JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
No flagelo das águas
O mestre e o discípulo - Ex-prefeito Arnaldo Schmidt e vereador Afonso Arruda)
Vereadores e assessores voluntários se revezaram nos plantões da Defesa Civil durante todo o final de semana. Estão de parabéns!
Escrevo estas linhas, domingo à noitinha, com informações de que o nível dos rios preocupa a região. É importante ressaltar que a prefa peixeira diz que está preparada pro pior, caso a enchente venha. O nosso DIARINHO, em suas páginas, tem mais informações sobre a aguarada que assola a região.
Todos na lida
O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), acompanhou de perto o trabalho na cidade. Ontem, estava na Defesa Civil, assim como alguns secretários, vereadores e assessores das excelências. A cada quatro horas, dois assessores ficaram de prontidão, voluntariamente. No início da tarde, coletiva de imprensa mostrou a real situação e as previsões.
Enaltecer
A verdade tem que ser dita e louvado o trabalho desenvolvido pelos assessores. Lógico que tem assessor e vereador que só por Deus, mas não é a maioria. O que tem que ser dito é que tem excelência excelentíssima em Itajaí e no sul deste nosso mundão que se não tivesse assessor competente tava f... e mal pago. Ou seja, tem vereador que se não fosse sua assessoria, simplesmente não existia.
Estrebuchou-se
Podem lascar um monte de coisas no lombo do vereador Zé Alvercino (PP), mas é preciso reconhecer seu trabalho incansável de ajudar as pessoas. Como presidente da Comissão de Defesa Civil da piramidal casa do povo, foi quem coordenou o trabalho dos assessores, entre outras ações, em conjunto com o chefão da Defesa de Itajaí, Everlei Pereira, que tem sido citado como exemplo, na região, por conta do seu trabalho.
No sofá com cobertor...
Ontem tinha bagrão da prefa peixeira criticando algumas figuras da política, que ficaram com a bunda branquela, afundados no sofá ou largados na caminha, café quentinho, dedilhando bobagens sobre as cheias, ou parecendo que tavam ajudando alguém, quando na verdade não estavam fazendo poioca nenhuma. Coisa pra lá de feiosa. Criem juízoou tão achando que o povo é tolo, seus abobados!
Prevenção
Pissetti (secretário de Orçamento, Planejamento e Gestão) tem viagem marcada segunda-feira para tratar sobre a possível realização da Feira Grand Pavois de La Rochelle em Itajaí. Esta é a maior feira náutica da Zoropa, com exposição de mais de 650 barcos em área seca e em água, mais de 700 expositores compostos em 12 zonas temáticas e com representação de mais de 30 países.
Baita feira
Este ano a Grand Pavois ocorrerá entre os dias 25 e 30 de setembro em La Rochelle, importante porto no centro-oeste da França (foto no Blog do JC). Pi7 estará representando o município de Itajaí, junto com a secretaria de Turismo, representante do Governo do Estado, empresários do setor náutico. Lá se encontrarão com o equivalente no Brasil ao ministro de Turismo para tratar da vinda da Feira Grand Pavois a Itajaí.
Ajuda quem não atrapalha, avança quem facilita...
O papel do Pissetti é ser um facilitador em todos os processos para a efetivação desta feira em Itajaí (representando o Brasil), já que o evento todo é de responsabilidade privada. Mas, como se sabe, ajuda quem facilita o bem comum. E Itajaí ganhará muito caso tudo ocorra em mar de almirante.
Legado
Já bizolhamos isso com a Volvo Ocean Race, que tinha uma pá duvidando, e foi um tremendo sucesso que rende até hoje orgulho pra city e nosso povo. Este é um grande exemplo de quanto a PPP (Parceria Público-Privado) dá certo e rende muito pra todos. Pois ninguém pense que a Regata Jacques Vabre e a próxima edição da Volvo chegarão aqui porque tem o morro da Cruz. É esforço de gente que faz, como já se disse por aí...
Plano de prevenção
Mas antes de ir, Pi7 teria se declarado preocupado com as possibilidades de cheias neste fim de inverno. Se for o caso, pode desistir em cima da hora porque Itajaí precisaria de todos por aqui. O homem até já se adiantou. Chamou todos da secretaria e organizou um Plano de Prevenção e Segurança.
Protocolo
Foram realizadas tomadas de preços de materiais e suprimentos de alimentação, medicamentos, suporte para abrigamento etc. Deixou um protocolo com todas as exigências e procedimentos a serem tomados, determinou plantão na secretaria de Planejamento, especialmente no setor de suprimentos, e tudo o que foi considerado necessário.
