JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Acotovelando-se
Secretários municipais de Itajaí com o alcaide JB, na Festa do Colono, que teve seu encerramento no dia de ontem. O secretário de Agricultura Artur Ama todo Mundo de Jesus, espera superar o número da festança do ano passado, quando mais de 60 mil pessoas circularam no evento.
O secretário da Agricultura de Itajaí, Artur Ama Todo Mundo de Jesus, durante o tradicional banho de leite na Festa do Colono.
A tradicional Festa dos Amigos da Maravilha do Atlântico, em sua 15ª edição (o prefeito Piririca deve ter vibrado com o numbro), foi um estrondoso sucesso, com milhares de pessoas se acotovelando na avenida Atlântica. Políticos de todas as estirpes circularam no abraça, beija e afaga de sempre. Imaginem no ano que vem, que tem eleição. Vai ter mais político que povo...
Um vai e outro vem...
Pode rolar mudança, no início do mês de agosto, em uma secretaria do governo do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP). Tudo depende, segundo a raça de linguarudos de plantão, das conversações que serão feitas. O que se sabe é que poderá haver uma troca de cargos. Um vai e o outro ocupa o cargo do que saiu.
Paixão de Cristo
O ex-secretário de Agricultura, Carlos Rebello, e o chefão da Fundação Genésio de Miranda Lins contaram ao socadinho escriba na Festa do Colono, no finde, que existe um desejo de ter mais atrações no Parque do Agricultor Gilmar Graff, onde se realiza o evento. E que um projeto bacana é de realizar a encenação da Paixão de Cristo no local.
Crucificar Jesus
O articulista perde o amigo, mas não perde a piada, e achou bacana a iniciativa, só lembrou ao repaginado Carlos Rebello, que depois que tirou a barbicha e deu uma arrumada na dentadura ficou com cara de guri, e ao Floriano que: a coisa tava tão feia que eles tavam querendo crucificar Jesus. Ufa, ainda bem que não é o atual secretário da Agricultura, Artur de Jesus!
Prada made in...
O presidente do PT peixeiro, Davi Coelho, usa óculos de sol da marca famosona Prada. Coelho diz que chega ir às lágrimas por conta do sol em sua vista. Instado por este bocudo cabeça de bagre, contou que os benditos óculos podem ser adquiridos no camelódromo de Balneário Camboriú por cinquenta reais.
Dever de casa
Tudo lindo, desejo e projeto legal de integração do transporte público, proposto por vereadores da região. Agora, escrevinhando só sobre Itajaí, onde quem detém a concessão é a empresa de busos Coletivo Itajaí, é necessário primeiro fazer o dever de casa. Melhorar o transporte local, fazer as estações pra integrar o transporte na cidade, mais linhas, comodidade, pra depois pensar em integração regional. E num é?
Titobeando
No dicionário a palavra titubear ganha o sentido de se enrolar, hesitar, tropeçar... Faço a introdução sem titubear com o anúncio da saída do arquiteto e dublê de apresentador, Tito Arruda, da ancoragem do programa na TV Brasil Esperança, na semana que passou. Algumas pessoas chegaram a me questionar os motivos, não vejo a conotação política que alguns querem impingir.
Humanidade
Contudo, confesso, o que mais me deixou chateado foi que, no último programa que foi ao ar, uma senhora telefonou para emissora, naquelas situações que só o homi lá de cima pode combinar, e começou a agradecer pela intervenção do apresentador em uma cirurgia que salvou sua visão.
Sem titubear
O Tito, em tom de despedida, também desabou em choro igual guri pequeno, porque me parece muito mais um ser humano do que um apresentador de talk show. Além da situação de humanidade, não foram poucas as vezes que Tito tirou do próprio bolso, sem titubear, pra ajudar quem mais precisava, inclusive em momentos que a emissora não estava bem, titobeando.
Num afrouxa
E como sei que painelense (Tito é de Painel, cidade pertinho de Lages, com apenas uma rua e que não chegou a outdoor), não afrouxa e nem se entrega pros pelegos, Tito vai emplacar novos projetos. E como dizem os sabichões que espalham ditos populares: dificuldades preparam pessoas comuns para destinos extraordinários. Tito tem bom relacionamento e viveu pessoalmente o processo político em Itajaí nos últimos 30 anos.
A vida segue...
Além disso, como profissional, ainda conta com vasta memória histórica - que muitas vezes assusta muita gente pelo conteúdo e precisão - de quem não precisa de roteiro para conduzir suas falas. Força, Tito, como você mesmo diz, a vida segue!
Asfalta e não conta pro Auri!
As línguas de trapo andam mesmo soltas por aí neste friorento inverno. Recebo e-mail de barnabé lotado na prefa da Maravilha e provavelmente em horário de expediente na viúva, dando conta de que teria ouvido do secretário de Obras e vereador Elton Garcia que o prefeito e fazedor de bonecos de neve Periquito teria mandado arrancar as lajotinhas das travessias elevadas e passar o rodo do asfalto sobre tudo.
