JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
PSDB lhe dá asas...
O ex-candidato a prefeito e candidato a candidato a deputado estadual, sem fraturas Deodato Casas, em contato com o espaço, reconhece que recebeu vários convites. Entre eles, pra migrar para o PSD, mas que como torcedor do Marcílio Dias, não tem nenhuma pretensão de deixar a sigla, onde construiu sua história política.
Guarda Armada
O presidente do PSDB, Robson Coelho, em ligação para a coluna, reconhece que o emplumado Deodato tem sido assediado por outras siglas, mas continua nas hostes do PSDB, e é candidatíssimo a deputado estadual. Robson aproveitou pra lembrar que o partido é favorável à Guarda Armada e estará presente na Audiência Pública na piramidal casa do povo.
GM em debate
A criação da guarda municipal vai estar em debate nesta quarta-feira, 11 de setembro, em uma audiência pública que deve reunir nossos amados vereadores, a comunidade e autoridades no plenário do Legislativo, a partir das 19h. A entrada é aberta ao público. Já dei minha opinião sobre o tema... Demorou!
Não foi o Pedro!
Desta vez não foi o vereador Pedro Francêz que promoveu debate sobre a Reforma política, que critiquei aqui neste espaço. A Audiência Pública realizada na casa do povo da Maravilha, na última quinta-feira, reuniu estudantes, legisladores, governantes, representantes de entidades e dirigentes políticos que lotaram o plenário para acompanhar a explanação do deputado federal Henrique Fontana (PT-RS).
Uma reforma que nunca chega...
Fontana foi relator da Comissão da Reforma Política da Câmara dos Deputados, nos últimos dois anos. Confesso que qualquer pessoa que queira se informar sobre reforma política pode assistir um telejornal que o tema está até nas novelas. Difícil é ver no debate público a questão de saúde, de educação, da cultura local. Aliás, o debate local tá mais morno do que chimarrão de gringo na praia.
A Cultura esteve em debate
Aliás, falando em Cultura, durante a sessão da casa do povo, semana passada, quem deu as caras pra explanar sobre o momento cultural apartidário que a cidade vive, foi a diretora de Artes da Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC), Guilhermina Stuker.
Saudades...
Dizem os linguarudos de plantão que o secretário e ex-vermelhinho radical, Anderson Beluzzo, não foi porque estaria participando de outro evento cultural. Ou seria saudade de encontrar com a vereadora petista Mariza Zanonni? Um bom cargo amansa ideologias, se é que ainda existem. Quem viver verá que não foi em vão.
O meu limite é a lei!
O ex-superintendente da Fundação de Meio Ambiente de Itajaí, o Diabo Loiro, Nilton Dauer, garante estar tranquilo frente à denúncia do Ministério Público Estadual que alega que ele usou da estrutura do órgão pra fins escusos na liberação de licenças pra um empreendimento no bairro da Canhanduba. Nilton afiança que o seu limite sempre foi a lei.
Não existe
Nilton diz que no caso em questão (leia a denúncia do MPSC, no Blog do JC, no site impiçado do DIARINHO), não autorizou e nem assinou a LAI, que é a Autorização Ambiental pra Instalação e, sim apenas a LAP, que é a Autorização Ambiental Prévia. Interessante neste caso é que toda e qualquer autorização depende de parecer técnico independente de quem for o superintendente de plantão.
O tempo é o senhor dos meus atos!
Durante o comando de Nilton, o Diabo Loiro, na Famai, teriam sido emitida três mil licenças e autorizações. Nilton solicitava que os técnicos assinassem junto com ele as autorizações. É por segurança jurídica, já que o superintendente se baseia nos laudos dos técnicos que foram a campo pra poder assinar, frisa o ex-superintendente que gosta da frase: O tempo é o senhor dos meus atos!.
Pauleira danada
Se para amigos íntimos o vereador-doidão Douglas da Costa (PR), da Barra Velha, confidenciava que iria carcar fora do governo do Claudemir Matias (PSB), no final do ano ou comecinho de 2014, para outros, o chiaço aumentou. Douglas postou uma verdadeira pauleira contra a administração de Matias nas redes sociais.
Ponte arreganhada
O republicano detonou o atraso no início da obra de revitalização do Morro do Cristo (iniciada pelo turco Samir Mattar, do PMDB, aquele da CPI dos Pregos) e, também a condição da ponte do Rio Itajuba, que tá toda arreganhada. Douglas ainda lascou o pau na demora de instalação da subdelegacia da Itajuba, outra promessa do Matias.
Primeiro o Bob
O secretário do cabidão regional e dublê de novela mexicana, Claudir Maciel (PSD), visitou o prefeito Bob Carlos (PSDB,) do outro lado da vala. Há quem tenha ficado fulo da vida, acreditando que Maciel deveria ter visitado em primeiro lugar o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), onde a SDR tá instalada. Mas é que saem de Itajaí as maiores críticas sobre o fato de os secretários regionais sempre serem importados de BC...
