JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
A Univali e a república do Brasil
Filósofos, historiadores e guardiões da memória da nossa pátria itajaiense atiçaram este pançudo que vos escreve para uma reflexão sobre o passado e o presente da nossa única e verdadeira universidade peixeira a Univali.
50 anos!
Lembram os especialistas pra lá de sabichões que a nossa universidade foi construída por homens, mulheres, empresários, políticos e, principalmente, por uma comunidade acadêmica que fortaleceu a marca dos 50 anos de vida desta grande instituição.
Lá atrás
O exemplo disso pode ser conferido no discurso do ex-presidente da República, general Ernesto Geisel, que veio a Itajaí em 1978 para inaugurar o Campus da Fepevi: Retorno hoje com prazer a Santa Catarina, e em particular à região de Itajaí. Hoje temos esta notícia, que nos foi dada pelo ministro da Educação, e estamos aqui inaugurando este Campus Universitário....
Levou na espinha
Na era do governo do PT, alfinetam os sabichões, a Univali só levou na espinha. Dizem os cientistas libertadores do pensamento neoclássico da Univali que a instituição, como outras pelo país afora, sucumbiu ao pensamento marxista do PT do mensalão. Exemplo disso são os perrengues que a universidade vem travando na justiça para recuperar a filantropia e outras isenções concedidas às instituições educacionais.
Caceteou com multas
Os membros dos conselhos superiores da fundação Univali cansaram de ouvir, ao longo desses quase 12 anos, os recuos que a universidade teve com os canetaços de Brasólia. E não foram poucos. Os mais antigos, que vivem a história da nossa Univali, alardeiam que o governo do PT bateu várias vezes na cara da instituição, aplicando inclusive multa de centenas de milhões de reais que valem mais que o patrimônio da nossa amada universidade peixeira.
Não alivia
A vinda da presidenta Dilma à Univali em nada alivia o soco no estômago da instituição e cria um embaraço para os dirigentes da universidade, uma vez que a lei das Universidades Comunitárias é uma piada de mau gosto. Se a lei 12.881 permite que essas instituições estejam habilitadas na destinação de recursos orçamentários da União e em editais reservados para instituições públicas, então por que enquadrá-las na categoria de privadas?
Constrangedor?
Há quem alardeie que vai ser constrangedor aplaudir a presidenta Dilma e o governo do PT por uma lei que em nada alivia a equação financeira da universidade. Por último, caberia à Univali vir a público dizer que está tudo muito bem, tudo muito bom... E que a lei 12.881 é uma bênção aos problemas que instituição vem enfrentando junto à Fazenda Federal.
Biruta do aeroporto lá
O ex-vereador e arquiteto Tito Arruda aceitou convite do presidente do partido Solidariedade de Itajaí, vereador Osvaldo da Mancha Branca Mafra, pra se filiar à sigla. Ontem, a eterna biruta de aeroporto pegou um monte de fichas do partido e está no aguardo que Mafra volte de Brasólia pra oficializar a filiação. Tito pretende arregimentar uma pá junto com ele para a sigla 77.
Dança das cadeiras
Desde sexta-feira passada, o vereador Wesley da Silva (PSDB), o Lelé, assumiu a pasta de Planejamento de Itapema. Ele, que é arquiteto, será responsável pelos projetos de mobilidade urbana e documentação da construção civil, principal pilar da economia da Capital do Ultraleve.
Vai dar conta?
A pergunta que fica é se Lelé vai dar conta de tocar a secretaria, pois o cara fica fora da city por cinco dias a cada duas semanas. É que ele fiscaliza obras que têm sua assinatura nos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.
Quem será?
A incógnita: quem vai assumir a cadeira estofada da casa do povo no lugar dele? O primeiro suplente, o também tucano Paulo Roberto Camargo, foi notificado na sexta-feira, mas até ontem nem sinal do cara responder se topa ou não.
Não larga o osso
É que o Paulinho Jamaica, como é conhecido, é secretário de Esportes da city e, dizem, não tá a fim de trocar a pasta logo agora no verão, quando pipocam eventos esportivos nas areias pra lá de quentes de Itapema.
Fofocar com quem?
Quem ficou triste com a notícia da saída de Lelé foi a presidenta da casa, Nilza Simas (PSD). O buxixo que rola nos corredores da câmara é que a bonitona tá cabreira porque não vai ter mais com quem ficar de bate-papo durante toda a sessão, como era de costume. Inclusive, várias vezes a presidenta teve a atenção chamada porque estava fofocando enquanto o povo usava a tribuna. Uma falta de educação medonha.
Olha o passarinho
Chamou a atenção de todos a foto publicada no feicibuque, da convenção do PMDB realizada no último sábado em Balneário Camboriú, em que o prefeito Periquito está emoldurado por Eduardo Ribeiro, advogado e ex-controlador da câmara da Maravilha, afastado pela justiça do cargo em uma ação de improbidade administrativa que responde junto com o alcaide e o Oficial de Justiça Celso Schneider.
