JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Dolce far niente
Vou me utilizar do termo acima para falar do descanso e ócio que têm gozado os criadores das leis peixeiras. A cada sessão é um tal de faltar três ou quatro parlamentares, nem sempre com a devida justificativa.
Jogada ensaiada
Na última sessão da piramidal casa do povo, a vereadora Dulce do Amaral do PSD, foi homenageada pelo colega de partido Douglas Cristino, em jogada ensaiada com o Zé Alvercino (PP), que levantou a bola pro Barbudão chutar num abraço coletivo pra lembrar a passagem do aniversário da Dulce que, segundo o Douglas, se encontrava adoentada no mês de inverno.
Parabéns
Na sessão desta terça-feira, o vereador Giovani Felix, que protagonizou o trabalho de bombeiro voluntário apagando fogo da luminária da TV Câmara, não compareceu na sessão. Deve estar trabalhando em regime de quartel, onde atua 24h e folga 48. Há quem garanta que ele tava no legislativo, mas ia votar contra o projeto dos auditores fiscais e, alembrou-se que tem gente próxima que tem relacionamento com fiscal.
Tá dodói
Por outro lado há quem garanta que como apagou o incêndio na quinta-passada, tinha direito a folga de terça (brincadeira). Outra vereadora que está sendo campeã da representatividade legislativa fora da casa do povo é a Neuza Geraldi (PMDB) que não aparece faz um tempão e, que segundo fontes esta dodói, se recuperando de uma cirurgia.
Apurando e apurados
Vou solicitar ao presidente, Osvaldo Topetudo Gern (PP), um relatório dos faltosos, acompanhado de ofício do recursos desumanos da casa do povo para que comprove que as faltas foram devidamente descontadas da folha dos amados e amadas, como pediu a BBB, Anna Carolina, por conta de viagem a Brasólia.
Abstenção
O líder do Governo, vereador Afonso Sereno Arruda (PMDB), se absteve da votação do projeto que previa benefícios na aposentadoria dos Auditores Fiscais do Município. Servidor público de carreira com mais de 20 anos, Afonso preferiu se abster.
Correto
Foi uma atitude pra não legislar em causa própria e compreendida pelos colegas de trabalho e do parlamento. Afonso foi ético. Com a aprovação, os auditores aplaudiram o placar folgado, que só teve a BBB contrária, três ausências e uma abstenção.
Arrecadação
Ao aprovar o projeto dos auditores fiscais, o vereador/pastor Carlos Augusto da Rosa, o Calinho Mecânico (PP), fez uma média com os auditores lembrando que a arrecadação do município tinha passado na última década de 50 milhões de reais para mais de um bilhão e que os auditores tinham sua contribuição no crescimento econômico e social de Itajaí. É verdade!
Competência...
Pouca gente sabe, mas Itajaí tem um abrigo para adolescentes em situação de risco - vítimas de violência doméstica, estupro, abandono - que fica no bairro São Judas. O Serviço de Acolhimento Novo Amanhecer teria capacidade para atender 20 aborrescentes - 10 meninas e 10 meninos. Teria. Porque a incompetência come solta...
Queda de braço
A casa masculina foi fechada no final do ano passado porque um interno era alvo de traficantes e a casa foi alvejada por bandidos. A secretaria da Criança e do Adolescente fechou o lar e os meninos precisaram ir pra outras citys. Ganhou o traficante, então? Ai que dor.
Meninas ao léu
A casa das meninas anda às moscas. Atualmente abriga duas menores, mas o lar ficou três dias sem leite! Isso mesmo! A secretaria não conseguiu entregar o leite nas mãos das funcionárias para garantir o café com leite de todo dia. O leite chegou à secretaria e ainda demorou mais um dia para ser entregue porque o cristão não achou um carrinho sequer pra levar o bendito líquido.
Carro tem!
O vereador engomadinho Clayton Batschauer (PR) soube do babado e mandou uma caixinha de leite e ainda foi colocar o desassossegado Pi7 a par do problema. O super-secretário, Luiz Carlos Pissetti, não perdeu tempo. Mandou emissário in loco para ver a barbaridade que tá o lugar, com móveis quebrados, lixo no pátio, falta de material de limpeza... Coisa triste!
Na mira
A vereadora BBB: bonitona, bocuda e brabona, Anna Carolina (PRB), revelou na tribuna que já recebeu o relatório da Comissão de Ética da casa do povo peixeira, que sugere o gancho de quatro sessões legislativas.
No plenário
A votação da punição à língua solta da BBB, deve ir a plenário, quando nossos amados vereadores decidirão o destino da Anna, que pode ficar de molho, sem poder participar das sessões e sem receber o dindin. A votação será secreta...
Será que sabe?
Será que o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), sabe que tem mais servidor da Educação à disposição do que cana em Luís Alves? Como isso acontece? Na grande maioria dos casos, são parentes de abobrões comissionados ou vereadores, efetivos, que não podem assumir cargo de confiança pra não dar pobrema.
Ai, Jisus!
Esse pessoal à disposição sai das salas de aulas, secretarias, e outros departamentos e vai se esconder numa escola, numa sala da secretaria de Educação, numa creche, sem função... Ou seja, ficam coçando o saco ou a periquita e recebendo o salário todos os meses, enquanto o município tem que desembolsar mais uma graninha pra contratar outro profissional pra ocupar o lugar desses abençoados...
Existem raras exceções, mas são raras...
Um exemplo clássico de estar à disposição sem função e sem nada pra fazer, segundo os bocudos, é o da vereadora Dulce Amaral...
