JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
O pau pegou
Segundo os linguarudos de plantão, um subprefeito de Itajaí teria se envolvido em uma baita confusão na Festa do Colono. O quiproquó teria acontecido na noite de sábado para domingo e, além de quatro costelas quebradas e estar internado no hospital Marieta, o pé da patroa do abobrão também foi quebrado. O pau teria sido medonho e tá todo mundo tentando abafar. Qui dor!
Escolinha
A escolinha do professor Raimundo abre as portas para o segundo semestre, na piramidal casa do povo peixeira. A partir desta quinta-feira os amados vereadores retornam do aguardado recesso parlamentar.
Nem começou
A primeira sessão do segundo período nem começou e a polêmica já está no ar. Isso por conta da resposta do presidente, o Topetudo Osvaldo Gern (PP), ao professor Nahor Lopes (PT), feita em documento entregue às excelências excelentíssimas no plenário e que tinha o prazo de 30 dias para resposta.
Receba a carta que eu lhe dou!!!
Na resposta, em uma espécie de carta oficial, a presidência da casa do povo se vale dos aspectos jurídicos para pôr fim aos questionamentos e não deixou nem um pingo sem resposta, apesar de nem todas as dúvidas terem sido sanadas, pelo menos para este articulista barrigudo que meteu o zoio no documento recebido por um vereador.
Respondendo
O Topetudo Gern deu resposta sobre o transporte coletivo, onde uma ação popular tá rolando na dona Justa sem a necessidade da instalação de uma CPI na casa; regulamento da lei orgânica de iniciativa popular, através de referendo ou plebiscito; passe livre estudantil e redução dos subsídios dos vereadores e prefeitos, e de roldão dos ocupantes de cargos eletivos e comissionados.
Inconstitucional
A redução do salário dos amados e ilustres vereadores foi o tema que mais me chamou a atenção porque num se pode legislar em causa própria e por este motivo que os vereadores têm que deixar aprovado no último ano de seus mandatos os valores que terão validade a partir da próxima legislatura.
Num vale
Sendo assim, este foi mais um dos itens que teve abrigado seu direito através da inconstitucionalidade já apontada em ação direta na cidade de Barra Velha pelo Desembargador Newton Trisotto, em despacho jurídico na data de 03/03/2010, criando procedência pra matéria.
Caldeirão fervendo. Ui!!!
Comprovação que o caldeirão já tá fervendo e estão jogando lenha pra que continue quente, com possibilidade de esparramar pra todo lado, é a afirmação que a vereadora BBB: Bocuda, Bonitona e Brabona Anna Carolina (PRB) fez na tarde de ontem pra mídia, lascando que vem sendo perseguida pelas comissões da casa do povo e que tão apenas copiando pareceres pra barrar suas propostas. Credo!
Boca nas zorelhas
Foi publicada no Diário Oficial da União do dia 25 de julho a portaria de habilitação da UPA 24 horas de Cordeiros, que receberá, a partir de agosto, R$ 100 mil um mês sim e outro também. A conquista justifica a ida da vice- prefeita Dalva Rhenius (PSD) a Brasólia no mês de junho, quando entregou para a assessoria do ministro o pedido para agilizar o repasse do dindim.
Qui bom
Além do pedincho do espirrar da verba, a muié solicitou que o mesmo fosse retroativo (a contar de janeiro deste ano). O pedido da vice-prefeita foi acatado pelo ministro e serão repassados R$ 600 mil retroativos aos meses de janeiro a junho deste ano. A prefa aguarda, agora, o repasse do valor ao Fundo Municipal de Saúde.
Enquanto isso...
Estive na festa do colono e vi uma coisa que não consigo aceitar, uma barraca vendendo filhotes de cachorro. Afinal, no canil não tem um monte de filhotes que precisam ser doados? Cadê o Roberto da Aipra, ops, da Famai, que não está enxergando isso? Vamos fazer diferente, mudar é preciso!
Num phode!
Por falar em Festa do Colono, os linguarudos contam que a secretaria de Agricultura plantou dois alqueires de milho para fazer 20 toneladas de silagem para os animais da festa, acontece que o milho já está podre e ninguém colheu; quem será que vai pagar este preju, pois além de deixar o milho plantado apodrecer, tiveram que comprar 20 toneladas de silagem para a festa...
Em quatro pés...
Outra situação feiosa relatada por meio-mundo foi de um abobrão do primeiro time do governo municipal, acostumado a tomar todas, que foi visto na Festa do Colono, chapadaço, andando quase de quatro pés. Os linguarudos espalham ainda que a figura teria tentado dançar com uma guria que o rejeitou e ele teria dado um belo puxão nos cabelos da moçoila. Qui coisa, meu povo!
Mais do mesmo...
Se tudo correr nos conformes, o ex-secretário da Pesca de Itajaí, Agoniado, ops, Agnaldo dos Santos, a partir do dia 1º de agosto, será o novo secretário de Turismo de Itajaí. O que muda? Nada! Na opinião deste escriba cabeça de bagre, o governo deveria diminuir pastas. E agregar secretarias. E, também, apresentar novos nomes, pra que não seja o mais do mesmo.
Tudo juntinho
A coluna já tinha cantado a pedra sobre uma possível aproximação entre o dublê de novela mexicana, Claudir Maciel (PSD), e o secretário de Planejamento e feicibuqueiro, Auri Pavoni, da Maravilha do Atlântico. O João Passos do PPS relatou nas redes sociais que estavam todos na última sexta-feira na audiência pública da bolsa do artigo 170, com a presença do deputado estadual Carlos Chiodini (PMDB). Hummmm...
Passarinho na muda...
Do outro lado da vala, em Navegantes, tinha mais vereador interessado em pular para o partido que nem nasceu, a Miragem Distante (Movimento Democrático), do que em Itajaí. Só que lá, ao contrário dos vereadores pula-pula de Itajaí, não se tocaram do adágio popular que vale pra vida e muito mais pra política: passarinho na muda não canta...
