JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Clima tenso
O clima anda pesado na piramidal casa peixeira. Na sessão de quinta-feira, depois de desligados os microfones, foi possível ouvir vereador ameaçando vereador de levantar do meio da poeira coisa feiosas e cabeludas (ui!). Nos bastidores, houve chumbo trocado de que se levantar aí eu levanto aqui. Como no local impera a santidade, aparentemente a ameaça ficou no ar, sem maiores consequências... Credo em cruz!
Exercito na rua
O presidente da casa do povo, Osvaldo Topetudo Gern (PP), assistindo ao que anda acontecendo no país com manifestações violentas, tem dito que, se fosse presidente da República, chamava o exército pra rua. Gern diz que manifestação democrática, pacífica, é uma coisa e vândalos e criminosos atentando quanto ao patrimônio público, privado e a vida de pessoas é algo inadmissível. Com certeza!
Entre as 30º maiores citys
O presidente da comissão emancipacionista, o empresário Vendelino Raimondi, que almeja o divórcio de Itajaí, garante que a futura Itaipava vai ficar entre os 30 maiores municípios de Santa Catarina, caso consiga se emancipar, com uma arrecadação de 180 milhões de reales/ano. Instado, Vendelino jura com os dois pés juntinhos que não tem nenhuma pretensão política se a city vingar.
A peruca vai rodar...
O vereador teacher da peruca, Acácio da Rocha (PSDB), em contato com o escriba afirma que antes do pleito já ficou acertado que os três primeiros suplentes, China do Celular, Gilberto Placas e Lu Pedroni vão sentir a maciez das cadeiras da casa do povo durante 30 dias. O primeiro assume a partir do dia 15 de outubro. Um por ano.
Não vai sumir
Além disso, Vendelino jura que a zona rural da nova city não vai sumir do mapa já que hoje a colheita das plantações de arroz é de 500 mil sacas/ano e que na estrada de Brusque existem cerca de 10 mil cabeças de gado pastando. Cuidando da zona rural, ainda tem área sobrando pra investir, sigaba Raimondi.
Na região, não
O partido Republicano da Ordem Social (PROS), comandado na Santa & Bela pelo assessor da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, Nikolas Reis, apesar da perspectiva de emplacar vereador do outro lado da vala, em Navega city e na terra da pedrada e do tiro ao vereador, Camboriú, não colocou nenhum nome da Amfri.
Nove com quatorze
O PROS emplacou dois presidentes de câmara: Rio do Sul e Criciúma; a maior bancada em Lages e uma boa bancada em Araranguá. A sigla tem hoje vereadores em Araranguá, Criciúma, Matos Costa, Rio do Sul, Bocaina do Sul, Cerro Negro, Lages, Otacílio Costa e Painel, totalizando 14 excelências excelentíssimas.
Gás, só ano que vem...
O presidente da sigla, Nikolas Reis, afirma que o secretário adjunto estadual, Antônio Carlos Cardoso, comanda o processo das provisórias nas citys catarinas. E que deve dar um gás maior no ano que vem. Purenquanto, Nikolas se dedica ao cargo de assessor da ministra Ideli, trabalhando no palácio do Planalto, sendo que sua função o leva a se deslocar por todo país.
Napoleão na área
A convite do presidente do ITV-SC, ex-governador Leonel Pavan, vai estar em Balneário Camboriú, no dia 11 de novembro, segunda-feira, a partir das 19 horas, o prefeito da galega Blumenau, Napoleão Bernardes. O tucano da terra do Fritz é o palestrante com o tema: Administração Pública com Eficiência. A palestra, segundo a raça de emplumados, é na faixa. É só dar as caras por lá.
Univali escolherá seu novo reitor
Ainda não se sabe quem será o próximo reitor da Univali. Rumores dão conta que haverá outro candidato além do atual reitor-professor Mário Cesar dos Santos.
Conquistou?
Embora a eleição na Univali seja fechada e decidida num colégio de notórios conselheiros, o voto continua sendo secreto. Ou seja, em cada cachola uma sentença, e cada sentença uma escolha. A prigunta que não quer calar é aquela máxima de Platão: Será que o atual reitor conseguiu conquistar o cargo por si mesmo?
Água
O povo da capital do mergulho está fulo com a dona Casan. Ainda nem começou a temporada e já está faltando água. Todos estão revoltados com o descaso por parte da estatal. Tudo indica que, após a temporada, o serviço será municipalizado.
Corda bamba
Outra informação de Bombinhas é relacionada ao desempenho do secretário de Turismo. O cara não consegue agradar ao trade: a desorganização da Festa do Pescador pode ter sido a gota dágua. O home agora permanece sob criteriosa observação. Comentam sorrateiramente alguns desafetos. Há quem diga, entre o trade turístico e os empresários que o ex-secretario Cláudio deixou muitas saudades.
Projetos
O povo anda meio desacreditado das promessas da prefeita bonitona Paulinha da Silva (PDT). Mas alguns projetos que o secretário de Planejamento, o galego Spernau, tem apresentado durante as reuniões realizadas nos bairros começam a fazer com que as esperanças da tchurma sejam renovadas. Será que será?
Avenidas reurbanizadas
A promessa de reurbanização e pavimentação das principais avenidas, a partir de março de 2014, têm feito a cabeça das principais lideranças do município e pode ser a salvação da prefeita Paulinha. As mudanças realizadas na saúde, segundo puxas sob o comando do vice-prefeito Paulo Henrique Dallago Muller, o Paulinho Bagual (PTB), também colaboram pelo resgate da imagem da administração.
