JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Chega!
A matéria de capa do DIARINHO de ontem é pra lá de assombrosa. Saber que numa cidade tão rica e próspera a média é de 18 crianças mortas a cada mil nascidos, é algo terrível. E o mais triste, lamentável, é a informação de que estas mortes não são investigadas. Quadro que tem que mudar! É preciso saber o porquê e evitar mais mortes. Arregacem as suas excelentíssimas mangas, pessoal da Saúde!!!
Quebra-quebra...
Não posso deixar de me manifestar sobre os atos de suposto vandalismo que ocorreram nesta carnavalesca semana, quando Luan Santana fez uma apresentação épica na Maravilha do Atlântico, reunindo mais de 50 mil foliões, segundo dados da própria polícia. Gastam mais de 200 mil reais em um único show e acham que meia dúzia de guardas municipais despreparados vão garantir a segurança da grande massa.
Vítimas
Agora, não venham as otoridades municipais de segurança, que viajaram o verão todo, tentar convencer o povão de que a guarda foi atacada. Há tempos que a GM vem atacando e torturando cidadãos de bem; diversas denúncias até de casos de homofobia no pontal norte e abuso de poder são frequentes nas páginas policiais dos jornais da região.
Staff
A última foto que vi do staff de segurança da Maravilha reunida foi para divulgação da operação de abertura da temporada de Verão. Quase três meses depois e após um fato lamentável, as forças de segurança voltam a se reunir com a estrutura administrativa do município para elaborar novas formas de atuação. A segurança é dinâmica e muda do dia pra noite, não é apenas para ficar posando para fotos!
Admitiu a burrada
O próprio secretário de Insegurança admitiu a falha de sua equipe, ao não fiscalizar adequadamente a circulação de pessoas com garrafas de vidro na praça. Brincaram com a segurança das pessoas, agindo dessa forma.
Recomendação
O MP já instaurou inquérito para apurar crimes de constrangimento ilegal e usurpação de função pública, supostamente cometidos por agentes da guarda Municipal de Balneário Camboriú. O inquérito foi aberto pelo promotor de Justiça, José de Jesus Wagner, titular da primeira promotoria de Justiça. Pra ele, a GM estaria extrapolando suas funções constitucionais, ao interferir em ocorrências policiais, abordar pessoas e atender ocorrências de trânsito, funções para as quais não tem permissão.
E aí?
Com a palavra o MP e o secretário da Insegurança, Dão Piririca Koeddermann. Se quiserem, podem enviar ao socadinho escriba quantos procedimentos foram abertos para investigar a própria guarda, desde a sua criação. Num deles, a irmã de uma policial fazia poses no fecibúqui com a arma da corporação e tudo ficou por isso mesmo, apenas com pedido público de desculpas pelo ato sem noção.
Fato
O fato é que a suposta agressão contra a guarda Municipal resultou na agressão real a um gurizote de 15 anos. Ele diz ter sido agredido por um guarda e um policial militar durante o quebra-quebra. O adolescente tem três coágulos na cabeça, além de fratura em dois ossos do rosto.
Manchando o nome
O guri alega que não participava da confusão. Como diz o Graciliano Rodrigues no Jornal do Meio Dia de ontem, tomara que esse jovem se recupere logo e não precise passar por cirurgia pra manchar ainda mais o nome de Balneário Camboriú com este fato lamentável. Enquanto isso, o alcaide psitacídeo, que não consegue arrumar a casa, sonha em ser governador. Será que ainda está viajando?
Carnaval na Quaresma
Alguns membros do alto escalão do governo da ex-Capital do Jet Ski não entenderam a estratégia da secretaria municipal de turismo de Balneário Piçarras. Teriam criticado a chefona da pasta, Suzan Correa, que colocou o show nacional do cantor Péricles na madrugada da quarta-feira de cinzas.
