JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Fica, Berger
Essa foi a decisão do Manda-Brasa estadual ao apoiar por unanimidade que Dário Berger permaneça no MDB da Santa & Bela. Por sua vez, o ex-prefeito da capital manezinha acenou como pré-requisito para continuar abraçadinho na sigla se for pra colocar seu nome na disputa majoritária ao governo, tendo como desdobramentos o desembarque do PMDB do governo Colombo.
Estratégia
Os caciques do PMDB estão em desarmonia porque o ex-governador e senador bigodudo Luiz Henrique da Silveira declarou, recentemente, seu apoio total pra reeleição do governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), com o apoio do PT da tia Dilma. As negociações aferventam o caldeirão político na capital nacional.
Suicídio
O presidente interino do partido, ex-governador Paulo Afonso Bigodinho Vieira, endoida quando o assunto é candidatura própria e defende com unhas e dentes o que pessoalmente eu chamaria de suicídio do partido, se lançar em uma aventura eleitoreira, sem as alianças que mantêm o PMDB no poder há mais quase 12 anos.
Aliança
A manutenção de Colombo e do PMDB no poder passa por uma bem bolada aliança política que conta inclusive com os nanicos da base aliada para que obtenha o sucesso nas urnas. Foi o próprio bigodudo LHS que criou o sistema eleitoral de permanência no poder através de alianças dos partidos que nunca se bicavam, mas que, ao darem as mãos, experimentaram o gostinho viciante do poder e oficializaram o casamento.
Os cabidões
Logo após, LHS também inventou os cabidões, ops, secretarias regionais - SDRs, que são criticadas até hoje, mas que, se acabarem, termina também o gostinho de vitória nas eleições. O critério adotado para assumir uma SDR não é o famoso QI, nem o mérito, mas sim a quantidade de votos.
Juntinhos
O deputado federal Mauro Mariani e Paulo Afonso juram que a maioria do PMDB quer uma candidatura ao governo e ao senado, diferente da corrente de LHS, que defende a permanência de Colombo. O PMDB é o maior partido e também o que mais blefa, o que mais pede cargos e o que mais incomoda o governo. Com tantas cartas na manga, é possível passar batido e dividido ao meio, e sua força também fica pela metade.
Só em 2014
Falando em blefe, a ponte, ops, a passarela da Barra (que completou aniversário de atraso das obras e enfrenta inclusive investigação do MP), que anda mais parada que às águas do rio Camboriú, deve ficar mesmo para 2014. Bem como o Centro de Eventos prometido por Raimundão e que já teria até verba disponível da chefona do executivo nacional, Dilma, mas este escriba pançudo não arrisca publicar a data de início das obras.
Só vendo...
Quanto menos a de entrega, porque sou daqueles de antigamente, que só acredita nas coisas vendo. Vamos ver quem consegue entregar a obra primeiro, a passarela que tá quase pronta ou Centro de Eventos que ainda não tem um tijolo edificado. Façam suas apostas, a eleição está chegando...
Crivella em Itajaí dia 10
O ministro da Pesca, Marcelo Crivella, estará em Itajaí na próxima quinta-feira, dia 10, quando além de uma série de compromissos ainda não divulgados, assinará cessão de uso de águas da União pra produção de pescados. Crivella é do partido da vereadora BBB, Bocuda, Bonitona e Brabona, o PRB, cujo presidente em Itajaí é o Beto Pacheco e o número é 10...
Cartilha dos edis
O vereador Rafa da Padaria (PRP) emplacou requerimento aprovado por seus pares pra que a piramidal casa do povo, explique tintim por tintim a função do vereador e o papel da câmara. Pra esclarecer, também, que os gabinetes não são balcões de emprego, nem lugar pra pedir $$$ pra festinhas, rifas e outros assistencialismos. Rendeu 40 minutos de debate.
Vai sair
Há quem garanta que o ex-presidente estadual e municipal do PRP de Itajaí, Fabiano da Silva, deve deixar a sigla. Os bocudos lascam que Fabiano, que já teria ameaçado sair quando foi defenestrado da presidência e assumiu o entisicado Denísio Dolásio Baixo, iria pegar seu bonéu e carcar.
Silêncio
O ex-vereador e ex-candidato a prefeito de Itajaí, Nikolas Reis, nega que vá para o recém-criado PROS, mas não diz nadicadenada sobre o rumo que pretende tomar daqui pra frente, após deixar o Partido dos Trabalhadores, onde foi vereador por duas oportunidades, líder do governo do então prefeito barbudinho Volnei Morastoni e disputou a principal cadeira estofadinha do paço da Vila Operária.
Tava na chapa
Outra informação interessante é que Nikolas Reis, entre outros ainda filiados ao PT, estavam com seu nome na chapa do candidato a presidente do partido, Arnaldo Silva. E tem filiado que nem sabia que tinha sido inscrito na chapa que tá na disputa. Qui coisa, meu povo!
Transat Jacques Vabre
O secretário de Comunicação da prefa peixeira, Murilo José, viajou ontem para a cidade francesa Le Havre. Murilo participará dos preparativos da entrevista coletiva sobre a baita regata que chega a terras peixeiras no mês de novembro. O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), embarca no sábado e participa da coletiva e lançamento da regata na terça-feira. Itajaí, vocação náutica!