Quem não deve não teme
Ainda estará com canal direto de informações para orientações de tomada de decisões de emergência. Teria dito na secretaria de Planejamento que aqui a gente faz e, se der errado, a responsabilidade é inteiramente minha. Quem não deve não teme, e quem sabe faz, como dizia dona Coisa Pública.
Dalva assume
A vice-prefeita Dalva Rhenius (PSD) assume interinamente a secretaria de Saúde, na manhã de hoje. O secretário Paulo José da Silva, o Paulinho do Barroso, saiu de férias, mas não deve retornar ao cargo. O alcaide JB teria chamado Paulinho e ressaltado que é uma pessoa correta, honesta, mas não tem mando de campo pra estar no cargo. Paulinho deve voltar pra outro cargo na estrutura da prefa.
JB quer em definitivo
O prefeito JB quer que a Dalva assuma a saúde, não interinamente, mas que pegue a caneta em definitivo. Acredita que a muié é a pessoa talhada para o cargo. Caso Dalva não queira assumir após o fim das férias de Paulinho, JB tem dito pra zovidos privilegiados que vai tirar do bolso sua lista e nomear outra pessoa. Hummmm...
Registro das famílias
O vereador e líder do Governo na Câmara, Afonso Arruda (PMDB), prestigiou, após o término da sessão ordinária de quinta-feira à noite, o evento intitulado Registro de Famílias - Histórias de Itajaí. Trata-se do lançamento do livro publicado pelo escritor Álvaro Castro, que também é o editor da revista mensal Sopa de Siri.
Todo mundo lá
O evento aconteceu no chicoso Castelo Montemar, no cocuruto do morro da Cruz, em Itajaí, e reuniu uma porrada de membros das famílias que foram agraciadas com a publicação do livro, políticos, empresários, simpatizantes e puxas de plantão, além dos alegres meninos e meninas da imprensa.
Arnaldão
Depois de quase duas décadas calado, o ex-prefeito de Itajaí, o alemão Arnaldo Schmidt Júnior (PMDB), voltou a mostrar que quem é rei não perde a majestade. O homi deixou todos os presentes em silêncio absoluto, no lançamento do livro do Álvaro Castro. Todo mundo escutando com os zovidos bem abertos as palavras do alemão Arnaldão.
Zovidos atentos
Entusiasmado, o homem que foi deputado e comandou Itajaí com pulso de ferro é daqueles políticos que conseguem articular tom de voz e conteúdo do discurso, envolvendo os ouvintes. Sem desferir qualquer ironia, Arnaldo ainda disse que gostaria de dar um abraço nos seus adversários, porque até eles contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Eitcha!
Candidato?
Aliás, tem quem comente dentro do Manda-Brasa peixeiro que se a sigla lançar um candidato à leleia, em Itajaí, este nome deve ser o do vereador Afonso Sereno Arruda, que anda subindo no conceito de todos pela tranquilidade e clareza no encaminhamento das questões da city na casa do povo. Será que será?
Centro de Eventos
Perdi as contas de quantas foram as vezes que divulguei aqui neste espaço capítulos da novela que não termina mais sobre a construção do Centro de Eventos da Maravilha. Agora estão convocando novamente audiência pública para esclarecer a população sobre as novidades do projeto, que já está ficando velho de tão parado.
Botar fé
Marcada para acontecer nesta segunda-feira, na Câmara de Dirigentes Lojistas, foi transferida para a casa do povo da praia mais desejada do sul do mundo - com início previsto pras 19h, porque na casa do povo da Maravilha o horário é apenas simbólico, mas a runião é aberta ao público.
Agora vai
Quem deu a ideia da audiência pública de hoje sobre o Centro de Eventos foi o deputado estadual Dado Cherem (PSDB), na reunião com o secretário estadual de Turismo, Beto Martins, conjuntamente com o secretário regional, o dublê de novela mexicana Claudir Maciel (PSD). O prefeito da Maravilha do Atlântico, Edson Periquito (PMDB), também sinalizou participação na audiência pública. Tomara que a coisa flua.
Terrenos de Marinha Audiência pública da comissão especial da câmara federal analisa projeto de lei do Governo sobre o assunto Terrenos de Marinha, na Assembleia Legislativa de SC, no dia 27/9, às 9h30. O tema é muito importante para as citys litorâneas. Será conduzida pelos deputados federais que integram a dita Comissão Especial, e pelo deputado da leleia Edison Andrino (PMDB), que dedicou seus mandatos federais a esse tema.
Respeita o voto
Na semana passada, no Grupo de Trabalho da Reforma Política, o careca turco Esperidião Amin, em nome do PP e do PMDB (por delegação expressa!), defendeu o sistema eleitoral denominado Majoritário (ou Distritão). Um dos modelos que enfrenta menos resistências e respeita o VOTO, fazendo eleitos os mais votados, no município ou no estado.
