JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Esse povo que só faz sofrer!
O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), entrega mimo da prefa na sessão solene de aniversário de Itajaí, que rolou semana passada. Na imagem, um papo rápido com as excelências excelentíssimas de oposição
Quando o flagelo das águas ameaça a terra peixeira, é quem mais pode sair por aí, pregando que é necessária uma dragagem do rio Itajaí-Mirim e na região do Itajaí-açu, que banham partes baixas da região da Murta, Vila da Miséria, Imaruí e das redondezas do Itamirim, entre os bairros Dom Bosco e Promorar. Regiões que, vira e mexe, são assoladas pelo aumento do nível do rio, o que se agrava pelo pico da maré.
Nada versus nada
Há algum tempo, este socadinho escriba esteve em Brasília, no gabinete do então ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra (PSB), pra pedinchar uma draga para limpar o rio Itajaí-mirim. Já o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), sinalizou, na época, que o trambolho não era brinquedo não, haja vista a manutenção que era caríssima e complicada.
Na época, endoidou
Quem teria pedido a draga foi o então presidente da câmara, o desassossegado Luiz Carlos Pissetti, que concedia entrevista na TVBE, juntamente com Pizzolatti. Quando soube da falação do alcaide JB, Pi7 disparou que a manutenção da draga era muito mais barata que a da mansão da secretaria de Habitação, que era comandada pela Neusa Giraldi (PMDB). Agora secretário, Pi7 deve pensar diferente. Ou não?
Cobrar
A grande verdade é que os governos municipais, estadual e federal têm mais é que arregaçar as mangas pra que os efeitos das águas sejam minimizados ao máximo pra quem vive nessas áreas de risco.
Alagamentos
E nem tô escrevinhando sobre enchente, que é algo monstruoso que depende da precipitação pluviométrica violenta nas bacias dos rios lá pra cima que, acabam desembocando aqui. Falo, simplesmente, da questão de alagamentos nestas regiões quando a chuvarada engrossa.
Habitação
O secretário bigodudo da Habitação, Laudelino Lamim, lança na manhã de hoje a ordem de serviço para a edificação de 300 unidades habitacionais no bairro Nossa Senhora das Graças, o popular Matadouro. E promete para breve que outras 144 casas devem ser construídas em outra localidade da nossa amada city peixeira.
Dinovo?
Há quem espalhe que cinco vereadores do PP e do PSD e até do PMDB estariam se assanhando pra lançar dinovo um bloco na casa do povo. Seria a reedição do malfadado partido que não vingou, que prometia ser um blocão com condições de peitar o governo de plantão no paço da Vila Operária. Será que será?
Não vai ter
O presidente narigudo do PP de Itajaí promove, na noite de hoje, reunião da executiva e do diretório, com o intuito de informar que não haverá mais rodízio da sigla na piramidal casa do povo. Tudo por conta do suplente Fernando Pegorini que não permite que outros sintam a maciez da cadeira parlamentar. Os vereadores do PP não saem pra que Pegorini assuma, alegando que o compromisso não foi esse.
Trilha ecológica
Na data em que se comemorou o dia Mundial do Meio Ambiente, na semana que passou, o deputado Volnei Morastoni (PT) fez a sua contribuição e participou da inauguração da trilha Ecológica da Estação Experimental da Epagri de Itajaí. Ele fez todo o percurso de 1322 metros datrilha, acompanhado do presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann e de mais uma pá de convidados.
Ação de futuro
Parabéns à Epagri que nos proporciona um espaço de educação ambiental com essa trilha, que é tão importante para o nosso presente, mas principalmente como ação para o nosso futuro. Para as crianças que sabiamente saberão aprender com esse espaço e conviver com a natureza, destacou VM. Foto no Blog do JC, no site impiçado do DIARINHO.
Níver
A vereadora BBB, bocuda, bonitona e brabona, Anna Carolina (PRB), vai comemorar o seu aniversário na chicosa e recém-inaugurada REC10 de Itajaí. Será a sinalização de que Anna Carolina será candidata à deputada estadual, como almeja o seu partido?
Num phode!
Aliás, Anna pode se incomodar pacas com a campanha que vem promovendo pela instalação de mais ciclovias. O problema é que a campanha estaria sendo veiculada em busos da Coletivo Itajaí, que é uma concessão municipal. Não há problema na campanha em si, o perrengue é o nome da excelência excelentíssimas estampado no latão.
