JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Bizolhada no Santa Inês
Selada a paz!
Uma correspondência chegou ao gabinete do vereador engomadinho Clayton Batschauer no meio da tarde, levada em mãos pelo secretário Everton Wan-Dall. O papéli, em forma de ofício, esclarecia o lamentável equívoco de impedir o vereador e este socadinho escriba de acessar ao Serviço de Atendimento ao Adolescente da prefa. Wan-Dal: gostaríamos de pedir escusas a Vossa Excelência pelo transtorno eventual. Eis que no final da tarde o referido secretário ainda posa ao lado do nobre edil, em foto no gabinete de Batschauer, para não deixar dúvidas que todas as rusgas e feridas foram devidamente lambidas e curadas.
O vereador Thiago Morastoni (PT) convidou os edis de Itajaí e Balneário Camboriú para uma visitinha ao hospital Santa Inês, nesta quinta-feira, às 14 horas. O convite, que é estendido à imprensa, partiu de um pedido da direção do Instituto de Saúde e Educação Vida (ISEV), entidade que passa a administrar a unidade de saúde da Maravilha do Atlântico.
Até 160 leitos a mais
O déficit de leitos na região é de quase 800 leitos, e a reabertura do Santa Inês poderá ajudar a diminuir um pouco os problemas na saúde. O hospital deverá disponibilizar até 160 leitos, com atendimentos particulares, convênios e SUS. A direção do ISEV acredita que poderá reabrir as portas da unidade dentro de um mês, mais precisamente no dia 20 de setembro.
Quanto mais, melhor
Thiago lembra que, com os hospitais Marieta Konder Bornhausen e Ruth Cardoso não dando conta de atender tanta gente, a reabertura do Santa Inês é mais do que bem-vinda. Certamente dará um fôlego a mais para a saúde de nossa região. Precisamos pensar na saúde de forma regionalizada e unir esforços. Quanto mais unidades disponíveis, melhor para a comunidade, que hoje sofre para ser atendida, diz o vereador vermelhinho.
Na oposição
O dublê de novela mexicana Claudir Maciel posou pra foto em que o Estado destinou R$ 8 milhões para construção de um colégio no bairro das Nações, em respeito ao governador Raimundo Colombo, seu companheiro no PSD. Mesmo o prefeito Edson Periquito tendo participado do evento, ele desmente qualquer aproximação. E garante que segue na oposição firme e forte! Diferente do que alguns linguarudos de plantão alardeiam.
CPI no Funservir
Claudir continua firme na fiscalização dos desmandos do governo do homem-pássaro. E esta semana irá sugerir a aprovação de uma CPI sobre o fundo de saúde do servidor - Funservir. Tudo porque surgiram fatos novos de descaso com dinheiro do povão. Segundo o vereador, o alcaide psitacídeo se apropriou de R$ 1,295 milhão do fundo, e deixou de repassar contribuição desde outubro de 2012, desrespeitando a lei municipal.
Único opositor
Nos últimos meses o vereador do PSD tem demonstrado ser o único opositor ao homem-pássaro, prefeito Piririca. Nem os vereadores da base concordaram com os projetos absurdos. Os exemplos são o projeto do Funservir, que a bancada do PT foi contrária, e dos empréstimos milionários para pavimentação de ruas, que o PP bateu na mesa e votou contra!
Universitários carentes
Projeto aprovado e que deve ser sacramentado em segunda votação na quinta-feira por nossas amadas excelências excelentíssimas vai conceder mais benefícios a estudantes universitários carentes de Itajaí. O projeto é de autoria dos vereadores Rafa da Padaria (PRP) e Paulinho Amândio (PDT) e altera alguns artigos da Lei Municipal 5449, de 22 de dezembro de 2009, pela Lei Orgânica da city.
Dar uma força
De acordo com Paulinho Amândio (PDT), as mudanças beneficiam as pessoas mais carentes, pois aumentam o índice de descontos concedidos aos bolsistas e também ampliam as opções de instituições de ensino que poderão ser atingidas pela Lei. O vereador Rafael Dezideiro se disse satisfeito porque as alterações darão mais oportunidades de estudo, especialmente para as pessoas de baixa renda.
Ação social
Entre as principais mudanças está o aumento do percentual da bolsa para 50% a candidatos com renda de um a dois salários mínimos, e para 35% aos candidatos com renda entre dois e três salários mínimos. Os estudantes que ganharem a Bolsa da Lei Orgânica terão que cumprir 30 horas semestrais de participação em programas de ação social do município.
