JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Quinta roda...
Tem excelência excelentíssima peixeira que, em tom lamentoso, diz que o vereador é a quinta roda da carroça. Ou seja, não tem o devido respeito pelo trabalho que faz, sendo que tudo que impacta ou muda a vida dos cidadãos na cidade passa invariavelmente pela casa do povo.
Puto dos cornos
E, ontem, tinha vereador da Comissão de Defesa Civil do legislativo que tava soltando fogo pelas ventas, ao saber da reunião que aconteceu no paço da Vila Operária, envolvendo a secretaria de Desenvolvimento Social, Juçara Pamplona, chefe de Gabinete, Nelinho, Everlei Pereira da Defesa Civil e o líder do Governo na câmara, Afonso Arruda.
Arregaçam as mangas
A Comissão de Defesa Civil da casa do povo é composta pelos vereadores Jucemar Ferreira (DEM), Zé Alvercino (PP) e Acácio da Rocha (PSDB), e quando das chuvaradas medonhas que desabaram em Itajaí, nos meses de abril e maio, o Juça e o Zé arregaçaram as mangas, botaram o pé na lama e molharam as carcaças pra ajudar que estava no aperreio da enxurrada.
Ajudar
O único que é meio arredio em molhar os pés e deuzolivre manchar suas belas camisas ou deixar pingar água no reluzente relógio de ouro que gosta de ostentar é o vereador teacher Acácio. Conta a lenda que eram 22h e a chuva desabava sem parar há algum tempo; instado a vir pra rua, o emplumado teria dito que estava em Cordeiros e tinha compromisso... Lógico que isso é papo de bocudos. Arreda, seus infelizes!
Afinar o bico
Aliás, o misto de vereador e professor de educação física Acácio andou divulgando nas redes sociais que iria aproveitar o recesso pra fazer uma operação plástica no nariz. Não quer ter mais aquele narigão medonho, e sim um bico mais ao estilo tucano...
Se fresqueando
Enquanto o povão de Itajaí tremia adoidado com a friaca e com um medão danado dos alagamentos, o ex-candidato a prefeito de Itajaí, o sem-fraturas Deodato Casas se exibia sem camisa nas redes sociais porque tá um baita calorão no Nordeste do país, na praia do Forte, na Bahia. Nada contra. Cada qual faz o que quer e pode da sua vida pessoal. Agora, teve quem torceu o nariz. E gente que comunga dos ideais de Deodato.
Se estrebucham
A Juçara Pamplona tem trabalhado no Desenvolvimento Social. O Ewerton Wan-Dall, também na secretaria da Criança e do Adolescente. O triste é o presidente da sigla, o Marcelo Saldré, que mama um mês sim e outro também mais de 16 mil reales brutos e num faz nadicadenada. Há quem diga que já o ouviu dizer que nem liga pras críticas deste socadinho escriba cabeça de bagre.
Camarão pistola...
Linguarudo que quer disseminar a discórdia alardeou que Saldré teria dito que num tava nem aí, e que enquanto comia camarão pistola, este temente ao Altíssimo comia charutinho. Na verdade, o triste é que presidente de partido, sendo competente ou não, na hora de pegar a boca, separa pra si o melhor cargo, e o restante, que pegou no pesado, carregando piano, e muitas vezes tem mais competência pra função, ganha carguinho...
Enterro simbólico
A Polícia Civil da Santa Friorenta & Bela realizou ontem, na cidade serrana de Lages, um ato para chamar a atenção da sociedade para a situação calamitosa a qual enfrenta a puliçada, segundo nota do Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de SC).
Sobrou?
Os dados nada animadores da PC catarinense vêm demonstrar que atuam com metade do efetivo considerado o ideal, o mesmo efetivo de quase 30 anos atrás. Sem falar na defasagem salarial de uma década e do abandono e aposentadoria. Sobrou algum policial civil na ativa aí?
Morreu!
O enterro pode sinalizar uma possível paralisação da categoria, prevista para esta semana gélida, esfriando ainda mais as relações da polícia com o governo do Raimundão que se vê em apuros para atender os homisdalei, uma vez que atendida a reivindicação dos policiais civis, os policiais militares devem fazer panelaço pra terem salários e condições de trabalho equiparados aos tiras civis.
Reféns da violência
Uma família virou refém em sua própria residência, na rua Dom José, bairro Vila Real, na Maravilha, na noite desta segunda-feira, conforme informou a assessoria de imprensa da PM. Segundo o relato, pelo menos cinco homens armados entraram na casa ameaçando a família com armas de fogo.
Enquanto for o povão...
Eles levaram cerca de R$ 90 mil em dinheiro, joias, celulares, um videogame, uma chave de carro, além de pertences das vítimas (tem mais detalhes logo ali, na página 6). Costumo noticiar aqui só pra não perder o costume de alertar as autoridades sobre a situação de violência que por aqui campeia. Até que um vereador ou prefeito seja assaltado para tomarem providências...
Pegou a cadeira
O vice-prefeito careca Emilio Vieira (PP) assumiu o paço dengo-dengo do outro lado da vala, em Navega City. Já o alcaide Bob Carlos (PSDB) saiu pra dar uma arejada na cachola pelos próximos 10 dias. Contudo, é tão, mas tão particular, que ninguém sabe pra onde o Bob foi. Já Emilio pretende bizolhar obras que tão sendo feitas no município.
Saga
A saga da perseguição aos folgados continua. Ontem este escriba esteve de zoios e zovidos bem abertos nos gabinetes que estavam bem fechados nas câmaras da região, e ainda bem que consegui falar com todos os gabinetes que solicitei. Mas não pensem que estou de recesso, vou continuar com a missão de identificar possíveis abusos ou abandono de emprego nesta época de paralisação parlamentar.
Coçando...
E já que praticamente metade das informações deste espaço emana das casas do povo, continuo recebendo e-mails e denúncias dos gabinetes abertos e fechados e no primeiro vacilo vou publicar o nome dos vacilões que coçam sacarias e periquitas, que acredito vai ficar mais feioso ao vereador do que pra própria assessoria. Puxão de orelhas é pouco!
