JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Como uma onda...
Fizeram uma onda de que os radares instalados nas vias peixeiras começariam a multar os motoristas de Itajaí a partir do dia 1º de agosto, sem dó e nem piedade. Não que este socadinho escriba seja contra medidas que venham a dar uma brecada nos pés de chumbo que pululam em nossas vias. A vida é a prioridade e a ordem no trânsito é o caminho, nesta ordem. Contudo, devagar que o santo é de barro.
Aferidas
Segundo fontes lá de dentro da Coordenadoria de Trânsito, andaram espalhando o terror a torto e a direito, afirmando que não tinha chororô, caiu no radar, tava fu..., mas ninguém revelou, segundo os perdigueiros da coluna, que apenas três radares estão auferidos pelo Inmetro. E todo mundo gostaria de saber se tal confere, afinal, a verdade tem que vicejar e não ficar de tocaia.
Pare!!!
Quanto ao limite de 50 km/h, tem entendido que lasca que tão usando o trânsito medonho peixeiro como tubo de ensaio. Lascam que decisões seriam tomadas no achismo. A desculpa do volume de carangas nas ruas seria frágil demais. Ao invés de utilizar desculpas derrapadas, ops, esfarrapadas, deve-se partir pra ação de obras que organizem o tráfego e abriguem o volume de veículos em nossas ruas.
Deixar as carangas
O poder público deve fomentar o transporte público de qualidade, incentivando o povão a utilizar este serviço, deixando seus possantes na garagem de suas casas. É preciso avançar na instalação de ciclovias e ciclofaixas que ofereçam segurança para a utilização e circulação de nossas zicas.
Sistema binário
É preciso repensar os traçados das nossas ruas e avenidas, instalar faixas exclusivas para busos e táxis, diminuindo o tempo de viagem destes veículos. Implantar um sistema binário doa a quem doer. Alguém se alembra da avenida Sete de Setembro? Foi um berreiro danado... Virou realidade. É preciso mudar, enfrentar pra causar melhorias no sistema viário de nossa city peixeira.
Fala muito
A fama de boca grande do ex-vereador Flávio Tironi, que vem da casa do povo, continua após ter sido eleito vice-prefeito de Piçarras. Em entrevista a um jornal local (Voz do Itapocu), onde a foto de meia capa do abobrão repete nas duas páginas centrais, ficou claro que a bocarra continua verbalizando contra o ex-prefeito Umberto Teixeira (PP). Em quase todo o texto o vice apenas desce a lenha na administração do Pinguim.
Sem fala
Acontece que a oposição rebate Tironi, afirmando que nestes oito meses de gestão dele com o prefeito Leonel Martins (PSDB) pouco ou quase nada foi feito na Capital do Jet ski. Dizem os puxas do ex-alcaide que Turismo, Educação, Saúde e Obras estão uma lástima.
Desviar?
Que o Tironi deveria explicar, entre tantas outras coisas, por que fecharam a creche do Norte por uma semana, obrigando os pais a deixarem seus pequenos em casa para não faltarem ao trampo. Daí que bater no Pinguim (e olha que poucos morrem de amores pela ave aquática) é a solução para quem não tem nada para mostrar. Eita bocudos!
Trabalho
O secretário da Criança e do Adolescente peixeiro e seguidor dos preceitos brizolistas desde criancinha, Ewerton Wan Dall, confirmou ao socadinho escriba a presença do Ministro do Trabalho, Manoel Dias, na sétima Gororoba do JC, que acontece no dia 31 de agosto, no píer da Vila da Regata.
Bola brizolista
O ex-vice-prefeito da Maravilha do Atlântico pelo DEM, Bola Pereira, retornou ao partido de origem, o PDT. Bola assinou a ficha de filiação durante a convenção dos brizolistas, no início do mês. Mas afirma não ter o propósito de disputar qualquer mandato. Pretende atuar nos bastidores.
Salvador da Pátria
O prefeito de Porto Belo, Ewaldo Guerreiro (PT), deve ser o salvador da pátria na temporada de verão e evitar a falta de água nos municípios de Porto Belo e Bombinhas. Guerreiro demonstrou inteligência e competência administrativa ao tratar a questão que envolve o abastecimento de água em seu município.
Nunca chegam
Rompeu o contrato com a empresa Conasa e acertou o retorno da Casan. Com isso deve salvar a pele da bela prefeita de Bombinhas, que voa direto a Brasólia - como declarou em entrevista ao DIARINHO - na busca de recursos que nunca chegam.
Força
Mas enquanto as fofocas em Bombinhas giram em torno do nome do provável novo love de Paulinha, quem aumenta o poder é o vice Paulinho. A nova secretária de Educação, assim como o procurador jurídico, são de Camboriú. Até empresas de Camboriú começam a atuar em Bombinhas.
Na Terra da Pedrada
Como se sabe, o Paulinho Bagual tem família em Camboriú, cidade onde residiu por muitos anos. Como já foi noticiado pelo baixinho e gorduchinho colunista, Bagual exerce a função de vice-prefeito, secretário de Saúde, e manda na Administração e secretaria da Pesca.
Manda
Contudo, a prefeita bonitona Paulinha está propensa a mostrar que também manda, ainda mais por se tratar de um pedido que teria partido do empresário da construção civil, Cristiano, que segundo os bocudos é chegado da prefeita e, concidentemente, é o sujeito que ainda insiste em construir na praia de Quatro Ilhas.
Foi dada a largada
Nos bastidores ocorre uma correria danada pra ver quem emplaca o primeiro grande shopping de Itajaí. Grupos poderosos ensaiam seus empreendimentos. Um na avenida Abraão João Francisco, a popular Contorno Sul, e outro na avenida Adolfo Konder. A verdade é que só tem espaço pra um. Quem vai chegar primeiro? Sem contar que o Shopping Itajaí tá tocando obras de ampliação.
