JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Porto com estrelas no lusco, fusco...
Tem quem esteja com saudades do blábláblá de algumas de nossas amadas excelências excelentíssimas, que já estão no dolce far niente do recesso. O triste é que tem vereador que quando usa a tribuna pensa que o zovido dos outros é penico. E num é?
Comdema da Penha
Enquanto alguns municípios estão letárgicos na questão da definição e ação do Conselho Municipal de Meio Ambiente, a Capital do Marisco elegeu Sérgio Machado como presidente e Felipe Schmidt vice. Felipe é vereador na casa do povo e Sérgio representa a sociedade civil organizada, através da Ong Fundação Praia Vermelha. Na 4ª Conferência Regional de Meio Ambiente, realizada na Univali, na semana passada, Penha levou oito representantes.
Os portos públicos enfrentam problemas e novos desafios com a implantação da Lei dos Portos. E o porto de Itajaí não é diferente. Enfrenta muitas dificuldades. Se algo não for feito, no sentido de dar um norte, antes do final do ano, não teremos mais um porto público na cidade. Com a nova lei, não tem mais sentido e necessidade, purexemplo, diretorias como Logística e Comercial.
Cabides
Não é necessário ter mais estes cabides que apenas geram despesas na autarquia municipal. A grande verdade é que tem se dispensado funcionários comissionados, mas não existe um reflexo de diminuição na folha salarial, por conta de altos benefícios aos cargos efetivos. O vale alimentação do porto é 800 pilas. É obrigado os servidores berrarem!
Só gasto
Voltando ao caso das diretoria de Logística, ocupada por um presidente de sindicato, o Saul Airoso, pra que serve? Nada! A diretoria Comercial vem sendo ocupada pelo presidente do PDT, Marcelo Saldré. E, pra que serve hoje? Nada! Aliás, o papo que se escuta nos corredores é que Marcelo não quer nem aprender como funciona quanto mais trabalhar. Contudo, mama na teta, deixando o governo refém por conta da sigla.
Ou reestrutura ou entrega...
Do jeito que vai a situação, com um déficit medonho na folha salarial, basta analisar os números, e constatar que o porto vai chegar ao final do ano com um buraco de mais de cinco milhões. Além de salários polpudos, tem a questão da Guarda Portuária. Tem guarda que tira mais de 11 mil, com horas-extras. Tem que diminuir os postos de trabalho (não precisar cortar trabalhador), pra cortar a sangria das horas-extras.
Matemática
É pura matemática: um mais um são dois, não tem como se transformar em cinco. E, tem outra coisa, hoje o que dá lucro na cadeia portuária é a armazenagem de carga. O arrendamento dos berços públicos, que foram jogados pra novembro, lá em Brasólia, resolveria o problema. Acontece que quem arrendar vai querer guardar a carga. O que, em tese, prejudicaria os portos secos. Num é fácil não!
Pensar a cidade
Já passou da hora de partidos políticos, do poder público, de categorias de trabalhadores, enfim, todos, arregaçarem as mangas, pensarem no futuro do nosso porto, fruto da luta de abnegados que, com o nosso cais pequenininho, se transformou em um dos maiores movimentadores dos caixotões metálicos deste nosso Brazilsão.
Assalto e atropelamento
A Maravilha do Atlântico anda mesmo virada num alho, mas quando a questão é segurança, fica difícil dizer qual cidade está mais feiosa. Três situações foram registradas na noite da última quinta-feira, envolvendo dois assaltantes. Um deles tentou fugir do flagrante do roubo e acabou sendo atropelado na BR 101.
Fim do mundo
O primeiro fato teve início por volta das 21h30, quando a polícia Militar foi atender a uma ocorrência de roubo na Quinta avenida. Nesse momento, um dos rapazes conseguiu fugir. Enquanto o comparsa ficou detido, o outro suspeito tentava atravessar a BR 101. O cara foi atropelado por um Fiat Strada.
Tá feia a coisa!
O rapaz sofreu lesões graves e foi encaminhado ao hospital Ruth Cardoso pela Autopista Litoral Sul. Já o amigo dele foi conduzido à delegacia e autuado em flagrante por roubo. Estes fatos em apenas um dia da semana. Isso demonstra que a bandidagem alvissareira que campeia na Maravilha do Atlântico, está a toda. Enquanto isso, o secretário de Insegurança, Dão, vive fazendo café da manhã...
Num é bem assim!
Recebi telefonema do Rildemar Barbosa, sobre nota publicada neste espaço, afirmando sobre a possível nomeação de Barbosa, também conhecido como negriiinhooo para o gabinete do tucano Moacir da Antarctica, na Maravilha do Atlântico. Barbosa esclarece que dois dias antes de ser publicada a nota, teria protocolado carta no gabinete do tucano, agradecendo a indicação e indicando o Bellini, que não é o prefeito de Itajaí.
Aí, ai, ai que dor!
Bellini ocupou o cargo de bagrão na Fundação de Esportes do governo galego Spernau e tá precisando da vaga. Já Barbosa se disse espantado com o valor do salário e afirmou que jamais deixaria seu negócio na iniciativa privada para se dedicar em tempo integral. Barbosa diz que se alguém tiver curiosidade, pode mostrar abertamente a carta para confirmar tudo que diz.
Cabreiros com o Colombo
Os edis Carlos Ely (PPS), Thiago Morastoni (PT) e José Ferreira (PP), que formam a Comissão de Segurança da casa do povo de Itajaí, apresentaram uma Moção de Descontentamento (deram uma amenizada no tom, antes era de repúdio) ao governo da Santa & Frienta Catarina.
Falta de valorização
O motivo é a falta de valorização dos policiais civis e a dificuldade e resistência da turma do governador com cara de padreco Raimundo Colombo em negociar junto ao Sindicato dos Policiais Civis de Santa Catarina (Sinpol). Eles dizem que querem valores justos de reajuste salarial e demais benefícios.
A coisa tá feia
Segundo o pessoal do Sinpol, os salários dos tiras estão defasados há mais de uma década e são considerados entre os piores do Brasil na faixa de mil reais pra quem tá começando, sem contar benefícios como hora-extra e vale-alimentação.
Encolhendo
Pra piorar, desde 2007 a puliçada civil catarina perdeu quase mil oficiais, fazendo com que o efetivo hoje seja de pouco mais de 3,2 mil policiais, quando o ideal seria ter pelo menos seis mil. As negociações entre as partes começaram devagar, quase parando, e ainda parecem estar longe de um final feliz.
Guarda Municipal de Itajaí
O vereador Thiago Morastoni (PT) apresentou na última sessão da piramidal casa do povo um requerimento pedindo a realização de Audiência Pública pra tratar da implantação da Guarda Municipal de Itajaí. O objetivo do vermelhinho é debater o tema com toda a sociedade e otoridades.
Socorro! Socorro!
Até porque a sociedade clama por mais segurança, tendo em vista o aumento das ações da bandidagem alvissareira que por aqui campeia. Thiago lembra que muito tem se falado sobre a criação da Guarda Municipal, mas até agora não há informações concretas de como e quando ela será efetivada.
Gororoba do JC
O socadinho escriba já está em tratativas pra tradicional Gororoba do JC, que este ano completa a sua sétima edição, reunindo o PIB Politico da Santa & Frienta Catarina. Logo, logo, teremos informações do local, data, e, pra quem quiser dar aquele chego ao evento da coluna do jornal que todo mundo lê, até quem diz que não... O DIARINHO, pô! Puxa, eu?!
