JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Dar um norte
O presidente da casa do povo, Topetudo Osvaldo Gern (PP), reuniu os vereadores na semana passada pra bater um papo com o secretário de Coordenação e Gestão, Luiz Carlos Pissetti, e o da Fazenda, Marcos Andrade, o Marquinhos, sobre o Programa de Recuperação e Estímulo a Quitação de Débitos Fiscais, denominado REFIS 2013, cujo projeto deve desabar na casa do povo nos próximos dias.
Foto tirada durante o programa Prefeito nos bairros, do outro lado da vala, na semana que passou. Na imagem, o ex-prefeito Moacir Alfredo Bento, o Ci (PMDB), ex-motorista Melk, e discostas o prefeito Bob Carlos (PSDB) com a sua ex-esposa Vânia Voltolini. Será que recordar é viver?!
Na manhã de hoje rola reunião de secretariado do governo do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP). Há quem diga que um dos temas será pra apertar o cinto e conter despesas, frente ao aumento da folha, entre outras situações. O alcaide vai cobrar as metas de cada um dos seus abobrões estrelados, e deve promover gradualmente corte de gastos.
Tá sendo estudado
Já existem estudos pra que algumas secretarias sejam extintas e outras venham a se fundir em uma só. Até convênios devem sofrer cortes. Hoje o município espirra 16 milhões de reales anuais pra entidades. E existem denúncias de que tem entidades que têm voluntários pra carregar o piano, mas o presidente com os glúteos na cadeira recebe, um mês sim e outro também, sete mil! Aí num dá, né!
Quando agosto chegar...
Outra discussão que deve ser tratada com os partidos da base governista, no mais findar mês de agosto e setembro, é de que o governo venha a ter apenas um candidato a deputado estadual. Até porque, no governo JB, do alemão Arnaldo Schmitt (PMDB), do barbudinho Volnei Morastoni (PT), deixaram correr frouxo, com o lançamento de mais de um candidato à leleia, numa derrota anunciada.
Dois em um
Quem não se alembra de que, no governo VM, o partido do prefeito, o PT, lançou dois candidatos a deputado estadual, o então secretário de Obras Manoel Jesus da Conceição, o Maneca do PT, e o vereador João Vequi, mais conhecido como homem do nível quântico superior. Além de outros postulantes. Rumo à leleia, na capital manezinha, não chegaram nem à ponte de Tijucas...
Agoniado na linha
O ex-secretário da Pesca de Itajaí e ex-diretor do Marcílio Dias, Agoniado, ops, Agnaldo dos Santos, pode vir a ocupar a cadeira de secretário de Turismo peixeiro. Consta que Agnaldo teria pedido um tempo, frente ao convite do burgomestre JB, pra ocupar a pasta. O que seria impossível é atender dois senhores, o Marcílio Dias e o Turismo. Como, aparentemente, Agnaldo deixou de jogar bola no Gigante das Avenidas...
Num gosta de pobre?
Tem linguarudo de plantão detonando que o secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Itajaí, Onézio Gonçalves, num gosta nem um pouquinho de pobre. Essa semana o Balcão de Empregos que atende mais de 300 pessoas dia, das 7h às 19h, passará a atender das 8h às 12h e das 14h às 18h. A casa onde está localizado já é um suplício, acanhada, banheiro minúsculo, suja e com mato tomando conta.
Só com os bagrões
Os linguarudos de plantão (ô, raça desgramenta!) lascam que o atual secretário Onézio Gonçalves diz que o seu escritório deveria ser num prédio chicoso, no centrão, pra só atender empresários. E que Onézio nem entra pela porta onde o povão fica espremido, passando todo empolado por uma porta de vidro, ao lado. Por que não devolvem o Balcão para a Feapi? Talvez o povão fosse mais bem tratado. E num é?
Não acordou
O vereador licenciado e secretário de Coordenação e Gestão da prefa peixeira, Luiz Carlos Pissetti (DEM), afirma que não fez nenhum tipo de acordo relacionado ao suplente Jucemar Ferreira, o Juça (DEM), por conta da aprovação da sua pasta. Pi7 garantiu apenas, ao ser perguntado pelo também vereador Douglas Cristino (PSD, por enquanto...), que não iria buscar a cadeira de Juça se ele debandasse para o ainda distante MD.
Lá em cima
Até porque quem nomeia e exonera secretário é o prefeito e, além disso, quem buscaria a cadeira de suplente seria o diretório estadual do Democratas, que certamente tiraria a suplência de Jucemar e ele ficaria chupando o dedo de primeira a quinta...
Pelamordedeus!
