JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Bolinha 2014...
O prefeito de Itapema, Rodrigo Bolinha (PSDB), em conversas reservadas, tem afirmado que amadureceu muito como gestor público e como político. Viu que as coisas não funcionam como ele quer e que a herança de ex-prefeitos consome tempo e paciência..
Um monte de pepinos
O ano de 2013 foi para resolver todos os problemas que foram deixados em 2012. A concessão de água e saneamento (problema no fornecimento e no tratamento de esgoto), dos dados sobre IPTU (defasado em 2013), estrutura organizacional inconstitucional, finalização de contrato com professores e médicos sem possibilidade de renovação legal e por aí vai...
Metas, metas...
Desde o final do ano passado, Bolinha passou a se relacionar de forma diferente e estabelecer metas a serem alcançadas. E aí a turma começou a se preocupar. E podem ocorrer mais mudanças, porque os resultados dos últimos três meses estão para chegar. Tem gente que entrega o relatório e se despede...
Contrato de resultados
Os secretários sabem que precisam alcançar resultados, senão o bicho pega. Para este ano, tem a revisão do plano Diretor, o plano Municipal de Mobilidade Urbana, o monitoramento do crescimento demográfico (porque crescendo a mais de 8% não dá pra dormir direito), o perrengue com a Seca, digo Águas de Itapema, empresário que briga com empresário (um mandando cartinhas para o outro).
Num tá fácil!
O mundo não tá fácil. Se as pessoas amadurecem com as dificuldades, o prefeito deve dar passos largos agora. Mas o que atinge mesmo a população é a saúde, educação e infraestrutura.
Ano de colheita?
Agora é hora de ver os resultados e colher os benefícios pra cidade, que ainda precisa de um conceito ou de uma ideia de como será no futuro. Os modelos dos vizinhos já ensinaram onde se chega, e é possível rever os caminhos e escolher alternativas. E a turma tem que corresponder porque, no final, é o prefeito quem paga a conta.
Capitanias
E fora a turma das capitanias hereditárias, que era a perfeição mundial e poderiam até concorrer na eleição para secretário geral da ONU e hoje fica na janela falando mal de quem passa trabalhando de sol a sol. Como se nada tivesse de responsabilidade. Se não fez ou fez mal feito, pede desculpas e fica quieto, ixquisito...
Tá vindo...
O secretário estadual de Articulação Nacional e ex-deputado estadual por três mandatos e quatro de federal, João Mattos, que é presidente do PMDB (ufa!) do outro lado da vala, é o pré-candidato a estadual da sigla em Navega city. O filho dele, Joãozinho Mattos, que era cotado, não conseguiu falar em uma reunião em uma city do Alto Vale, por conta de ciumeira de partidários do deputado da leleia, Aldo Schneider.
E fez-se a paz...
Com isso, o manda-brasa dengo-dengo está construindo um caminho pra tentar retornar ao paço da beiradinha do Itajaí-Açu, na sucessão do prefeito Bob Carlos (PSDB), em 2016. E mais: querem convidar pra voltar à trincheira o ex-prefeito Aderbal Ramos Cabral, o Debinha Malvadeza. João Mattos também estaria em sintonia de paz e amor com a dama de ferro do PMDB de Itajaí, Eliane Neves Rebello.
PMDB e PT juntos
No futuro, PMDB e PT podem estar juntinhos neste projeto. Hoje o vereador vermelhinho Murilo Cordeiro e o peemedebista Lino Bento estão abraçados na oposição, inclusive nas votações. Foram os dois únicos votos contrários ao projeto que criou o cargo de secretário adjunto na Sesan, que cuida das torneiras secas em Navegantes. O cargo vai custar 100 mil reales por ano. É mole ou qués mais?
Futuro
Interessante o projeto do vereador Osvaldo da Mancha Branca Mafra que vai tornar obrigatório que novas edificações construídas em Itajaí tenham reservatórios pra aproveitar a água da chuva. Os prédios já edificados teriam o prazo de 10 anos pra se adaptar.
Quero votar no 15
Vi, dia desses, em uma publicação, um endereço eletrônico que dizia ser possível ver o roteiro do prefeito Periquito nas andanças pelo estado. Confesso que não consegui abrir nem encontrar tal perfil ou página. Será que realmente existe?
Gastança
E se existe esse perfil, que também adote medidas no sentido de divulgar os gastos das viagens que o homem-pássaro de férias tem feito. De onde estão saindo os recursos para as despesas?
