JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Acorda, Dalva!
No próximo dia 31 de agosto, acontece à sétima edição da Gororoba do JC, no Píer da Vila da Regata. Pra participar, adquira camiseta pela facada de 50 pilas, na choupana do JC, na rua Francisco de Paula Seára, 192, Dom Bosco. Informações nos fones (47) 8842.9084 e 8823.9207 ou através dos e-mails: jc@diarinho.com.br e jcdodiarinho@gmail.com Bora lá, gente!!!
Cantarolando, na sexta-feira, ao final da palestra de encerramento do Congresso Catarinense de Contabilidade Contesc, o ministro do STF Luiz Fux e o presidente da Junta Comercial da Santa & Bela, Fabrício Oliveira, formaram dupla na guitarra e violão e protagonizaram apresentação ao público itajaiense presente no encontro. Alguém arrisca um palpite da música que a dupla cantarolou? Fabrício é conhecido seresteiro no meio religioso e o ministro Luiz Fux já animou a festa de aniversário do presidente do STF, Joaquim Barbosa, com suas habilidades musicais. Da esquerda para direita, Adilson Cordeiro, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, Fabrício Oliveira, presidente da Jucesc, Luiz Fuz, ministro do Supremo Tribunal Federal, e Comandante Geral do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, Marcos de Oliveira.
Na sexta-feira, matéria do nosso DIARINHO de todos os dias mostrou que as obras do pronto-socorro do hospital Marieta tão pedindo socorro, abandonadas, paradinhas... O deputado e presidente da Comissão de Saúde da leleia, o barbudinho Volnei Morastoni (PP), pegou na corda e avisou que vai correr atrás, inclusive, unindo forças com o seu colega emplumado Dado Cherem (PSDB). E a Dalva? Tá sumida!
Cadê? Cadê?
Na edição de sábado do jornal que todo mundo lê, até quem diz que não, novamente a problemática na saúde, mostrando que as obras do centro de saúde do antigo Vassourão tão mais paradas que água de poço abandonado. E a Dalva, ninguém sabe, ninguém viu? Será que é desse jeito que a muié sonha em ser candidata a deputada? Acorda, Dalva!!!
Virado num alho!
Aliás, o hospital Marieta tá virado num alho. O jornalista Almeri Cezino desabafou nas redes sociais mostrando o caos, ao narrar o seu drama pessoal, com a sua mãe internada num quarto do pronto-socorro do hospital em condições precárias, com um chuveiro frio e tudo. E tendo que levar água quente numa garrafa térmica pra poder dar um banho de toalha na sua genitora. Meu Deus, quando isso vai mudar?!
Zé das Medalhas, explica
O secretário da Educação de Itajaí, Zé das Medalhas, ops, Edson dÁvila, em missiva encaminhada à coluna (leia no Blog do JC), afirma que apenas dois professores da rede municipal estão emprestados pra outros municípios. Sendo um em Ilhota e outro em Bombinhas. Ou seja, não tem trocentos mestres da rede pública pelaí. Qui bom!
Com o taliano narigudo
Existia na prefa uma comissão pra tratar do Natal na city peixeira este ano, que aparentemente não deu conta do recado, e o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), jogou no colo do secretário de Obras, o taliano narigudo Tarcizio Zanelato, que, dizem, vai fazer um dos melhores natais peixeiros dos últimos anos.
Dos faltantes
Aliás, os bocudos (ô raça de infelizes, vão trabalhar, pô!) espalham que na segunda-feira vai rolar reunião dos faltantes do PP de Itajaí, que têm cargo no governo e andariam encorujados, comendo sopinha de pacotinho, agarradinhos com a nega veia. Além de anunciar o encontro, dizem que quem não anda aparecendo num adianta choramingar depois... Ui!!!
Sururu na mata...
Algo de esquisito tá acontecendo na Capital do Ultraleve. A polícia Ambiental e a Faaci (fundação do Meio Ambiente de Itapema) não se entenderam esta semana. A polícia Ambiental teria interferido em uma área, por problemas ambientais. Mas a Faaci teria autorizado a atividade de supressão de árvores ou coisa parecida.
Sei lá, entende?
