Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Gabinete Móvel


Os vereadores Jucemar Ferreira (DEM), Zé Ferreira (PP), Rafael da Padaria (PRP) e o deputado federal Marco Tebaldi (PSDB) prestigiaram a inauguração - com direito a comes & bebes - do gabinete móvel do vereador teacher Acácio da Rocha, no finde

O presidente do PSDB peixeiro, Robson Coelho e o ex-candidato a prefeito de Itajaí, sem fraturas, Deodato Casas, na Convenção tucana na capital manezinha, no sábado, que elegeu o senador Paulo Bauer, presidente estadual da sigla

O deputado federal Marco Tebaldi (PSDB) deu uns bordejos no fim de semana em Itajaí. Ele prestigiou o lançamento do gabinete móvel do vereador emplumado que gosta de ser chamado de professor, Acácio da Rocha. Quem também marcou presença foi o ex-candidato a prefeito da sigla e virtual candidato a deputado estadual, o sem fraturas Deodato Casas.

Tudo junto e misturado...

Tebaldi participou do rega-bofe de camarão, regado a uma cervejinha da marca emocionalmente gelada, com petiscos do cotidiano e política local, no Mercado Velho. Acompanhado da trupe tucana em Itajaí, o bicudo federal disse estar contente com a convenção tucana que elegeria (e elegeu), o senador Paulo Bauer, presidente estadual do PSDB. Fotos no Blog do JC. Espia lá, pô!

Trambolhão

Não posso dizer que a iniciativa de inaugurar um gabinete cidadão, que fique zanzando pela city peixeira ouvindo o povão, não seja algo positivo. Um dos primeiros a ter essa iniciativa foi o ex-vereador Nikolas Reis (PT), que personalizou uma Kombi. O problema é que o “gabinete” do Acácio é um trambolho medonho, grandão, pesado, que não poderá parar em qualquer local. Se ficar na rua, ocupa toda a via. Entonce...

Pegando no pé...

Vereadores governistas têm reclamado, nos bastidores, do atendimento de abobrões do primeiro escalão do governo do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP). Lascam que o Zé das Medalhas, ops, Edson d’Ávila, da Educação, a Rogéria Gregório, da Famai, e o subprefeito de Cordeiros, Mauricio de Souza, atendem malemale os pedinchos e reclamos.

Atendem, mas num...

No chororô de reclamações, ainda debulham que os subprefeitos Sadi Pires, do São Vicente, e o Carmo Dias, da Itaipava, até que atendem as excelências excelentíssimas, mas num arresolvem nadicadenada. E puxam a sacaria do Taliano narigudo da secretaria de Obras, Tarcizio Zanelato que, segundo os reclamões, atende situação e oposição, como manda o figurino...

Greve nas delegacias

Delegados de polícia decidiram em assembleia fazer paralisações parciais pela omissão do governo do estado em atender as reivindicações salariais da categoria. Na parte da manhã o expediente só vai dar atendimento aos serviços internos com camisetas sobre o movimento reivindicatório. Segundo o presidente da Adepol, Renato Hendges, o Renatão, a classe espera o projeto, as tabelas e os prazos há quatro meses.

Polícia para quem precisa

E quem vai pagar a conta novamente é o cidadão de bem, que já arca com impostos. Se precisar socorro na parte da manhã, vai ter que esperar o expediente da tarde. Será que os ladrões também não estão organizando uma greve pelos produtos roubados não serem exatamente como eles esperavam? “Polícia para quem precisa!”...

Preocupação

Na semana passada, vereadores peixeiros demonstravam preocupação com a instalação de uma agência da Caixa Econômica na piramidal casa do povo. Medida que, sem sombra de dúvidas, vai ajudar quem necessita fazer pagamentos e transações de pequena monta no local. O slogan, uma câmara mais cidadã, cai com uma luva. Balcão da Cidadania, entre outras medidas, acentuam esse caminho. Casa do povo, enfim!

Segurança

Quero crer que o presidente Topetudo Osvaldo Gern (PP) vai se atentar pra estas questões. No fim de semana, Itajaí, mais uma vez, sofreu um assalto numa lotérica. Por pouco não se registrou mais uma morte em um latrocínio. É preciso, infelizmente, reforçar a segurança. Onde circula dinheiro, tem problema. E vai ter carro-forte na área também. Proteger o cidadão, os servidores que tocam a câmara, as excelências...

Superprotegidos

Aliás, nossos amados vereadores estão pra lá de protegidos em suas salas: câmeras bizolhudas foram espalhadas nos corredores, sensores de incêndio foram instalados nos gabinetes pra salvaguardar o patrimônio público. E, além disso, agora tem até alarme em cada gabinete. Qui coisa, meu povo!

Nunca foi!

Os linguarudos de plantão assopram que o vereador do Vassourão, Elói Camilo da Costa (PMDB), nunca foi no seu gabinete na piramidal casa do povo. Tudo porque o titular da cadeira, o bigodudo Laudelino Lamim (PMDB), que tá licenciado tocando a secretaria de Habitação, não lhe deu a chave e todos os assessores que tão lá não trabalham para o Elói. Sério?

MDB dengo-dengo

O manda-brasa (PMDB) do outro lado da vala prepara, para hoje, um evento de filiações, onde o ponto alto deve ser o retorno de Joãozinho Matos para a agremiação partidária. Joãozinho, ao migrar pro PSD, deu um tiro no pé, porque seu recuo parece aquele velho ditado de que “a emenda é pior que soneto”.

Vai e volta...