Pela mídia
E isso tudo sem comunicar ao secretário de Planejamento e dublê de produtor de conteúdo para mídias sociais, ex-facebuqueiro Auri Pavoni. Conta ainda o traste do fofoqueiro público que o Auri teria tomado pé da situação através da nossa amada e nem tão querida imprensa. Phode?
Luxo
O carango mais luxuoso das prefas da Amfri deve ser, nos próximos dias, o da Capital do Mergulho. O investimento no valor de 112 mil reais foi realizado pela prefeita bonitona Paulinha da Silva (PDT), que poderá chegar com maior rapidez no aeroporto de Floripa para suas frequentes viagens a Brasólia.
Indignação
A aquisição da bonitona despertou a indignação da comunidade de Bombinhas, que há oito meses espera que a mandachuva do município comece a cumprir as promessas de campanha. A avenida Leopoldo Zarling, a principal avenida, está intransitável e nada é feito. Só blablablá.
Mistério
Outro ponto de indignação na cabeça do morador de Bombinhas diz respeito à presença do galego Spernau no Planejamento. A expectativa era grande com a chegada do galego, mas como a bonitona não consegue dindim nas suas viagens a Brasília, a esperança de uma grande obra vai ficando distante.
Por aqui
Com o vai e vem da prefeita de Bombinhas, que vive mais na ponte aérea da capital manezinha capital federal, quem se apresenta como prefeito em eventos na região é o vice-prefeito Paulo Dalago Muller, que tem sido apelidado carinhosamente por bocudos da Capital do Mergulho de Paulinho Bagual (PTB).
Máquina de neve na Maravilha!
Depois da visita que o alcaide Piririca fez na serra catarinense, onde foi atrás do fenômeno conhecido como neve e que esteve bem pertinho daqui, nas vizinhas Camboriú e Itajaí que tiveram registro das bolinhas de gelo que caem do céu, tomara que o alcaide não queira substituir o Projeto da Onda Perfeita.
Como uma onda no mar!
No Onda Perfeita, corais artificiais iriam ser construídos no mar para formação de ondas com força e altura maiores do que as tradicionais. Ele pode ser substituído por uma máquina de fazer neve aos moldes da que São Joaquim importou da Disney e tem atraído uma bola de neve de turistas...
Cadê os navios?
Já que falei em mar, não custa perguntar onde foi parar aquele projeto amalucado para atracar navios de cruzeiro na av. Atlântica. Vai ver que as ciclovias tomaram o espaço, no futuro projeto da malha cicloviária, já prometida pelo próprio Periquito e pelo Orlando Anjoletti (DEM), enquanto tava com a buzanfa na cadeira de presidente da casa do povo e dublê de ciclista.
Rodízio de sopas...
Corre à boca miúda que nos corredores do Hospital Municipal Ruth Cardoso tá se espalhando uma espécie de tráfico de sopas. O rango estaria sendo oferecido aos míseros quatro reales a cambuca e que com copinho de suco, ficava tudo por cinco pilas. Fácil acim? Será que o MP sabe deste rodízio? Acho que o Dr. Rosan gosta que se enrosca de uma sopinha de agnoline, servida quentinha da energia do micro-ondas do hospital. Assim phode, Dr.!
Greve geral da PC
A decisão pela paralisação geral, a partir de segunda-feira, dos tiras civis da Santa & Bela e Friorenta Catarina veio após o enterro simbólico da puliçada civil que aconteceu em Lages e reuniu cerca de 500 policiais civis de todo o estado, na semana passada.
Socorro! Socorro!
No sabadão, ocorreram sete assembleias regionais simultâneas para formalizar o início da greve geral. Segundo o Sinpol-SC, desde 2007 a corporação perdeu quase mil policiais, com o efetivo praticamente o mesmo de 30 anos atrás. Não tem como a bandidagem alvissareira não fazer a festa!
Greve dos médicos também deve começar...
Até os médicos, que não gostam de fazer greve porque acham coisa de trabalhado chinélis, anunciaram a possível paralisação, a partir da próxima quarta-feira, quando profissionais de todo o país podem cruzar os braços. O Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina (Cosemesc) já confirmou a adesão dos médicos catarinas.
Cruzar de braços
A defesa da carreira, a aplicação do exame Revalida para os médicos formados no exterior, o reajuste da tabela SUS, o reajuste devido aos médicos federais, o repúdio ao serviço civil obrigatório que está sendo imposto aos estudantes que ingressarem na faculdade de medicina a partir de 2015 e a derrubada dos 10 vetos presidenciais ao ato médico, fazem parte das reivindicações durante o berreiro do pessoal de branco.
