JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Eu voltei, agora é para ficar...
Voltou para pauta da casa do povo da Maravilha projeto de lei que autoriza a prefa a acrescentar o percentual de 50% sobre o valor avaliado pela Comissão Municipal de Valores. Coço o cocuruto, matutando que esse dispositivo nem precisava em BC, que tem uma das maiores valorizações imobiliárias ao ano, cerca de 30%.
Deram jeito
Acharam um dispositivo para entregar áreas públicas ao dobro do valor proposto pela Comuval, com a desculpa que estão vendendo pelo dobro do preço. Essa justificativa num cola e já foi até rejeitada em plenário. Essa proposta teria que ficar pelo menos um ano longe, e só voltaria à pauta com consentimento unânime do plenário.
Oposição ou opositores?
Será que os dois oposicionistas da casa, Marisa Fernandes (PT) e Ary de Souza (PSD), concordam com o retorno da matéria à pauta? Sob qual desculpa, já que a praia mais procurada no sul do mundo é também a que mais enfrenta problemas com a falta de espaços públicos para comunidade em áreas verdes e de lazer; praças e logradouros estão todos sendo rifados com dispositivo legal que permite o interesse dos vizinhos (lindeiros) na aquisição da área?
Quádruplo...
Passam hoje pelo dobro do valor; amanhã valem quatro vezes mais. Alguém se alembra do terreno da Univali, que quando Pavan era prefeito desapropriou, cedendo uso para universidade? Na época o local valia pouco mais que um Opala velho e cacho de banana verde. Hoje, a área está avaliada em quase meio bilhão, praticamente o mesmo valor do orçamento da city para este ano. Corrijam-me os corretores se eu estiver errado!
Vermelhinho peixeiro representará o estado
O vereador Thiago Morastoni (PT) será delegado na comitiva que representará Santa Catarina em Brasília, no mês de novembro, na 5ª Conferência Nacional das Cidades. O vermelhinho será um dos quatro legisladores catarinenses presentes no grupo que discutirá reforma urbana no país.
Delegado catarina
Os legisladores levarão à capital federal os anseios das comunidades dos municípios do Litoral Norte e do Vale do Itajaí. O parlamentar foi escolhido como um dos delegados catarinas durante a 5ª Conferência Estadual das Cidades, que rolou em São José e reuniu representantes de 251 municípios da Santa & Bela.
Vários pontos rosas
A ação acontece no Bico do Papagaio, Centreventos, Morro da Cruz, Casa da Cultura, Igreja Imaculada Conceição, Terminal de Passageiros Guilherme Asseburg, Mercado Público e Igreja Matriz, e está sendo realizada após indicação do vereador Thiago Morastoni ao Executivo. O objetivo é fortalecer o movimento na cidade, buscando alertar as mulheres para a importância da prevenção da doença.
Em Brasólia
A dupla de vereadores barbudos de Itajaí, Douglas Cristino (PSD) e Zé Alvercino (PP), estará em Brasólia hoje. O intuito é manter contatos que vão da ANTT, leia-se BR-101, city peixeira etc e tale. A missão principal é conversar com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, sobre o canal extravasor da ponte do rio Itajaí-mirim até o Itajaí-açu, como uma alternativa para amenizar as cheias medonhas.
Morder a língua
Oia, muitas vezes vai governador, prefeito, deputado e o balaio a quatro para capital federal e não arresolvem nada. Imagina vereador. Mas é importante não ficar parado. Quem sabe o ministro manda a draga prometida? Dizem que Fernando Bezerra não desgruda da cadeira, mesmo após o PSB carcar da base da Tia Dilma. O PP está de zoio no cargo, e as línguas frouxas garantem que Bezerra vai assinar ficha no PT pra ficar. Humm...
Não canta lá
O presidente do Parlanada, ops, Parlaamfri, vereador do outro lado da vala, Lino Bento, diz que o contador Pinduka trabalha meio período na casa do povo dengo-dengo e no outro presta serviços ao Parlaamfri. Lino afirma também que o barnabé Cazuza é seu amigo e não trabalha na entidade. Beleza!
Baixou
Lino lembra ainda que é presidente até dezembro e que na sua gestão conseguiu diminuir 60% do repasse das câmaras de vereadores à entidade (mas o triste do Lino não mostra quanto e quais as câmaras que espirram a grana). Coço o cocuruto. Hoje, com 40%, fazem o mesmo que os ex-presidentes que passaram fizeram: nada!
Sim, nós podemos!
Antes, quando a grana era mais gordinha, a mesmice provavelmente ajudava no nada versus nada. Ou será que os linguarudos de plantão, que cobram até hoje prestação dos ex-mandachuvas, estão certos quando caceteiam que o Parlanada, opssss, Parlaamfri, custeou até viagem de passeio de vereador da Maravilha do Atlântico ao exterior? Como diria Obama: Yes, we can!
Vai
Em Itajaí, existe um silêncio sepulcral. O único que não esconde de ninguém e já cabalou candidatos abertamente é o dublê de vereador e presidente da Força Sindical da Santa&Bela, Osvaldo da Mancha Branca Mafra. Será que Mafra consegue ou vai levar mais alguns? É o papo de corredores legislativos.