Impessoalidade
A Constituição veta que se estampe o nome. Até porque a Coletivo Itajaí é a concessionária que realiza o transporte público e não se pode veicular o nome de um agente público. Isso pode ocasionar problemas se Anna abraçar uma candidatura a estadual. Ou responder por improbidade, por ferir a Constituição.
De que jeito?
A casa do povo de Bombinhas anda convidando o povo pra assistir às sessões e participar mais das decisões do legislativo. Acontece que as sessões rolam às segundas-feiras, sempre às 18h. De que jeito o trabalhador vai poder chegar no horário de início das reuniões? Há quem diga que não seria preciso ir in loco pra ver o trabalho dos vereadores; é só assistir pela net. Isso se o povo tiver uma boa conexão de banda larga.
Fica gravado
O saite da câmara da Capital do Mergulho até disponibiliza um link para os arquivos das sessões. Mas, por incrível que pareça, o link não leva a lugar algum. Ou seja, os arquivos não ficam gravados à disposição do povo. Bocudos sem nada pra fazer lascam que a ordem veio do procurador jurídico da casa, Adalberto Manoel Vieira. Os linguarudos de plantão dizem que o dotô Adalberto é quem manda na casa do povo!
Quem manda?
A assessoria de imprensa passa o maior perrengue pra mandar matérias pros veículos de comunicação. Qualquer texto tem que passar pelo aval do procurador, que mexe aqui e corta ali, acrescenta acolá, decidindo o que pode e o que não pode ser divulgado. Parece que até a presidenta da Casa, Maria Júlia Emílio (PSD), tem que prestar contas e pedir autorização pra divulgar documentos públicos. Num phode!
Acesso à informação
Se for isso mesmo (e, espero que não o seja), é preciso lembrar o dotô Adalberto que, desde 2011, existe a lei de acesso à informação. Inclusive, de acordo com a lei, o agente público que não quiser divulgar informação, deturpar ou esconder informações pode responder por improbidade administrativa.
Dois loucos?
A ex-vereadora de Itajaí e perita criminal aposentada, Terezinha Romagnani, bateu um fio para o socadinho escriba, dizendo que não concorda com o que leu na edição do fim de semana do DIARINHO, de que o homem-pássaro, prefeito Edson Periquito, e o presidente da casa do povo, o vampiro italiano, Nilson Probst (ambos PMDB), querem mudar o nome do centro educacional municipal Presidente Médici.
Quer ser ouvida
Terezinha não concorda com a mudança do nome do ditador Médici para do ex-prefeito morto pela ditadura, Higino João Pio, alegando que tem apê na city praiana e quer ser escutada através de uma audiência pública.
Raimundão na área
O governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), estará na SDR de Itajaí, amanhã, pra assinatura da ordem de serviço para a construção de escolas de ensino médio em Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes. O horário inicial da presença do Raimundão seria às 20h30, depois passou pras 13h30 e, agora, é às 16h. Em ano eleitoral, acontece de tudo. Inclusive milagres...
Tudo junto
Aliás, a penca estadual da reeleição de Colombo ameaça despencar pra todo lado, com ataque de nervos de alguns e sorrisos marotos de outros, que querem ver o circo pegar fogo. Existe, ainda, a possibilidade da criação de outras pequenas pencas...
Luzia em Brasólia
A prefeita loirosa da Capital da pedrada e do tiro ao vereador, Luzia Coppi (PSDB), deitou a cabeleira pra Brasólia. A muié tá na luta para liberar os 111 milhões destinados ao esgoto da cidade. Lembrando que este valor vai dar pra fazer 100% da obra. Hoje, Camboriú não tem um metro sequer de esgoto. O recurso é a fundo perdido e não terá contrapartida do município.
Num entendo!
Tô coçando o cocuruto, tentando entender a indicação do líder do governo na piramidal casa do povo, Afonso Sereno Arruda (PMDB), com envio à empresa Coletivo Itajaí, para que fiscalize os busos que fazem as linhas no interior do munícipio, por conta da alta velocidade dos veículos. Tudo 10, tudo bacana!
E, não tinha?
Acontece que se a memória não me falha, a prefa iria fazer um concurso público ou alocar pessoas do quadro efetivo pra que descaracterizadamente embarcassem nos ônibus e fizessem a fiscalização de vários fatores, como mau atendimento de motoristas e cobradores (graças a Deus, são poucos!), horários em que o povão fica feito sardinha em lata e esse abuso de velocidade que coloca em risco transeuntes e passageiros.
