JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Convidaram
Na última segunda-feira, a reunião do Diretório de Itajaí formalizou a nova executiva do PSD, com a seguinte composição: presidente Douglas Cristino, vice-presidente Maurílio Moraes, secretária geral Dulce Amaral, tesoureiro Edson Dognini e como vogais: Renato Ribas, Neiva Azarias, Orides Cristino (Xerife), Rafael Lappa, Marcelo de Carvalho, Almir Ricobon e Luiz Carlos dos Santos.
A associação Itajaiense de Proteção aos Animais (AIPRA) já circula com perfuretes em carangas, convidando o pessoal a fazer doação à estação da Solidariedade e se tornar um VIP Solidário. Quem colaborar beneficiando 18 entidades e instituições -, além de ter regalias bacanas no evento Aventura pelos Mares do Mundo também vai concorrer a um carro, uma viagem à França, além de outras premiações. Participe!
Segundo os perdigueiros que se espalham pelos corredores do paço da Vila Operária, na reunião presidida pelo empresário Vendelino Raimondi e seu vice, o ex-vereador Nilson Germano com o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), houve um convite para que JB fosse o primeiro prefeito da nova city. Tás brincando!
Pais da criança
Para os 18 milhões que foram aprovados no PAC - Programa de Aceleração do Crescimento - para obras no loteamento Santa Regina, em Itajaí, há um monte de pais da criança. Foram os projetos encaminhados pela prefa peixeira há muito tempo e uma pá de deputados federais que viabilizaram a aprovação das verbas. Mas na política é assim: é quem mais phode tirar casquinhas...
Horário da vergonha
Na iniciativa privada, o povo tem que trabalhar, ralar coco durante todo dia, no mínimo oito longas horas. Mas no poder público, sob a alegação de que o horário de verão gera economia, fecham a porta pela manhã. O povo que se exploda se não puder ir ao período da tarde... Nesse caso, é complicado entender o prefeito JB, que se diz contrário, mas todos os anos decreta o horário de verão.
Foi pensando
Há alguns finais de semana, estive em Curitiba. Caminhava na conhecida Feira do Largo, com mais de mil barracas de artesanato entre outros badulaques, quando dei de cara, no meio das milhares de pessoas que perambulavam por lá, com o coronel Albanir, ex-comandante da PM peixeira. Ele estava com a patroa passeando. Priguntei se não seria ele o chefão da futura Guarda Armada. Me respondeu que não.
Constitucional
Albanir afirmou que só aceitaria o desafio se fosse constitucional; jamais aceitaria da maneira como foi criada na Maravilha do Atlântico. Contudo, o nome dele foi lembrado pelo alcaide JB, caso a guarda realmente se concretize. A secretária de Insegurança, loiruda das belas pernas, Susi Bellini (PP), adianta que os guardas não vão fazer como em Penha, correr atrás de traficante e bandido, e sim trabalhar de forma ostensiva na prevenção.
Sai pra, lá mosquinhas!
As mosquinhas de plantão que pairam nos ares da secretaria de Educação afirmam que o ministério Público intimou aquele setor da municipalidade a prestar esclarecimentos sobre a festa que a servidora e também vereadora Dulce do Amaral (PSD) realizava, acumulando os salários de excelência excelentíssima e barnabé da Educação da city, sem aparecer na secretaria de Educação.
Num acredito!
Dizem que o secretário Zé das Medalhas, ops, Edison dÁvila, grão-mestre da Educação, teria determinado que a coisa toda fosse apurada e encaminhada ao MP. Contudo, afirmam as lavadeiras que alguns iluminados tiveram a ideia de embaçar o MP. Teriam arranjado um livro ponto para a servidora autografar e ficar de bem com os guardiões da ética no serviço público. Arreda, seus bocudos, parem de inventar histórias!
Pra não ferrar os barnabés
O vereador Ary Souza (PSD), da maravilha do Atlântico, protocolou projeto nesta semana para tornar obrigatório o limite de 40% dos empréstimos retirados pelos servidores, descontados na folha de pagamento. O povão que ganha pouca bufunfa, até dois salários mínimos, precisa deste limite para controlar suas finanças de acordo com o que prevê a lei federal.
Rejeitada na tampa
Pela primeira vez na legislatura que iniciou este ano, na casa do povo do outro lado da vala, as nobres excelências excelentíssimas rejeitaram uma indicação. A indicação era do vereador Murilo Cordeiro (PT), pedinchando ao alcaide Bob Carlos (PSDB) que revogasse o decreto que aumenta o precioso líquido nas torneiras dos usuários de Navegantes.
Mesmo que nada
Claro que a rejeitada que deram na indicação do vereador oposicionista é uma demonstração política inequívoca. Até porque indicação todo mundo sabe que só serve pra mostrar ao povão, aos eleitores, que o parlamentar está se estrebuchando no trabalho. Porque indicação só gera gasto de papel. Alguém pode me contar de uma indicação que gerou algo de positivo?
No balaio
Tanto é assim que, em Itajaí, nossas amadas excelências excelentíssimas votam indicações aos montes. Vão lendo o que cada vereador indica ao prefeito e, no final, passam a régua. Aí, tudo vira um monte de papel que muitas vezes não gera nadicadenada. E num é?
Aventura pelos Mares do Mundo
A estação da solidariedade da Aventura pelos Mares do Mundo, que acontece dos dias 16 de novembro até 1 de dezembro dará direito aos doadores de quantias a partir de 25 reales de ser um VIP Solidário com algumas vantagens ao participar do evento. Os recursos arrecadados beneficiarão 18 instituições e entidades da city peixeira.
Muito mais...
Cinco grandes atrações vão marcar a nova Marejada, que é a Aventura pelos Mares do Mundo: a chegada da regata Transat Jacques Vabre, a nova expedição da família Schurmann, um baita festival gastronômico internacional, festival de Música e a feira World Business Show.
Premiações
Além disso tudo e muito mais, os VIP Solidários vão concorrer a passagem para França, um um carango zero bala e passagens de veleiros pela região. Que bacana, né não!
Mostrar que manda...
Os perdigueiros da coluna nos corredores do paço dos altos da Dinamarca assopram que, depois de dar uma chapuletada no DEM, mandando embora sem maiores explicações, o ex-abobrão da Educação, Nelcy Brandt, agora o homem-pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), pretende mexer na pasta da Fazenda, pra mostrar ao PP quem é que manda...
Que vergonha
Vira e mexe, a Casan envergonha a cidade. No passado, pra quem se alembra, foi uma briga para que Itajaí, como a maioria dos municípios, pudesse recuperar a concessão e cuidar do nosso precioso líquido. Estive na época nas estações de tratamento e vi que documentos, vídeos e fotos demonstram o descaso. Só levavam recurso, ao passo que o investimento era ínfimo.
Na surdina
Agora, o DIARINHO mostrou que o prédio abandonado, que foi solicitado pra ser usado pelo município ou mesmo ser um anexo do hospital Infantil Pequeno Anjo, foi vendido sem que nem se saiba para quem. É patrimônio público, o povo tem que saber! O local pode virar um baita espigão enficado naquele terreno. Casan, xô!
