supostamente foi violada? O presidente da casa do povo, Nilvado, calado estava, calado ficou e não disse nem tico e nem taco das medidas que iria tomar frente ao tiroteio verbal do vereador contra a guria. Qui coisa, meu povo!


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Parabéns à Caixa e os novos contornos da responsabilidade no jogo

Direito em movimento: esporte, jogos e entretenimento

Parabéns à Caixa e os novos contornos da responsabilidade no jogo

A(fundação) de Esportes de Itajaí

JotaCê

A(fundação) de Esportes de Itajaí

Itajaí quer implantar castramóvel

Charge do Dia

Itajaí quer implantar castramóvel

Itajaí em tons de ouro

Clique diário

Itajaí em tons de ouro

Federação União Progressista se aproxima de João Rodrigues

Coluna Acontece SC

Federação União Progressista se aproxima de João Rodrigues




Blogs

Com voto aberto, Câmara de Camboriú decide novo presidente nesta sexta

Blog do JC

Com voto aberto, Câmara de Camboriú decide novo presidente nesta sexta

 Quando o tempo desacelera

VersoLuz

 Quando o tempo desacelera

Microbiota intestinal: o centro oculto da sua saúde

Espaço Saúde

Microbiota intestinal: o centro oculto da sua saúde

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Blog do Ton

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.