JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Venha!!!
Comitiva de emplumados peixeiros atravessou a vala na manhã de sexta-feira pra conversar de pertinho com o também emplumado prefeito Bob Carlos. As cabeças coroadas do alto clero do PSDB de Itajaí, descontentes com a decisão do sem fraturas Deodato Casas de não concorrer a deputado estadual, ofereceram ao Bob a possibilidade de ele ser candidato a prefeito em Itajaí, em 2016. Hummmm...
Asas rachadas
Na verdade, Deodato tinha um domínio absoluto da sigla. Quando desistiu de ser candidato, fez com que a sigla rachasse ao meio, entre os que concordaram com a sua estratégia e os que não engoliram as desculpas que foram de trampolim pra prefeitura eaté a necessidade de cuidar da sua clínica recém-construída. Do jeito que o clima anda, pode ser que, no futuro, Deodato saia do ninho tucano...
50 obras!
O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), afirma que hoje, em Itajaí, há 50 obras em andamento. E diz que antigamente, quando se asfaltava uma rua, fazia-se festa com bolo e imprensa presente. Ele não gosta de fazer esse auê todo por causa de uma obra. Não vou mostrar pra todo mundo que asfaltei uma rua. O povo que mora ali sabe as melhorias que estamos fazendo, debulha JB.
Ler a Exame
O alcaide JB, inquirido sobre as falas de Deodato, que lascou que a cidade está parada, diz que o emplumado não deve ter lido a revista Exame, que lista Itajaí como uma das melhores cidades do país pra investir. E muito desta pujança, acredita, é fruto de ações do governo. Itajaí é a cidade, por exemplo, que tem mais crianças nas creches em Santa Catarina, mesmo com todas as dificuldades dessa demanda, lembra JB.
Ministro na área
O ministro da Pesca, Eduardo Lopes (PRB), desembarca hoje em Itajaí. Lopes vem a convite do presidente do sindicato da Indústria da Pesca Sindipi. Além do papo de reinvindicações do setor pesqueiro, englobando empresários e trabalhadores, pode pintar na mesma falação o prefeito Jandir Bellini, a vereadora BBB Bocuda, Brabona e Bonitona, Anna Carolina, que é do partido do ministro.
Canoa e puçá juntos
O presidente do Sindipi, Giovani Genázio Monteiro, é filiado ao PRB e vem sendo citado como possível candidato a deputado estadual da sigla. Quem também é filiado ao PRB é o presidente do sindicato dos Trabalhadores da Pesca (Sitrapesca), Manoel Xavier de Maria, o Manequinha da Pesca, que já foi PT, mas hoje é Anna Carolina até debaixo dágua...
Todo lampeiro
O secretário de Habitação de Itajaí, Laudelino Lamim (PMDB) anda todo lampeiro com a sua atuação na pasta. Na última sexta-feira, Lamim pegou o documento em cartório que deve ser o pontapé inicial pra construção das 300 casas no bairro Nossa Senhora das Graças, o popular Matadouro.
Mais boa notícia
Outra boa notícia é que 40% das obras das 496 casas na Volta de Cima, no bairro de Salseiros, estariam prontas. A obra, com recursos do governo federal, foi a primeira assinada com o munícipio no programa Minha Casa, minha Vida. Existe possibilidade de que em 2014 sejam entregues mil novas residências, com a parceria prefeitura/governo federal.
Num está
Quem não estaria contente com a situação seria a vereadora Neusa Giraldi (PMDB), que também foi mandachuva na pasta. A raça de língua solta debulha que não perde a chance de atochar requerimento pedinchando informações ao governo de plantão no paço da Vila Operária. Principalmente, na área da habitação. Ai, ai, ai que dor!
Saúde!
O vereador do antigo Vassourão, Elói Camilo da Costa (PMDB), enfrenta grave problema de saúde. Elói, que é o mais veio vereador em atuação na Santa & Bela Catarina, deve se submeter a uma delicada cirurgia na próxima quinta-feira. Saúde, Elói!
Marx e o capitalismo
Em entrevista à revista Atalaia, cuja nova edição começou a circular em Itajaí no final de semana, o poeta Ferreira Gullar contesta Marx, ao dizer que não é só o trabalhador que produz riqueza; o empresário também conta. Segundo o poeta, o empresário é um intelectual que, em vez de fazer poesia, faz empresa.
A origem da riqueza
Gullar tasca que o capitalismo é o regime da exploração, mas reconhece que sem a livre iniciativa, não há riqueza. Portanto, não há o que dividir. E conclui: Não foi à toa que a União Soviética caiu. Alguém invadiu a União Soviética? Não. Ela fracassou. Desabou dentro dela mesma.
Pegue a sua!!!
