JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Parlaamfri
O vereador de Itajaí, barbudão Douglas Cristino, toma posse na noite de hoje como novo chefão do Parlanada, ops, Parlamfri, na sede da Amfri. Em comunicado aos alegres meninos e meninas da imprensa, pontua que vai trabalhar por saúde, segurança, mobilidade etc e tale. O que todos prometem...
Nem tchum...
Ainda não recebi prestação de contas do ex-presidente, vereador por Navegantes, Fredolino Alfredo Bento (PMDB) e do ex-vice Roberto Souza Júnior (PMDB), vereador de Balneário Camboriú (que fugiu da entidade mais que o diabo da cruz), sobre o que fizeram com a grana que receberam mês sim, outro também, das câmaras legislativas que financiam o parlamento com recursos públicos.
Cobrança
E olha que sempre cobrei transparência do Dão, ex-presidente e ex-vereador e dublê de secretário, que também presidiu o Parlanada, ops, Parlamfri, e até hoje me deve resposta sobre a viagem de um colega ao país do tio Sam (EUA). Vou continuar cobrando de todos os administradores públicos que passarem por este cargo, porque continuo duvidando da funcionalidade do tal parlamento.
Parlando
O parlamento poderia estar fomentando debates sérios, como sustentabilidade, meio ambiente e mobilidade, pois todas as cidades da região enfrentam os mesmos problemas, balneabilidade, segurança, saúde e educação... Alguém sialembra de mais algum tema?
Prazo de validade
Tem progressista do governo do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), defendendo frente à enxurrada de reclamações relacionadas à educação peixeira, que o atual secretário Zé das Medalhas, ops, Edson dÁvila, deixe o cargo. O membro do PP, partido ao qual Edson é filiado, acredita que o bagrão deu a sua contribuição, mas já estaria com o prazo de validade vencido na função. Credo!
Berreiro danado
Problemas na alimentação dos pequerruchos nas creches, falta de vagas, o calorão medonho que assolou os educandários, entre outras situações, têm feito pais e alunos sofrer e deixado vereadores e setores da prefa incomodados com o que alegam ser inoperância do secretário que, por vezes, parte para o ataque, dizendo que já damos tudo! Ora, quem fornece é o munícipio e não esse nós que garganteia dÁvila.
Num cai
Edson dÁvila é um nome do alcaide JB; não cai pra baixo nunca. E o pior é aquela questão: não há um nome hoje que tenha condições de pegar as rédeas da Educação. E depois, mesmo quem é convidado pensa quinhentas vezes.
Longe
Na iniciativa privada, se o sujeito for fodão, vai ganhar muito mais do que um secretário municipal, que terá que se incomodar um monte com trocentas reclamações e perrengues e, no final das contas, mesmo que siga no caminho da retidão, ainda corre o risco de responder por alguma cagada que algum bagrinho fizer. E num é?
Prevenção
Itajaí cresceu muito, mas precisa também crescer em maiores cuidados e prevenção. É necessário expandir a colocação de hidrantes pra ajudar no combate a incêndios, como o que destruiu barracos e deixou queimado um pequerrucho no final de semana.
Assaltado
Um leitor peixeiro destas mais que estrebuchadas linhas solicitou serviços pra instalação de pontos de telefone e pra dar uma garibada na sua antena parabólica pra ver se captava algo de bom. Por duas horas de serviço, com um ajudante, com pouquíssimo material, o profissional atochou-lhe uma conta, pasmem, amigos leitores, de 1300 reales na espinha.
Ô loco, meu!
Um médico que atende pelos SUS (credo!) recebe 10 pilas pra prestar uma consulta. Pra fazer uma operação cardíaca, R$ 587,24 e 613,56 pra colocar um marca-passo no bumbo de um paciente. Não dá pra comparar, mas algo muito errado anda acontecendo e as pessoas perderam a noção.
Gente do bem
Impressiona a atitude do médico Leandro M. Mendes. Depois de analisar o paciente e repassar um atestado solicitando internação, avisou que iria lhe devolver o valor da consulta (R$ 220), porque ele não era especialista na enfermidade (diabete). Com certeza, ainda existe esperança. Parabéns, doutor!
Tortuosos
Até porque todos nós estamos mais do que carecas em saber a problemática da saúde. Dor e tristeza se espalham em corredores hospitalares, onde o sofrimento individual de cada um é apenas mais um no número triste da falta de estrutura, profissionais e atenção para com quem, infelizmente, fica doente. Contudo, há quem estenda a mão.
Negócio
O calorão medonho que atingiu o estado de SC nos primeiros meses do ano garantiu um lucro inesperado aos comerciantes. Por causa das temperaturas, que ultrapassaram os 35º, os consumidores tiveram que correr para as lojas em busca de aparelhos para refrigerar os ambientes. Ar-condicionado, ventiladores e climatizadores se transformaram nos eletrodomésticos mais procurados no início de 2014.
Pesquisa
De acordo com o levantamento feito pela Fecomércio, na city peixeira a venda desses trambolhos cresceu 108% em relação ao mesmo período de 2013.
