JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Mais uma
Os vereadores Tonho da Grade (PP) e a BBB Ana Carolina (PRB) participaram da panfletagem convidando o povão para a audiência pública sobre a travessia da vala. A vereadora Neusa Giraldi (PMDB) e o Lino Bento (PMDB), que é vereador de Navegantes e presidente do Parlanada, ops Parlamfri, deram as caras só no finzinho. Já a vereadora Dulce Amaral (PSD) mandou uma assessora ralar na entrega dos papélis.
O que será que o líder do governo na casa do povo, Afonso Sereno Arruda (PMDB), falou no zovido do vereador de oposição Giovani Felix (PT), que o fez esbugalhar os zoios?
Além das comunidades rurais da chamada estrada de Brusque que querem se emancipar de Itajaí, que são a Canhanduba, Itaipava, Km 12, Baía, Paciência, Arraial dos Cunha, Laranjeiras, Campeche, Estivado (e não estivador, como escrevinhei), Brilhante 1 e 2 e Limoeiro, tem também o Rio do Meio.
Repercussão
Ontem, essa história da criação de uma nova city com um baita pedação de Itajaí rendeu os mais diversos comentários. Inclusive o anúncio de que haveria a formação de uma comissão contra a emancipação. E a brincadeira de que já tinha surgido chapa pura do PP para disputar as eleições, formada pela secretaria da Insegurança de Itajaí, loiruda Susi Bellini e o ex-vereador Vanderlei Dalmolin.
Pom, Pom!
Passageiros e comerciantes do terminal rodoviário internacional (?) de Itajaí, o Terri, andam azucrinados com a quantidade de pedintes e até drogados que andam frequentando o local. Alardeiam que o pessoal do Programa de Orientação ao Migrante (POM) não dá bola e passa o dia trancado na sua sala, fuçando no pc. Seria curtindo no fecibuque?
Dar um jeito
Além disso, alegam que quando alguém se mete a besta de reclamar da situação, os integrantes do POM ficam doidos da vida. Frequentadores, passageiros e comerciantes do Terri querem que a secretária de Desenvolvimento Social, a rainha do penteado Juçara Pamplona, dê jeito na situação. Que coloque seus comandados pra bispar.
Lei de papel
O papel tudo aceita e fica até bonitinho, mas gera custo ao Executivo. Isso não é trabalho do vereador. E pedir informações sobre a elaboração de cartilha ou outro material de orientação para a divulgação e conscientização da Lei gera custos, afinal, tem que elaborar a tal cartilha e fazer a divulgação...
Mais do mesmo...
Portanto, se os vereadores quisessem mesmo ajudar, lançariam campanhas educativas, eventos, palestras de conscientização. A cobrança apenas por cobrar não tem cabimento, ainda mais se for observar que o vereador está fiscalizando a aplicação de uma lei de sua autoria e que, ainda por cima, é inconstitucional.
Nadicadenada
Experimenta fiscalizar direitinho, vereador Roberto, para ver se até alguma empresa do seu pai está 100% de acordo com o que pedem as normas legais. E olha que eu defendo como ninguém o cuidado com o líquido mais precioso da vida, mas tem que começar a preservação na própria casa para que se tenha o efeito legal e moral. A casa de leis aprovou legislação para que os prédios tenham caixa para armazenar água da chuva, enquanto a Câmara nada.
Contravenção do bicho.
A operação Abençoado da polícia Militar da ex-capital do jet sky para prender o bicheiro de Piçarras seria uma rixa entre o Tenente e a autoridade dono do jogo do capeta. A treta teria rolado há mais de um ano. E o policial não sisqueceu da bronca...
Troco?
Quando o bicheiro otoridade ainda tinha algum poder e certa influência no governo do Estado, havia pedido a transferência do oficial. Agora, de volta à cidade, o militar estaria na cola para colocá-lo atrás das grades. Está apenas juntando provas contra o contraventor.
Coitado do Norte
A ex-capital do jet sky esteve envolvida numa polêmica nos últimos dias. A prefeitura havia vendido uma rua no Norte de Piçarras por mais de meio milhão para construir um ginásio de esportes na primeira escola daquele bairro. Já que os alunos não têm onde fazer educação física.
Torrar a grana
Com alegação de passar este dinheiro da Educação para a Saúde, diz o prefeito Leonel que os R$ 550 mil seriam, sem garantia de nada, para comprar móveis e indenizar os 40 m² de um terreno invadido pela prefeitura para construção da unidade de saúde central.
Traiu
Na primeira votação, a oposição ficou fechada contra retirar o dinheirinho do ginásio das crianças. Já na segunda votação, o vereador Oscar Tampa Pedroso, do PMDB, mudou seu voto, dando carta branca ao prefeito Leonel Martins (PSDB).
Fula da vida
A oposição ficou P da vida com a trairagem do Tampa. A prefa poderá usar o dinheiro como bem entender, podendo até pagar salários. Na rodinha dos edis após sessão, não se falava noutra coisa. O que o vereador Tampa tanto teme? Votar contra o prefeito, não dá cadeia, soltou um dos oposicionistas.
Só brisa...
A abobrona da ex-capital do jet ski garantiu que a city ia lotar de sexta a domingo. Além do turismo, o evento traria muita visibilidade e mais um monte de blábláblá. Veio o fim de semana e a cidade lotou de brisa, vento sul, vento leste... Além de umas poucas pessoas na zona rural, os boizinhos e cavalinhos...
Fraco
Pelas notícias que chegam dos tucanos na maravilha do Atlântico, pode-se constatar que a sigla está ruim das pernas. Exaltar as filiações do Leandro Rodrigues da Silva, o popular Índio, Gilberto luz Souza e outros mais não é um bom sinal. Ainda mais para quem fala em renovação. Ambos já demonstraram que dançam de acordo com seus interesses. Por isso saíram e voltaram, embora o discurso seja outro...
Cautela
O Homem da Bengala, que comanda oficialmente o PSDB da maravilha do Atlântico, deveria tomar cautela com algumas atitudes de simpatizantes. Por exemplo, a filiação do Gilberto Souza Luz, não soma nada em relação ao fato de ser um funcionário da TV Panorama, de propriedade do ex-governador Pavan. O programa de jornalismo apresentado por César Luz perde em credibilidade.
Mudanças
E comentam que a próxima do Anjoletti é assumir a secretaria do Planejamento da maravilha do Atlântico. Tem gente mais chateada do que o ex-secretário de Educação Nelcy, que foi exonerado por telefone. Ficou sabendo da exoneração por terceiros, que tomaram conhecimento pela portaria publicada em jornal.
Tá doido!
A maravilha do Atlântico amarga 21 mortes violentas neste ano, e a insegurança campeia pra todo lado. E aí é que se pergunta o que faz o secretário da Insegurança, Dão Koederman (PMDB), que está agarrado no cargo, puxando a sacaria do homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB). E o triste do Dão ainda quer ser candidato a deputado federal. Phode?