O poeta aproveitou pra alfinetar o PT, dizendo que não dá pra fazer o que o Partido dos Trabalhadores está fazendo: Dividir sem produzir. A Atalaia traz, ainda, uma matéria histórica sobre os 50 anos do golpe de 64 visto aqui, de Itajaí, com personagens da cidade, entre outras boas matérias culturais. Parabéns ao Eduardo Moreira e sua intrépida trupe. A Atalaia é distribuída digrátis na casa da Cultura e na biblioteca Pública.
Num fez nada?
Li no nosso DIARINHO de todos os dias que a prefeita de Bombinhas, a bonitona Paulinha da Silva (PDT), falou: O objetivo é crescer 20 anos em quatro. Mas como é que pode, se ela fez parte do governo Kanô (PDT/PMDB) como secretária de Administração durante quatro anos? Então, ela não fez nada nestes quatro anos?!
Entortando tudo
Outra coisa séria é o Trapiche dos Pescadores na praia de Morrinhos, que vem sendo construído por uma empresa de Itajaí sem nenhuma experiência. As bocas de tarrafa dizem, e eu não sei se é verdade, que as estacas que eram para ser de itaúba estão sendo de pinus e estão entortando tudo.
Sei lá, entende?
Ah! A raça de línguas afrouxadas lasca que a obra do calçadão de Bombas parou. Parou por quê? O pessoal da CEF esteve medindo a obra, que era de seis metros, e constatou que ela está sendo construída com apenas três. Dizem, também, que não vai ter ciclovia. O comentário geral é que tem gente nova na prefa ganhando uma baba de dinheiro como aspone. Se é parente ou não, não sei, pois se trata de bochicho de beira de praia.
Caciques
Linguarudos de plantão da Capital do Mergulho não entendem por que a secretaria de Obras da city, comandada pela prefeita bonitona, Paulinha da Silva (PDT), tem seis diretores. Ou seja, tem mais caciques do que índios. Assim não pode! Assim não dá!
Dois
Na semana que passou, a prefeita Paulinha da Silva e seu vice, Paulo Dalago, o Paulinho Bagual (PTB) viajaram até Brasólia pra assinatura de propostas do PAC 2 para Bombinhas. O que se prigunta é o porquê de a prefeita e seu vice terem que deitar o cabelo em direção ao Planalto Central. Necessita da presença do dois na Capital Federal? Ou não precisa de nenhum no munícipio? Bocudo, eu?
Sinal aberto
O diretor de Comunicação da casa do povo da Maravilha do Atlântico, jornalista Ariel Silva, entrou em contato com este socadinho escriba para esclarecer a nota publicada sexta-feira sobre o canal aberto e digital da TV câmara. Segundo ele, a situação da câmara de Itajaí é a mesma de outras cinco cidades catarinenses, entre elas Balneário Camboriú. O presidente do legislativo de Itajaí, Osvaldo Gern, (PP) diz que aqui tá liberado.
Concessão
O processo com os pedidos de consignação já estão na agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pra indicação do canal. Assim que a concessão for publicada no Diário Oficial da União, os legislativos locais terão 60 dias para apresentar o projeto técnico e seis meses para adquirir os trambolhos de transmissão.
Antena em riste
Após isso, segundo Ariel, o ministério vai liberar a consignação definitiva para a operação. Portanto, não existe ninguém pegando carona na cola de ninguém, nem mais adiantado. Ariel lembra, ainda, que isso só deve ocorrer após as audiências públicas que a Anatel vai promover para discutir as condições de convivência entre a TV Digital.
Tá se estrebuchando
A Anatel quer discutir os serviços de radiocomunicação na faixa de 698 MHz a 806 MHz e a proposta de edital de licitação para uso de radiofrequências na faixa de 708 a 748 MHz e 763 a 803 MHz, após o mês de junho. Ariel destaca, ainda, que o presidente com cara de vampiro, Nilson Probst (PMDB), não tem poupado esforços para a readequação da TV câmara, como a reforma nos estúdios que estão sendo realizadas.
Elogiou
A passagem da ministra Ideli Salvatti (PT) e do deputado federal Décio Lima (PT) pela Terra da Pedrada e do Tiro ao Vereador para a assinatura de 12 milhões de reales para o bairro Santa Regina deixou a prefeita loirosa, Luzia Coppi (PSDB), toda faceira. Luzia chegou a dizer que o governo federal é um governo republicano e demonstra que não faz diferença entre as cores partidárias.
Dicara
Aliás, os discursos de Ideli Salvatti e Décio Lima pareciam falação de campanha em pleno palanque. Enalteceram o governo federal com um discurso de que o povo não deve mudar. Citaram a chegada do operário Luís Inácio Lula da Silva ao poder. Depois, jogaram lá pra cima a pré-candidata à reeleição no Planalto, a presidenta Dilma Lula da Silva (PT). Hummmm...
