JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Cabelo de freira
O vereador Márcio Gonçalves, o Dedé da Murta (PP), lascou sem dó e nem piedade trocadilho popular que chamou a atenção até dos mais expertos em piada pelo conteúdo gerado, através do exemplo prático que o vereador deu, ao comparar o dinheiro recebido pelo município ser igual a cabelo de freira.
Ninguém vê...
Todo mundo sabe que existe, mas ninguém vê, atochou Dedé em alusão à problemática questão de segurança pública que até as freiras estão carecas de saber que é dever do Estado. Daí a importância de Itajaí ter sua própria força de segurança em que possa somar com as já existentes.
Benefício
Vereadora Dulce do Amaral (PSD) teve aprovado em primeira votação na última sessão da casa do povo peixeiro projeto de lei que concede regime especial para aposentadoria na Educação. Com a presença de professores e diretores de escolas que aplaudiram de pé a aprovação da proposta.
Pedalando
Projeto que autoriza a prefa da Maravilha a contratar, na modalidade de concorrência, empresa que promova o serviço para bicicleta de aluguel. Acho a ideia bacana, até porque quase todos os parlamentares e o próprio prefeito utilizam a magrela pra um rolé vez ou outra.
Mobilidade
A mobilidade urbana passa por um conjunto de fatores, inclusive pelo estímulo ao uso da bicicleta como meio de transporte, mas também é necessário que a cidade esteja preparada para atender mais ciclistas nas vias públicas. É fato!
Restruturação
A câmara da Maravilha também tinha previsto, na pauta de ontem, o projeto de restruturação da secretaria de Insegurança. As principais alterações que constatei estão na supervisão da guarda municipal, que passa a ser exclusivamente ocupada por membros da corporação, e criação da Comissão de Sindicância e Processo Administrativo, formada por três servidores de provimento estável e efetivo, que serão nomeados pelo prefeito.
Sabichão em segurança
Para ocupar o cargo de presidente da comissão, o servidor deverá possuir curso de graduação de nível superior em bacharelado em Direito. A segurança se profissionalizando - e não poderia ser contrário, porque a bandidagem já é doutora em crimes.
Num foi!
A diretora geral da SDR peixeira, a dama de ferro Eliane Rebello (PMDB), em contato com a coluna, diz que a relação com o secretário regional de Itajaí, o dublê de novela mexicana, Claudir Maciel, é harmoniosa (PMDB), mas que não foi o Claudir que conseguiu as verbas pra escola Carlos Fantin, como estampado na coluna de ontem.
Raimundão
O governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), quando de sua passagem pela região, já tinha garantido os recursos pra obras nos educandários Carlos Fantin, XV de Julho e Victor Meirelles. As duas primeiras pelo Fundo Social e o Victor Meirelles pelo Pacto pela Educação. E, isso, quando a dama de ferro estava de interina no comando da secretaria de Desenvolvimento Regional.
Governador
O secretário regional Claudir reconhece o trabalho que foi realizado por Eliane Rebello, e esteve na capital manezinha, na segunda-feira, pegando a ordem de serviço pra que a obra da Carlos Fantin tenha início. E que o governador Colombo tem dado uma atenção especial à região e Itajaí, neste contexto, deve receber investimentos da ordem de 500 milhões de reais. Algo que nenhum governo estadual fez na city peixeira.
Visitas
Claudir visitou, na manhã de ontem, o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), e já deve agendar visita à prefeita loirosa da capital da pedrada e do tiro ao vereador, Luzia Coppi (PSDB). Pretende, como representante do poder executivo estadual, visitar o homem-pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB). Será que o alcaide Piririca, que tem tido um comportamento raivinha, vai recebê-lo? É preciso pensar na cidade!
Flanando com a grana pública
A sessão da Casa do Povo da Maravilha do Atlântico Sul desta terça foi um verdadeiro show de horrores. O projeto da vermelhinha Marisa Zanoni, que fixava critérios para as viagens dos vereadores, foi rejeitado pela mesa diretora e nem teve o direito de ser discutido nas comissões. A farra das diárias continua!
Resolução da Mesa
Como o projeto é de Resolução, não poderia ter sido feito pela vermelhinha. Somente os vereadores que estão na mesa diretora da Casa podem analisar a bagaça. Até aí tudo bem. Mas o presidente Nilson Probst (PMDB) resolveu mostrar que é mandachuva e está acima das leis. Interrompeu a fala da vereadora Marisa, no momento que era reservado só para ela se manifestar.
Faltou educação
A atitude do presidente da casa do povo balnear foi considerada pela petista como um ato de desrespeito e machismo, pelo fato de ela ser mulher. O ato do manda... ops, presidente da câmara foi considerado absurdo até pelos companheiros da bancada do governo. Um deles fez o seguinte comentário nos corredores: que deselegante!