O soneto, todos já tão carecas em saber, o deputado federal João Matos (PMDB), pai de Joãozinho, ensaia uma possível candidatura do pupilo à leleia da Santa & Bela Catarina, ampliando a herança política da família. Ainda bem que o povo tem memória curta, mas acho difícil Joãozinho explicar os motivos do vai e vem, sem prejuízos pra sua imagem.

Só falta o Deba...

Quem tem se mantido quietinho e pra lá de calado é o vereador que ficou segurando a vela na oposição, vereador e presidente do Parlanada, ops, ParlaAmfri, Fredolino Alfredo Bento, o Lino, que segurou a barra do partido, quando todo mundo se bandeou para puxar a sacaria do prefeito Bob Carlos (PSDB). O encontro tá marcado para esta segunda-feira, dia 15, o numbro do partido do veio Ulisses Guimarães.

Pá de gente

O encontro do manda-brasa navegantino prevê a participação de uma pá de otoridades, entre elas Eduardo Moreira, vice-governador, senador Cacildo Maldaner, deputados estaduais Valdir Cobalchini e Carlos Chiodini, ex-governador do bigodinho, Paulo Afonso, e lideranças juvenis e partidárias estaduais. Agora, só falta voltar ao ninho do 15 dengo-dengo o ex-prefeito Aderbal Ramos Cabral, o Debinha Malvadeza.

Assim num vai

O ato de retorno do Joãozinho é uma antecipação do lançamento da candidatura para deputado estadual. Fico pensando, cá com meus botões, como se sentem aqueles militantes que permaneceram fortalecendo a sigla e que agora, com a volta do filhão do homi, vão ser preteridos se desejarem pôr seus nomes à disposição do velho manda-brasa de guerra.

Farinha pouca

Como diz um dito popular bem conhecido aqui pelas beiras do Itajaí: “farinha pouca, meu pirão primeiro”. Só não ficou no PSD por falta de espaço e agora vem ocupar o lugar dos fiéis que permaneceram com a busanfa grudunhada na sigla. Será que vai trazer apoio ao Bob Carlos? Qui coisa!

Discorda

O secretário de Articulação Governamental, Marcelo Achutti, em missiva encaminhada ao espaço (bizolhe no Blog do JC), lembra que a sua avó, a ex-vereadora Iolanda Achutti, não é mais tucana há três anos, zarpando junto com ele do PSDB para o PP. Achutti acredita que saiu vitorioso, ao sanar as dúvidas dos vereadores e conseguir aprovar o projeto do governo Periquito, do empréstimo de 42 milhões para a mobilidade urbana.

Com unhas e dentes

Marcelo discorda ainda das colocações do socadinho escriba que a coisa ficou feia ao aprovarem o empréstimo com a Caixa Econômica e a reposição dos servidores em única votação. Além de ressaltar que sua função é defender os projetos, ações e interesses do governo. Quanto à questão dos vereadores da sua sigla, Fabio Flor e Piruka, Achutti diz em contato telefônico que, ao assumir o cargo, coloca de lado bandeiras partidárias.

Será que concordam?

Agora, é saber se a dupla de vereadores progressistas, o baixinho entisicado Fábio Flor e o estreante Leonardo Piruka, que ao se rebelar com o governo do prefeito Piririca concordam com o secretário de Articulação Marcelo Achutti. Aliás, o que tem por trás da mudança de comportamento dos edis? Batia continência toda vida e agora...

Sinal amarelo na prefa

A arrecadação da prefa de Itapema baixou. Em sua maior parte porque, do ano passado pra este, não houve um aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que representa a maior parte do dindim que pinga nos cofres do município, por ser uma cidade turística, com um segundo lar pra muitos. Ou seja, ao contrário de outros municípios como Itajaí, onde o IPTU não representa muito no orçamento, em Itapema pesa e muito.

Vermelho na casa do povo

Só que, na prefa, existe uma montanha de mecanismos pra apertar o cinto, diminuir despesas, entre outros cortes. O problema é na casa do povo, que quando baixa arrecadação da city, reflete no repasse ao legislativo. A presidente câmara de vereadores, Nilza Simas (PSD), terá que rebolar pra cortar despesas, e isso tem um peso político.

Cortar na carne

Imaginem, por exemplo, diminuir assessores dos seus pares na casa do povo? Ou Nilza vai ter que pedinchar um espirrar de recursos ao alcaide Bolinha? O que, em tese, seria quase impossível. Afinal de contas, o burgomestre emplumado já tem que equilibrar as despesas. Num é mole, não!


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Parabéns à Caixa e os novos contornos da responsabilidade no jogo

Direito em movimento: esporte, jogos e entretenimento

Parabéns à Caixa e os novos contornos da responsabilidade no jogo

A(fundação) de Esportes de Itajaí

JotaCê

A(fundação) de Esportes de Itajaí

Itajaí quer implantar castramóvel

Charge do Dia

Itajaí quer implantar castramóvel

Itajaí em tons de ouro

Clique diário

Itajaí em tons de ouro

Federação União Progressista se aproxima de João Rodrigues

Coluna Acontece SC

Federação União Progressista se aproxima de João Rodrigues




Blogs

Com voto aberto, Câmara de Camboriú decide novo presidente nesta sexta

Blog do JC

Com voto aberto, Câmara de Camboriú decide novo presidente nesta sexta

 Quando o tempo desacelera

VersoLuz

 Quando o tempo desacelera

Microbiota intestinal: o centro oculto da sua saúde

Espaço Saúde

Microbiota intestinal: o centro oculto da sua saúde

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Blog do Ton

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.