JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
República de Cabeçudas
Reunião da Associação de Moradores de Cabeçudas, no chicoso hotel Marambaia da bela praia, deixou alguns residentes de cabelo em pé na última terça-feira. Tudo por conta de preocupações com a segurança e por causa da ameaça de construções de prédiões naquela região. Teve integrante que chegou a defender cancelas pra controlar a entrada do povão.
Pobre não!
Outros moradores presentes na reunião chegaram ao cúmulo de dizer que eram contra a construção de prédios com dois quartos, porque neste tipo de empreendimento só mora pobre, e que isso iria prejudicar a vida dos moradores de Cabeçudas. Daqui a pouco vão sugerir que se emancipe e se crie a RIC República Independente de Cabeçudas.
Peraí!
É preciso que muitos entendam que Cabeçudas, apesar de ser uma bela praia, patrimônio que devemos cuidar e preservar, é um bairro da cidade que necessita, como as outras regiões, de maiores cuidados, como segurança e atenção no quesito edificações e o desenvolvimento da área. Mas não podem querer que se torne uma cidade dentro da cidade. Devagar que o santo é de barro...
Entrar em campo?
Quem anda religiosamente indo na academia é o ex-prefeito e ex-coordenador da Volvo Ocean Race, Amílcar Gazaniga. Um dia sim e outro também, Gazaniga vai malhar pra cuidar da saúde. Há quem diga que Amílcar está se preparando pra entrar em campo e jogar pela seleção...
Passa pelo homi
O próximo pleito municipal do outro lado da vala, em Navega-City, no ano de 2016, necessariamente passa por um nome que anda crescendo a cada dia em conceito com a cidade: o superintendente da Portonave, Osmari de Castilho Ribas, que além de comandar um dos maiores terminais portuários do país, também é presidente da Associação Empresarial de Navegantes (ACIN).
Mobilidade
A palavra da moda é mobilidade na maioria das citys brasileiras que não foram planejadas e que crescem assustadoramente sem planejamento. E isso é sentido muito mais no trânsito conturbado de Itajaí onde carros, caminhões, motos e bicicletas vivem dias de guerra e que, infelizmente, diariamente causa mortos e feridos.
Morte
Na semana que passou uma itajaiense pereceu sobre o rodado de um caminhão. Perdeu a vida na disputa com um caminhão, símbolo do progresso de Itajaí, que tem na movimentação de cargas para o porto, um dos pilares da sua economia. A situação pipocou na câmara de vereadores. A vereadora bonitona, brabona e bocuda, Anna Carolina (PRB), cobrou ciclovias e caceteou o alcaide JB.
Segura
O vereador Carlos Ely (PPS) da base governista ironizou a fala da galega Anna, dizendo que deveriam avisar que não se deve circular nas ruas, porque o prefeito estaria atropelando as pessoas. A grande verdade é que a cidade precisa ser pensada e repensada. O líder do governo, Afonso Sereno Arruda (PMDB), propôs uma Audiência Pública sobre Mobilidade Urbana. Tá demorando!!!
Símbolo de status?
O líder do governo na piramidal casa do povo, Afonso Sereno Arruda (PMDB), defendeu o prefeito JB e lembrou que é necessária a implantação de mais ciclovias na cidade, mas é importante, também, que se mude a cultura das pessoas. Ele lascou que vivemos numa cidade, onde é status ter um carro!, ao declarar que quando se tira o estacionamente de veículos pra instalar uma ciclovia ou se faz mão única, o berreiro contra é sempre grande.
Doa a quem doer
Ora, Afonso, é preciso que o governo se coce pra para fazer a sua parte, ignorando os berreiros isolados. Isso se chama visão de governo. A excelência também da base de governo, que não costuma falar nada, não apresenta projetos e parece que nunca tá presente, Maurílio Moraes (PSD), deixou o silêncio de lado pra dizer que determinadas ações tem que ser realizadas doa a quem doer.
Claro...
...que é necessário mudar conceitos, mas essa tarefa também é do governo. Da poderosa secretaria de Educação e da Codetran (que não pode continuar neste ritmo de lascadora de multas e simples arrecadador...). Afinal, tem que se reconhecer que muitos locais tem ciclovia onde uma porrada de ciclistas não usam, arriscando a vida de todos..
Ao governo cabe implantar as ciclozicas e esclarecer e instruir o povo.
Educar e conscientizar
É pra lá de interessante a ideia do vereador Osvaldo da Mancha Branca Mafra (SDD), de que parte do valor arrecadado com essas multas lascadas em motoristas imprudentes, e pés de chumbo, venham a ser utilizada em campanhas de conscientização e educação no trânsito.
Morreu na casca
No início do terceiro mandato do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), foi alentada a criação do Instituto de Planejamento de Itajaí (Ipui), que poderia nortear ações urbanísticas de olho no futuro da cidade. Morreu por falta de vontade política...