Cerca de 100 acidentes ao mês acontecem no antigo Vassourão, por conta das vias de mão dupla que se entrelaçam no bairro. Tudo porque alguns empresários emburraram de que não aceitar mão única, purexemplo, na principal via do populoso bairro, a Estefano José Vanolli. Quantos acidentes, pessoas machucadas, mortes e perdas materiais precisam acontecer?
Sistema binário
E isso que já existe projeto pra implantar um sistema binário. Aliás, boa parte das vias da city tem que englobar um sistema binário. Mão dupla e estacionamento dos dois lados da via têm tornado o trânsito caótico e inviável. É necessário ter culhão pra peitar e modificar a cidade. Já passou da hora!
Figura etérea? Buuuuuu!!!!
Seres do outro mundo lascam que no Palácio da Educação, na avenida Abrahão João Francisco, a Contorno Sul, tem uma ilustre fantasminha camarada que tá incomodando muitos barnabés que ralam um dia sim e outro também pra garantir o faz-me rir no final do mês. Será que o impoluto secretário de Educação, Zé das Medalhas, ops, Edson dÁvila, não vê tal situação?
Num cumpre?
Há, inclusive, quem garanta que já tem opositor preparando-se para oficializar denúncia no Ministério Público contra a servidora e vereadora Dulce do Amaral (PSD, por enquanto...). Segundo os fofoqueiros, a ilustríssima não cumpre horário, passando no local de trabalho apenas para assinar o livro-ponto, revoltando os colegas barnabés que carregam piano de sol a sol. Será que será?
Nada a ver
Não se sabe donde tiraram a ideia de que o alcaide JB escolheu o taliano narigudo que é secretário de Obras e presidente do PP peixeiro, Tarcizio Zanelato, como o nome pra sua sucessão. Quando o burgomestre tem dito e redito que o nome será escolhido pelas ruas, através de pesquisa. Entonce...
Laércio voltou!
O amigo Laércio da Padaria Dom Henrique, na Vila Real, voltou a receber os amigos no estabelecimento. Laércio é pessoa conhecida e gente fina, no local onde concentra grande parte da fofocalhada política na Maravilha do Atlântico, entre uma xícara de café e outra.
Bebericar um café
O colunista pançudo foi convidado por um dos linguarudos do Balneário mais procurado do sul do mundo, e deve marcar presença assim que possível. Em tempo: rendo minhas homenagens neste espaço para todos os padeiros e todas as padarias que, com suas equipes, preparam, com seu trabalho e dedicação, o pão nosso de cada dia. E nas padarias costumeiramente é possível adquirir o DIARINHO. Puxa, eu?!
Segurança
O secretário de insegurança da Maravilha do Atlântico, SumiDao Koeddermann (PSD ou PMDB?), não consegue explicar a onda de violência em seu município e quer dar pitaco sobre a situação em Itajaí. Não é fácil escutar o blablablá do expert em insegurança.
$$$$$
Muita gente bocuda lasca que Dão tá interessado mesmo é no fundo que a qualquer momento deve rolar por conta de uma canetada da presidente Dilma Rousseff para investimentos na região da Amfri. São 100 milhões de reais e tem muito político de zoio nessa grana.
Cara de paisagem
O fato mais curioso é que o expert em insegurança da Maravilha do Atlântico se empenha em botar a mão na bufunfa, quando se sabe de que o seu município num faz mais parte do quadro de associados à Amfri, a Associação de Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí. Culpa, aliás, do alcaide Piririca, que o Dão gostava de chamar de doido, quando usava a tribuna da casa do povo da praia mais desejada do sul do mundo.
Conselhos
O interesse político muitas vezes mistura-se com o pessoal, etc. e tale. Às vezes, a falsa expectativa criada no povo através de uma suposta imagem também gera frustrações e de imediatas especulações, assim ocorre em relação aos conselhos da Cidade e Segurança, na vizinha Maravilha do Atlântico.
Conselhos 2
Muita gente da política teve participação ativa nos dois conselhos. Com a decisão tomada pela Casa do Povo em retirar o poder do Conselho da Cidade, reações e manifestações contrárias começam a surgir. Aguardemos o desenrolar, apesar de acreditar na importância dos conselhos e ficar com a pulguinha coçadeira por conta da casa do povo chamar pra si o poder de decisão.
Polo Industrial
Empresas têm mostrado interesse em se instalar na Capital do Ultraleve e existe uma promessa de campanha do hoje prefeito Rodrigo Bolinha (PSDB) de que o município venha a contar com um polo industrial, onde estas empresas possam se estabelecer.
