JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
À postos
A secretária de Desenvolvimento Social e rainha do penteado, Juçara Pamplona, o chefe de gabinete da prefa peixeira, Manoel Rodrigues Conceição, o Nelinho, o líder do governo na casa do povo, Afonso Sereno Arruda, e o Everlei Pereira da Defesa Civil estiveram reunidos no paço da Vila Operária na manhã de ontem. O intuito foi tratar das ações do município pra enfrentar as baixas temperaturas e os alagamentos.
Abrigo
Aliás, desde o último sábado, já existe abrigo à disposição da população ribeirinha que, infelizmente, com o aumento do nível dos rios que cortam a city peixeira, tem suas casas invadidas pelas águas. Ontem, além do abrigo, as autoridades municipais, azeitaram medidas a serem tomadas caso a situação frente aos alagamentos e a baixa temperatura venha a se agravar.
No chazinho
Teve vereador da base do governo peixeiro que, ao final da última sessão - antes do recesso -, passou em gabinete de colega e levou uns saquinhos de chá de camomila, lascando que num aguentava mais e, que tinha alguns vereadores colegas que eram chatos. Aproveita que o Papa tá pelas bandas brazucas e reza...
O mais do mesmo...
Aliás, na fria noite de sexta-feira, a Coordenação Política do governo do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), esteve reunida, longe de Itajaí pra um papo de pertinho. O intuito foi afinar o discurso de que se tenha apenas um candidato da base em busca da leleia, em 2014. E quem não concordar tá fora...
Bico fechado
O sem-fraturas Deodato Casas, do PSDB, esteve na última sessão na casa do povo peixeira. Está trabalhando silenciosamente em Itajaí e região, em prol da sua candidatura a deputado estadual. Realizando reuniões aqui e acolá. Mas já vem sendo criticado por apoiadores, em seu entorno, por só fazer oposição um pouquinho antes da eleição. Daí, já viu, né...
Aguentou
Deodato teve que aguentar o Nazareno que quando gruda é difícil de largar. Nazareno, com uma folha do cartório eleitoral, mostrava para o emplumado e pra meio mundo que tinha saído do PP e alardeava que tá doidinho pra bater asas rumo ao ninho do PSDB. Nazareno abraçava o sem-fraturas, alisava o seu cabelo, e ainda dizia: eu gosto muito de ti, Deodato!
MP breca farra das extras...
O MP da Maravilha do Atlântico pode pedinchar a devolução do pagório feito através de horas extras aos servidores em desacordo com o ponto de presença, que os barnabés registravam em uma espécie de caderneta de anotações.
Passa ou repassa...
E agora o show do passa ou repassa teve início com um tal de empurra a culpa pro outro. Enquanto a administração pública elabora uma estratégia jurídica pra se livrar da pendenga, a culpa ficou para o Valmir da Obras, ex-secretário de Obras e que hoje responde pela Emasa, a Empresa Municipal de Água e Saneamento da Maravilha, enquanto a vida segue tranquila e serena...
Emasa
Por dedilhar estas linhas sobre a empresa que cuida do líquido mais precioso da vida na Maravilha, me deu uma sede danada e fui logo alembrando de uma proposta do homem-pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), em engarrafar a água da Emasa para o consumo da barnabezada nas repartições públicas do município.
Cadê o copinho?
Se alguém tiver um copinho, mande urgente pra este temente ao Altíssimo experimentar e, se possível, outro exemplar pra minha coleção de latinhas importadas. Só não vale mandar o líquido da cor que estava sendo servido esses dias aos contribuintes, daí eu prefiro o da Semasa mesmo, que apesar de não ser engarrafado, é bem melhor do que a água do lado de lá do Ariribá.
Recesso
Com os parlamentos da região em recesso, este articulista temente ao altíssimo (que não tem um recesso há 12 anos e olha que este número não é cabalístico, porque se pudesse eu escolheria outro) vai continuar com os olhos bem abertos aos parlamentos e, como tenho feito, vou publicar neste espaço.
De zoio aberto
Vou ficar monitorando incansavelmente os gabinetes que têm gente habitando e os que os assessores resolveram também pegar uma folguinha. Portanto, não se surpreenda se o telefone tocar em qualquer instante no gabinete de um vereador e do outro lado da linha for este entisicado articulista cabeça de bagre. Recesso e folga são diferentes, o recesso é do plenário, a folga é dos folgados. Tamos de olho!
Recado
O expediente de trampo que compreende em algumas casas legislativas dois períodos, manhã e tarde, como na piramidal casa peixeira, e na Maravilha do Atlântico a casa do povo só abre de tarde, é importante manter o trabalho em dia. Na verdade, o recesso é só para que nossas amadas excelências excelentíssimas cocem sem participar do ápice da função que é a sessão legislativa.
Mais de um bilhão!
O governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), declarou na semana que passou como será aplicado, na Santa & Frienta Catarina, o valor de mais de um bilhão de reais, liberado na última quinta-feira, após assinatura do financiamento com o Banco do Brasil.
Prevenção de enchentes
O dindim será usado para obras em portos, rodovias e programas de prevenção às enchentes. A integração turística e logística de transporte no Litoral Norte; a ligação Planalto Norte/Vale do Itajaí; obras de contenção das cheias no Vale do Itajaí; e obras de integração regional são destacadas no pacto como prioritárias. Oxalá virem realidade e saiam do papel...
Inaugurando placa...
A prefeita bonitona da Capital do Mergulho, Paulinha da Silva (PDT), tá tentando aparecer de qualquer jeito e maneira. Agora, tá convidando o povo para o lançamento da nova logomarca da administração pública. Deve ser porque em Bombinhas não tem mais nada de importante pra ser feito ou resolvido. Ajudai, Pai eterno!
