JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Pré-convenção
O manda brasa da Santa e Bela se reúne neste sábado das 9hs às 15hs, na Assembleia Legislativa da Santa & Maravilhosa Catarina, para definir se o partido terá candidatura própria ou mantém a coligação atual com o pré-candidato o governador.
Não fecha
Nas duas hipóteses, o PMDB, que é o maior partido do país e segue a mesma linha em Santa Catarina, vai ficar com uma divisão histórica e mesmo que LHS e Pinho Moreira consigam enfiar goela abaixo a aliança, a ala dos new peemedebistas, pode ficar rebelada e cruzar os braços, deixando o partido ainda mais partido, meio prum lado, meio pro outro.
Rachas
O que parece ser um fato é que a era LHS pode estar por um fio, condenando também a era da aliança que governou o Estado por 12 anos. Muitos peemedebistas estão insatisfeitos com a centralização do poder entre Luiz Henrique e Moreira e não concordam que o PMDB vá de reboque e fique refém novamente da arrogância do governo e do governador, quando eleito, por mais quatro anos.
Novo capítulo
Ontem, mais uma discórdia anunciava o quanto está acirrado o cenário político da Santa e Bela com o PT em estado de rebelião política, o PMDB anunciando vingança ao PP e o PSD afirmando já estar decidido pelos progressistas, deixando os manda brasas ainda mais em brasas. E durma essa noite, governador!
Fogo amigo
Ao declarar a aliança entre o PP e o PSD, o deputado da Alesc, Gelson Merísio, que também tentava barganhar politicamente, acabou despertando ainda mais ciúmes ao noivo, que já tem mais pretendentes do que igrejas pra casar.
Ele ou eu?
Disse o vice-governador Pinho Moreira que o PSD iria ter que se decidir entre um ou outro. Mas o governo é igual àqueles xeiques árabes que pode ter várias esposas, sem que nenhuma reclame, desde que todas estejam contentes. E assim, historicamente, caminha a humanidade, com passos de formiga e sem vontade... (Lulu Santos).
Inovou
A dona justa da Maravilha do Atlântico Sul inovou ao aplicar multa de R$ 5 milhões por dano moral ambiental coletivo à construtora Silva Packer. Isto porque essa possibilidade existe quando a dor e sofrimento psíquico do dano são experimentados por uma coletividade determinada, o que, dizem alguns, não seria o caso.
Carcada dinovo
Segundo os causídicos de plantão, no tribunalão de Justiça, a posição dominante é de que o dano moral só cabe quando a coletividade pode ser definida, e o meio ambiente é difuso. Um dos donos da Silva Packer, que também está obrigado a pagar 5 milhões, é o ex-secretário de Turismo Carlos Humberto Silva.
O segundo
Este é o segundo secretário de origem do DEMO e do governo balnear do prefeito-ave Periquito que toma uma carcada da justiça. O outro foi Auri Pavoni, que está obrigado ao pagamento de 10 vezes o valor do salário de secretário e mais 380 pilas por receber de permuta um terreno para edificar ao lado da Estrada da Rainha. No mês passado, Pavoni entrou com recurso para o STJ e o MP deixou pra lá.
Pulou fora
Esperto foi o vereador Orlando Anjoletti. Anjo, que também é do DEMO, pulou fora da barcaça. Nos últimos meses foi o secretário responsável por tocar a outorga onerosa da Operação Consorciada Urbana, ou seja, as transferências do direito de construir pro povão e pros ricaços que tinham áreas de interesse público.
Leleia
O democrata viu que a coisa ia feder porque agora querem aumentar os prediões do centro com a outorga onerosa, para pagar a dívida pública que estimam em R$ 180 milhões. Vale lembrar que Anjoletti deixou a secretaria exatamente no prazo de desincompatibilização. Ou seja, se quiser poderá sair candidato..
