JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Ainda sonham
Governistas e outros puxas de plantão andam cismados com o silêncio da vice-prefeita, Dalva Rhenius/PSB (na foto entre o prefeito Jandir Bellini/PP e o governador Raimundo Colombo/PSD). Isso porque, apesar de ser ungida pela pesquisa do instituto de Pesquisas Sociais da Univali (IPS) pra ser pré-candidata à leleia, ela anda quietinha, quietinha...
O deputado e presidente estadual da comissão de Saúde da leleia, barbudinho Volnei Morastoni (PT), propôs uma comissão mista entre a Alesc e o Parlanada, ops, Parlamfri, pra tratar das questões de saúde da região
Final do mês
Fontes palacianas assopram que, até o final deste pascoal mês de abril, deve ser definida a pré-candidatura da vice-prefeita, Dalva Rhenius, a uma cadeira esticadinha na leleia. Por enquanto, muito silêncio por parte da muié. O que tem gerado reclamações, bochichos e incertezas sobre o panorama futuro.
Ainda sonham
Aliás, existem áulicos do partido Progressista que ainda sonham que o quadro mude e que a missão de uma candidatura à Alesc venha a cair no colo do presidente da piramidal casa do povo, o Topetudo Osvaldo Gern. Ele vaticinou durante sua passagem pelo cargo de prefeito que seriam sete anos em sete dias. E esses puxas de plantão nem ligam pra cotação que teria sido auferida ao Gern na pesquisa da Univali.
E os outros?
A pesquisa mostrou os ungidos, mas não se tem notícia dos índices (negativos) dos outros postulantes que estavam no páreo, inclusive as excelências excelentíssimas da nossa gloriosa casa do povo da avenida Abraão João Francisco, a popular Contorno Sul, que ainda não conseguiram deslanchar. Seria interessante dizer quem é quem neste momento para o povão que paga a conta. E num é?
Chá de sumiço
Documentos e notas entre a empresa Semofler, do vereador Tristonho da Grade (PP), e a fundação Cultural teriam tomado chá de sumiço. A prefa instituiu uma comichão, ops, comissão pra saber como, onde e por que os benditos papélis teriam empirulitado.
Mágicos...
Há quem garanta que áulicos do governo do paço da Vila Operária querem saber, também, como os documentos vazaram pra mão da vereadora BBB. Acreditam que o mágico que fez desaparecer misteriosamente os documentos também repassou pra oposição. Qui coisa, meu povo!
Integrando
Não se pode, em momento algum, desmerecer o projeto da integração do transporte público entre os municípios de Camboriú, Balneário Camboriú e Itajaí. O projeto já foi aprovado na Maravilha do Atlântico e agora será sacramentado em segunda votação, em Itajaí. Se tudo correr como preveem os autores, Fábio Flor, de Balneário, e Zé Alvercino, de Itajaí, será um avanço que dependerá apenas do aval das prefas.
Velocidade
Contudo, teve vereador encucado, pois existem outros projetos que estão jogados em alguma gaveta, pegando um pé danado e nada de receberem parecer favorável ou contrário para que possam ser apreciados em plenário. Já o da integração recebeu parecer favorável do relator, que é autor, numa velocidade integrada.
Se o Marcelo deixar...
O rodízio no partido dos Trabalhadores de Itajaí para que os suplentes possam sentir a maciez das cadeiras hoje ocupadas pelos vereadores Thiago Morastoni e Giovanni Feliz, já confirmado, vai depender do ex-vereador e atual presidente do PCdoB, Marcelo Werner. Se Marcelo abrir mão, Davi Teixeira, do PT, assumirá. Caso contrário, não vai rolar. O compromisso assinado quando o sujeito vira candidato é com os suplentes do PT.
Parlanada se coçando
Semana passada, o presidente do Parlanada, ops, Parlamfri, vereador barbudão de Itajaí, Douglas Cristino (PSD), realizou a reunião mensal da entidade e trouxe como convidado pra falar sobre a abertura da ala de queimados do hospital infantil Pequeno Anjo e a novela de uma sonhada unidade do Hemosc, em Itajaí, o deputado Volnei Morastoni (PT).
Arrumar um local
O barbudinho presidente da comissão de Saúde, Volnei Morastoni, revelou que existe no plano do Hemocentro da Santa & Bela Catarina uma unidade para Itajaí. O que falta é um local. VM também disse que na nova ala que vem sendo construída pelo hospital Marieta Konder Bornhausen, as freirinhas vão ceder um espaço. Mas a previsão é que só fique pronta em 2015. Ou seja, é necessário correr atrás de outro local.
Picuinhas do Pirica
VM, quando toca na questão da saúde, não perdoa. Há uma semana, no programa Itajaí em Debate, , comandado por Xeco Santagelo e Zélio Prado, disse que o Santa Inês, com 20 leitos de UTI, uma UTI neonatal sem uso, entre outras alas, tá fechado por conta de picuinha política do prefeito, Edson Periquito (PMDB).
Ah, para né!
Não tem graça saber que quando a Cruz Vermelha estava no comando do Ruth Cardoso, mesmo com todo aquele furdunço que rolou, gastava algo em torno de um milhão e meio de reais/mês, e hoje tão gastando o dobro e atendendo menos. Como entender?
Saúde é universal
Afirmar que a maioria dos pacientes atendidos é de outras cidades é bobagem. O que dizer do hospital Marieta, de Itajaí, que atende toda a região? É só ficar ali, no pronto-socorro, observando as ambulâncias de toda região estacionando...
Sindicância
Os linguarudos de plantão, que se espalham pelos corredores do paço da Vila Operária, revelam que uma sindicância vem sendo levada a cabo pela secretaria de Saúde pra saber se o médico que trabalha feito doido e ganha como um salário de marajá merece os valores revelados pelo DIARINHO. O secretário de Saúde, Marcio da Silveira, não sabia de nada. Imaginem se soubesse...
Sumiu e continua
O ex-secretário de Turismo da Maravilha do Atlântico, Carlos Humberto, e a construtora Silva Packer, foram condenados a estrebuchar cinco milhões e a recompor a área degradada ao lado da estrada da Rainha. Ele teria excluído sua página no feicibúqui.
Na luta
Já o secretário de Planejamento da prefa e fecibuqueiro de plantão, Auri Pavoni (DEM), continua impávido nas redes sociais. Podem falar de tudo de Auri, mas ele não tem fugido da raia, bem no estilo bateu, levou... Apanha e bate ao mesmo tempo. E continua em alto conceito com o alcaide, o Pirica. Talvez, venha daí um pouco do desconforto do vereador Orlando Anjoletti (DEM), que ninguém sabe o que fazia na prefa, e saiu brabinho. Ui!!!
