JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Nikolas é bagrão em Brasília
O socadinho escriba almoçou no dia de ontem com o vereador da Maravilha do Atlântico, Roberto Bem Claro de Souza Júnior (PMDB). Entre uma garfada e outra e enquanto há os que pregam divisão das citys, como na terra peixeira e na da capital da pedra, Robertinho declarou que Balneário Camboriú e Camboriú deveriam ser uma só.
O vereador Rafa da Padaria (PRP) anda cabreiro. Diz que não se importa que outros vereadores compartilhem de suas propostas, já que todos trabalham em prol da coletividade, mas não aceita que lhe passem a perna. Ui!
O ex-vereador e ex-candidato a prefeito de Itajaí, Nikolas Reis, que deixou o PT e comanda na Santa & Bela Catarina o Pros Partido Republicano da Ordem Social, assumiu o cargo de assessor no gabinete da secretaria de Relações Institucionais, comandada pela ministra Ideli Salvatti, que fica no Palácio do Planalto. A tarefa de Nikolas é técnica: auxiliar na formação e atuação dos fóruns gestores federais nos estados.
Impactar na agenda
É um desafio que o advogado e ex-vereador Nikolas aceitou, que impacta diretamente na agenda da ministra e até da presidência. A função reforço não é de cunho político, sim técnico. Logicamente que Nikolas terá uma leitura muito mais aprofundada e apurada de tudo - já que está no centro do poder e comando do país, no Palácio do Planalto, ao lado de Ideli e pertinho da presidenta Dilma Rousseff (PT).
Embrulho em Itapema
Na sessão de terça-feira, a câmara de vereadores da capital do ultraleve foi contrária a um projeto de iniciativa popular que queria considerar área de preservação ambiental a Praia Grossa e a Ponta do Cabeço. Parte da população se posicionou e quis fazer valer sua vontade dentro dos critérios legais.
Vereadores viraram as costas
Apresentou projeto, discutiu o tema, fez pressão... Mas a câmara de vereadores, aquela que muitos dizem ser a casa do povo, deu de ombros. Houve emoção e gritaria, militância e coisa e tal... Os vereadores deveriam ter aberto a discussão e não fechado. No fim, ficou a rejeição pública geral ao projeto de lei.
Dia sim, outro também...
Logo cedo, antes do cantar do galo, estava a presidenta da câmara de vereadores acordando os itapemenses. Nilza Simas (PSD) falava numa rádio que a conquista de financiamento de 3 milhões tinha os dedinhos dela e coisa e tal... Priguntado, o prefeito Bolinha disse que Nilza não participou de nadicadenada e estava falando sobre o que não sabia.
Cantar de galo...
Temos um planejamento de desenvolvimento para a cidade e a parte de infraestrutura viária é parte muito importante. Por isso eu mesmo fui atrás de recursos, estive em várias reuniões, liguei para muita gente... E se alguém ajudou muito, muito mesmo, foi o Dado Cherem. Tem gente querendo cantar de galo no terreiro do vizinho...
Rota de colisão
Projeto aprovado na piramidal casa do povo peixeira, que reduz a carga horária dos barnabés responsáveis por cuidar de alguém seja filho ou outro dependente que tenha algum tipo de deficiência de cunho físico ou mental. O caso colocou em rota de colisão os vereadores da base, Rafa da Padaria (PRP) e Zé Alvercino (PP).
Apossou-se?
Rafa afirma que deseja contribuir e não se importa que os seus pares na casa do povo assinem embaixo de qualquer propositura, mas lembra que não é a primeira vez que acontece algo semelhante, afirmando que fez uma indicação e conversou com o prefeito Jandir Bellini (PP) sobre o projeto para diminuir a jornada do servidor que tem que cuidar de algum parente com deficiência.
Vício de origem
Não poderia fazer um projeto por vício de origem. É vedado ao parlamentar o direito de apresentar projeto que gere custos ao executivo. Rafa fez uma indicação. Já o vereador Zé Alvercino (PP), que tinha proposto em novo projeto para que seja criado o Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita, teria entrado de esperto e levado os louros, com direito a foto e tudo mais. O fato teria deixado Rafa pra lá de irritado.
Essa camisa 11...
Aliás, o vereador Zé Ferreira estava mais entisicado que de costume na sessão de terça-feira. Ele soltou os cachorros enquanto falava na tribuna. Disse que para conseguir algo talvez fosse necessário pedir para a oposição, pois as coisas não estariam sendo liberadas facilmente pela tchurma do prefeito. Para resolver, o prefeito e os secretários é que deveriam se coçar, mas não resolvem.
Tão doidos
Foi o bocudo do Zé acabar de falar para o presidente da casa do povo, Topetudo Osvaldo Gern (PP) lascar e o microfone, que estava ligado, captar um: nosso time está doido!. Pois é... Na casa do povo peixeira, o presidente tem time.
Ai, ai, ai qui dor!
Ainda pior foi o misto de dublê de vereador e da Força Sindical, Osvaldo da Mancha Branca Mafra (PDT) usar a tribuna para dizer que está cagando e andando para o que a imprensa pensa ou deixa de pensar. Não gosta que digam que ele fica mais em Brasólia do que no próprio gabinete de vereador. E piorou: disse que o trabalho dos vereadores era fazer lobby com os deputados. Como assim? Ser lobista não é crime, meu povo!?
Ixcargô para o vereadô
E não é que nossos amados vereadores peixeiros aprovaram a ida de Douglas Cristino (PSD) à França, pra ver a largada da regata Jacques Vabre... Só o Giovani Felix (PT) e a BBB Anna Carolina (PRB) disseram não para atochar o carimbo no passaporte da excelência excelentíssima do bairro Cordeiros. Realmente vergonhoso. Desse jeito, fica difícil. Quatro anos passam numa velocidade...
Que vergonha!
O vice-presidente da casa do povo, que é presidente de partido, Douglas Cristin, deve mais de 70 mil reais em impostos ao município, que cobra mas não recebe. Ele é o representante do legislativo lá na França! Que vai espiar os barcos saindo rumo ao Brasil? Perdoem-me as excelências, mas a aprovação dessa viagem do Douglas bota lá baixo o conceito que já anda ruim.
Na contramão
E essa aprovação da viagem do Douglas se deu após os vereadores Thiago Morastoni (PT), Rafa da Padaria (PRP) e Osvaldo Mafra (PS) terem usado a tribuna pra defender a viagem que realizaram na semana passada à capital federal.
Coçando o cocuruto
Mas daí eu fiquei me priguntando: sempre que é formada a comitiva para essas coberturas internacionais, é lembrado que a iniciativa privada é quem banca a viagem. Por que não colocaram o Douglas nessa tchurma, se é tão importante a ida dele? Se a massa é pouca, o meu pão primeiro!
Cumé que é?
O presidente da comissão de emancipação da estrada de Brusque que pretende tirar 70% da área territorial de Itajaí, empresário Vendelino Raimundi, afirma que não existe intuito político na questão de emancipação daquela região e que o ex-vereador Nilson Germano que é do PP está há nove anos afastado da política. Cumé que é?
Prefeita e vereadora não se bicam
Vendelino foi beber na fonte dos que defendem a emancipação do Monstro Alegre, ops, Monte Alegre. Lá, a vereadora da capital da pedra Jane Stefenn (PSD) e a prefeita loirosa Luzia Coppi, também do PSD, não se bicam. Parece até que rola um ódio mortal (credo!). Logicamente que Jane quer e prega a emancipação. Para que cacetear a prefeita Luzia, que não quer nem saber do caso!? E num é?
