JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Endoidou?
O vereador vermelhinho Thiago Morastoni (PT) quebrou a sequência das indicações que pedincham limpeza de boca de lobo e troca de lâmpada de poste com um pedido inusitado na noite de terça-feira...
Quer a cabeça...
Thiago solicitou ao ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), que exonerasse o padre, ops, superintendente do porto, Antônio Ayres, o diretor financeiro, Alexandre dos Santos, e o procurador jurídico, Henry Rossdeutscher, que é assessor jurídico do terminal.
Mais pilha
Além de pedir a cabeça dos abobrões, Thiago solicitou o afastamento preventivo do secretário de Coordenação e Gestão, Luiz Carlos Pissetti, e do procurador chefe legislativo da prefa, Ivan Macagnan. Tudo por conta de ação civil pública de improbidade administrativa movida pelo ministério Público, por conta da contratação do advogado Charles Zimmermman pelo porto.
Nada a ver
Thiago diz que Charles é sócio do escritório de Pissetti, e Ivan Macagnan do escritório de procurador Henry. Acho que Thiago anda exagerando na dose. Não é pra tanto. Mas, enfim, a dona justa é que vai decidir.
Qual guru?
Não se sabe qual guru Thiago anda escutando pra inventar uma guerra, às portas da eleição, que no final das contas só vai prejudicar o pai dele, o barbudinho Volnei Morastoni (PT), que é candidato à reeleição pra deputado estadual. Aliás, de onde Thiago tirou que os agentes públicos podem interferir na ação? Só faltou chamar Pi7 e Ivan de nomes feiosos.
O mais do mesmo
Thiago vai desenterrar, purexemplo, processo movido no passado (por advogado ligado ao atual governo) que moveu ação contra o então prefeito Morastoni, por ter contratado um escritório de advocacia. A ação, movida em 2008, causou até o bloqueio de seus bens e de mais uma tropa de secretários, além do escritório contratado.
Mais outra
Caso parecido rolou quando Wilson Rebello era superintendente do porto. Uma ação de improbidade administrativa foi movida pelo ministério Público contra Rebello, o assessor jurídico do porto na época, Fábio da Veiga, e o escritório de advocacia Muller, Bertol & Danielli Advogados S/C.
Recorreu e ganhou
Volnei recorreu da decisão em primeira instância ao tribunalão de Justiça na Capital Manezinha e ganhou a ação. O porto e os envolvidos também recorreram e foram inocentados da acusação. Ou seja, a dona justa considerou legal a contratação dos sabichões jurídicos. Será que Thiago não bate um papo de pertinho com o seu veio?
Por fim...
...existe uma pá de advogados na prefa. Vamos parar de cometer os mesmos erros. No tempo do Volnei e agora, no tempo do Jandir. Tem mais que botar os sabichões que trampam na estrutura administrativa pra correr atrás das demandas judiciais.
Ah, para né!
Um dos temas abordados na reunião do abobrões na manhã de ontem, no paço da Vila Operária, foi a falta de comunicação nas ações de governo do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP). Quando a palavra foi aberta, alguns bagrões lascaram essa bobagem.
Burraldos
Talvez esses secretários estejam corretos, ao afirmar que a comunicação é a culpada. Não é raro ver os abobrões das secretarias se esquivando das responsabilidades. Quando a pauta da imprensa é negativa, secretários desligam telefones e fogem dos locais de trampo só para não atender o pessoal da imprensa. E acaba caindo onde? No lombo do prefeito peixeiro, JB.
Querem aparecer
Já quando surge alguma pauta positiva, é aquele que mais quer aparecer na foto com cara de bonzão. Falam no eu fiz, eu faço e sisquecem do nós fizemos e nós faremos. Os puxas lembram que o alcaide JB sempre faz questão de lembrar que quando uma obra ou ação sai do papel, é esforço de toda uma equipe. Mas tem nomeado que não pensa assim...
Fora de área
Experimente ligar para um secretário sábado, domingo, feriado ou até mesmo à noite. Muitos dos telefones funcionais, pagos pelo povão, tão desligados, com a simpática mensagem de fora da área de serviço ou desligado. Isso sim é falta de comunicação de governo: a guerra pelas vaidades pessoais e a falta de responsabilidade da grande maioria. Passa o rodo, JB!!!
Verde Vale
A comissão pró-emancipação da zona rural, compreendida pela então estrada de Brusque, que almeja virar cidade, arrancando um naco gigantesco de Itajaí, abriu as urnas que tinham sido espalhadas em várias localidades pra que a população escolhesse entre os nomes sugeridos: Oriza, Próspera, Verde Vale e Rio Mirim. A abertura das urnas ocorreu na noite de terça-feira, com direito até a um coquetel pra forrar o bucho.
Mais de três mil votos
A abertura das urnas ocorreu na capela da igreja do São Roque, no Arraial dos Cunha. Foram 3056 votos, sendo Oriza, 230; Prospera, 213; Rio Mirim, 1016 e Verde Vale, o nome escolhido, com 1453 votos. Além disso, 144 votos foram c nulos. O total foi de 3056 votantes. Leia mais e veja fotos no blog do JC, no www.diarinho.com.br.
Só o amor constrói
A ex-vereadora Christina Pink Barrichello assinou a ficha de filiação no PSD, na noite de segunda-feira, durante um encontro-jantar da sigla para 300 pessoas, no tradicional clube do Cavalo. Christina resolveu acompanhar o marido, o dublê de novela mexicana Claudir Maciel, que há algum tempo deixou o PPS pra se filiar ao PSD. O evento reuniu abobrões estrelados do PSD na região.