A coisa parece meio confusa e, segundo a raça de bocudos, a Faaci pode autorizar e a polícia Ambiental teria que respeitar a condição local. Senão fica um Deus nos acuda danado. Se as instituições não se entendem na Capital do Ultraleve, como devemos prosseguir? Ai, ai, ai, que dor!
Independentes...
Será que o CTG Independentes da Querência já prestou contas do rodeio que realizou no Parque do Agricultor, quando usaram e abusaram de toda a estrutura do local, incluindo água e luz, e cobrando ingresso? Além disso, queriam 30 mil de grana pública, com projeto desaparecido nas comissões da casa do povo. E então, Artur de Jesus, o que tu me diz?
Pra todo mal existe cura!
Achei que eu veria a ciência descobrindo e divulgando a cura pra diversos males que assolam a sociedade, mas tinha certeza que não iria ver o Periquito e o governador com cara de padreco Raimundo Colombo abraçados tão cedo. Pois num é que me enganei? Tavam lá juntinhos, até o Claudir Maciel agarradinho ao Pedro Francez (PSD) e ao Arlindo Cruz (PMDB).
Bocas esgarçadas
Todos pra lá de sorridentes ao ganharem do Raimundão a tão sonhada escola no amado bairro das Nações, na rua Libéria, no valor de mais de R$ 8 milhões de reais, e que fez até o Piririca se agarrar no Colombo, numa imagem clara de que ordem que vem de cima é se manter no governo, e pra que isso ocorra o PMDB sabe que esse projeto passa necessariamente pela reeleição do atual mandatário-mor.
Bom senso
E isso sem a aventura de se lançar no mar agitado da indecisão pública em um cenário eleitoral nebuloso e por conta de uma candidatura experimental de Dário Berger, por exemplo, ou do esgotado Pinho Moreira, ou até mesmo de LHS, que já anunciou aposentadoria política com bom senso que é peculiar de poucos homens públicos, como o ex-papa.
Citei o exemplo papal porque o senador bigodudo LHS (PMDB), mesmo aposentado, ocupa posições privilegiadas e pode ainda assumir a presidência do Senado Federal com a bênção da presidente, a Tia Dilma, que vem abençoando sobremaneira o povo da Santa & Bela e seus governantes.
Nenhuma
É de comemorar mesmo a construção de cada nova escola, pois tá cada vez mais rara a edificação de unidades escolares. O Piririca, por exemplo, não construiu nenhumazinha em cinco anos de governo e desconheço algum projeto arrojado previsto neste sentido, se não a Udesc, que vem de uma negociação de pelo menos uma década e ainda não saiu do chão...
Lição política
Outra leitura política que posso fazer do fato é que novamente o governador deu uma lição política no afoito burgomestre psitacídeo da Maravilha que, por vezes, troca os pés pelas mãos e sai em xingamentos descabidos.
Nos píncaros da lua
A mesma situação vivenciada no anúncio do repasse de verbas para construção do Centro de Eventos com o ministro do Turismo em Brasília, quando Dado é quem foi convidado e deixaram até o Periquito sem carona no avião governamental catarinense. Teve que ir a pé, ou melhor, em outro avião.
Em peso
Vale destacar aqui que a bancada governista na Câmara da Maravilha compareceu em peso no ato solene em Florianópolis para construção da escola, até o dublê de opositor Claudir Maciel foi. Esqueceram de convidar o João Passos pra postar no feicibuque do local. Como pringutar não ofende: alguém sabe me responder quando começa a construção do Centro de Eventos e da escola?
Escola
A escola vai ser construída pelo Governo Estadual, num investimento total de 8,4 milhões de reais, com a contrapartida da prefeitura, por meio da doação de um terreno na rua Libéria, avaliado em aproximadamente seis milhões de reais. A nova escola será construída com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério de Educação e Cultura (MEC) e do Estado.
Pacto pela Educação
E isso pelo projeto Pacto pela Educação, que prevê outras 29 escolas na Santa Bela & Frienta Catarina e ainda ginásios esportivos. O investimento total será de 220,7 milhões de reais e atenderá entre 30 mil e 50 mil alunos, jura o governo do estado.
